segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sem foguetes e afagos: Dia Internacionacional do cacau foi comemorado na Bahia

O dia foi de festa! Celebrando o Dia Internacional do Cacau, que acontece oficialmente no primeiro domingo do mês de junho, a Ceplac promoveu ontem, (15), uma programação especial para os cacauicultores. Produtores de cacau, autoridades locias e representativas da cacauicultura lotaram o auditório do CEPEC em Ilhéus, sul da Bahia. 

Na oportunidade foi lançado o projeto Cacau: Autossuficiência com Sustentabilidade, que tem como base o fortalecimento do cooperativismo e associativismo rural com ênfase na agricultura familiar. De acordo com o superitendente da Ceplac, Juvenal Maynart, a proposta mantém os três pilares de desenvolvimento sustentavél. “Uma lavoura sustentável ajuda a conservar remanescentes da Mata Atlântica, remunera de forma justa o produtor e garante os direitos sociais aos trabalhadores”, afirmou.
Durante o evento, foi entregue a premiação dos ganhadores dos três concursos de cacau fino e chocolate gourmet, que aconteceram no Festival Internacional do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, na Expo Brasil Chocolate, que aconteceu em São Paulo e no Salon Du Chocalt Bahia, em Salvador. A Bahia foi a grande vencedora dos concursos, com diversos produtores premiados.
Também foi entregue o título de melhor cacauicultor do ano, que desta vez ficou com Jorge Roque Carilo Pinto, natural de Ilhéus e proprietário da Fazenda São Roque. Sua indicação resultou dos bons resultados obtidos com a tecnologia de controle integrado desenvolvida pela Ceplac, principalmente a clonagem com plantas resistentes e tolerantes à vassoura-de-bruxa e a indução de resistência do cacaueiro à doença.
A Assossiação de Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema aproveitaram o dia de festa, para solicitar das autoridades presentes e competentes uma ação para evitar a demarcação de terras na região. “Temos pequenas propriedades, mas temos uma alta produtividade, a exemplo, uma propriedade na região que tem apenas onze hectares, produz cem arrobas de cacau por hectare”, destacou o presidente da Assossiação Luiz Henrique Uaiquim.
O Diretor Geral da Ceplac, Jay Wallace, recebeu um documentário que retrata a situação vivida pelos moradores e se comprometeu a encaminhar a solicitação aos órgãos competentes em favor dos produtores.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha, que esteve no evento, destacou a importância do Sistema de produção regional Cabruca, e o potencial produtivo da região que agora precisa ser conhecida pela qualidade do chocolate. “É uma região belíssima, com um potencial produtivo enorme. Que tem capacidade de se tornar conhecida também pelo chocolate”, informou.
Completando a programação foi lançando o livro Ciência, Tecnologia e Manejo do Cacaueiro, do Drº Raúl René Valle que trata das condições fitossanitárias do cacaueiro, além de aproveitamento dos subprodutos do cacau e da economia do fruto. Além deste, foi celebrado os 42 anos de lançamento da Revista Agrotópica, que traz artigos técnicos sobre diversas culturas e que agora ganhará uma versão online.
O Dia Internacional do Cacau encerrou o dia de festa, com um saboroso almoço para os presentes. Fonte: Mercado do Cacau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário