sexta-feira, 27 de julho de 2012

Inscrições para Workshop de Arranjo para Orquestras abertas até o dia 3 de agosto

Além de abrir oficialmente o Festival “Amar Amado” no próximo dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, a Orquestra Afro Sinfônica estará promovendo um Workshop de Arranjo para Orquestras, com o Maestro Ubiratan Marques. De acordo com a coordenação, serão oferecidas 20 vagas para estudantes e profissionais da área de música, que deverão ter, no mínimo, 16 anos completos e conhecimentos de leitura básica de partitura. As inscrições para o workshop, que será realizado no dia 4 de agosto, no auditório da Fundação Cultural (Fundaci), são gratuitas e poderão ser feitas até o próximo dia 3 de agosto, no TMI, centro da cidade, ou por meio do site www.culturailheus.com.br
Criada há quatro anos pelo maestro Ubiratan Marques, a Orquestra Afro Sinfônica mantém em seu conjunto a mesma estrutura de uma orquestra tradicional, incluindo todos os nipes de cordas, madeiras, metais e percussão. A orquestra também incorpora alguns instrumentos regionais, como xequerês e tambores, atribuindo, com isso, nuances sinfônicas à personalidade particular dos arranjos africanos. Tudo isso, segundo o maestro Ubiratan Marques, possibilita uma bela fusão entre o jazz e os conceitos sinfônicos europeus e americanos, “o que favorece o surgimento de novas tendências e repertórios”, enfatiza. 
O maestro Ubiratan Marques é pianista, compositor, arranjador, produtor musical e regente. Natural de Salvador, começou seus estudos autodidáticos em 1983. Em 1086, ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estudou composição com Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso e Agnaldo Ribeiro. Em 1994, foi para a Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou com Roberto Faria, Cyro Pereira e H. J. Kollreutter. Quatro anos depois, iniciou seus estudos de filosofia, onde desenvolveu diversos projetos integrados a música. 
Ubiratan Marques também trabalhou com Jorge Mautner, José Celso Martinez, Maria Alcina, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Netinho, Toni Garrido, Johnny Alf, Chico César, Ione Papas, Ed Motta, Luciana Mello e Wilson Simoninha, entre outros. Além disso, fez os arranjos dos discos Kabiesselê e Maria Dapaz, indicados ao Grammy Latino. Em 2004, foi convidado pelo maestro João Maurício Galindo para participar do projeto “Compositores Brasileiros” ao lado de Ernani Aguiar. 
TêRRêro de Jesus - Outra contribuição importante para a música foi a fundação, junto ao Projeto Guri, da Orquestra Zumbi dos Palmares, trabalho sinfônico voltado para a cultura negra. Lá, ele foi regente, dirigindo, por dois anos, crianças e adolescentes, entre oito e 18 anos. Ubiratan Marques também foi professor, por dez anos, do Centro Musical de Estudos Tom Jobim. Atualmente, o maestro é produtor musical do Doctv Ibero América e trabalha como arranjador da Jazz Sinfônica, Orquestra Tom Jobim e, junto com Sizão Machado, Nenê, Beto Angerosa e Bruno Oliveira, forma o grupo instrumental “TêRRêRo de Jesus“. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário