sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ilhéus e redemocratização em debate no Improviso, Oxente!

“Ilhéus a partir da redemocratização do Brasil” será o assunto do projeto Improviso, Oxente! desta sexta-feira (27). A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, público e especialistas convidados poderão se aprofundar nas discussões. Intercalando exposições de ideias e intervenções, músicos e atores fazendo números improvisados. A entrada é franca.
Esta edição do Improviso, Oxente! tem como tema central “A cidade é movida pela cultura”. A realização da atividade é resultado da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e o Instituto Nossa Ilhéus. O encontro anterior, na sexta-feira (20) teve como convidados os pesquisadores do Centro de Extensão da Ceplac, Roberto Setúbal e Sérgio Murilo. 
O pesquisador Roberto Setúbal falou sobre a importância do cacau para a região. Segundo ele, a cacauicultura ainda tem um papel estruturador da economia e alto significado social e cultural. “Antes da vassoura-de-bruxa, o cacau já tinha passado por algumas crises cíclicas. Na época do seu auge, 80% da população se concentrava na zona rural. Com o declínio, no final dos anos 1980, as cidades incharam, com os desempregados migrando do campo”, explicou.
Já o pesquisador Sérgio Murilo falou um pouco sobre as alternativas para retomar e ampliar o cultivo do cacau como alternativa econômica significativa. “Além de visar lucros, é preciso pensar no setor social, trabalhar com políticas públicas que abranjam todos os tipos de produtores, agricultores familiares, cooperativas, associações, indígenas e mini produtores”, disse.
Intercalando as falas, houve apresentações da banda de hip-hop OQuadro. Houve ainda a leitura dramática de trechos do romance Cacau, de Jorge Amado, pelos alunos da oficina de Vivência Teatral, ministrada por Tânia Barbosa e Elielton Cabeça.
Nesta sexta-feira, o projeto Improviso, Oxente! fecha os assuntos sobre a cidade que herdamos. Em agosto, os subtemas estarão ligados o município que temos. No dia 02, o Instituto Nossa Ilhéus e o Instituto Arapyaú apresentarão indicadores sociais da cidade, que ajudarão a pautar as discussões. “A intenção é transformar o resultado dos debates em um livro, lançado pela editora Mondrongo, do Teatro Popular de Ilhéus. A obra será entregue ao prefeito eleito”, informou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. 
Programação da Casa 
Neste sábado (28), a Cia. Boi da Cara Preta apresenta o musical Lendas da Lagoa Encantada. O espetáculo infanto-juvenil será apresentado em duas sessões. Como o primeiro horário, das 17h30min, já está lotado, estão sendo vendidos ingressos apenas para a sessão das 20 horas. As entradas custam R$ 10 e R$5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário