sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prefeito de Ilhéus entregou carta de desfiliação do PT

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, deixou o PT. Newton se rebelou porque os caciques do PT não o queriam na campanha de Carmelita a sua sucessão e tentavam esconde-lo a todo custo.
A gota d'água ocorreu no dia 29 de junho, data da realização da convenção petista.
No final da tarde daquele dia Newton Lima e sua família se preparavam para irem a casa de shows Boca du Mar, quando recebeu a ordem para "tirar o terno e colocar o pijama". Segundo o interlocutor, a ordem era do PT de Ilhéus, afinal a presença do Prefeito não faria bem para a campanha de Carmelita.
Newton goza de uma estratosférica rejeição, sendo assim só serve para colocar a máquina administrativa a serviço dos candidatos petistas.
O fogo, que era de monturo, virou um incêndio que até agora não foi debelado.
Depois de ter sido rejeitado o prefeito exonerou muitos cargos de confiança que estavam controlados pelo partido e entregou a sua a carta de desfiliação partidária a presidente do PT local, Marilene Lapa.
O Newton, já havia recebido um golpe semelhante do seu antigo partido, o PSB. Em setembro de 2011 a cúpula do PSB, juntamente com o seu vice, Mário Alexandre - atual candidato a vice de Carmelita Mendonça-, articularam o seu afastamento do governo. Foi a partir daí que Newton Lima abriu as portas do governo para o PT fazer o seu sucessor, deixando toda a máquina administrativa a cargo da cúpula petista.
O PT entregou a secretaria de saúde ao PPS, nomeou a secretária de Educação, que é indicação direta de candidata Carmelita Mendonça, e indicou ocupantes para outros cargos comissionados.
A maioria dos exonerados eram pessoas ligadas ao partido de Jaques Wagner. Muitos ocupavam cargos comissionados e, ao invés de trabalhar, estavam fazendo a campanha da candidata do petista.
Sem fôlego para debelar as labaredas, o PT local pediu ajuda aos caciques estaduais que tentam minimizar os estragos e contornar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário