quarta-feira, 18 de julho de 2012

Esquema do Meira usava “laranjas”; rede sonegou R$ 17 milhões, diz PF


Viaturas da PF e Receita em frente à casa de Beto Meira
na praça Rui Barbosa, em Ilhéus
(Pimenta.blog. br) A Polícia Federal estima que o esquema de uso de “laranjas” por parte dos verdadeiros donos da rede de supermercados Meira tenha causado prejuízo de R$ 17 milhões nos últimos três anos.
Hoje pela manhã, agentes da PF e da Receita Federal baixaram na casa do proprietário da rede, Beto Meira, para cumprir mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em Ilhéus.
De acordo com a PF, Beto Meira utilizou um esquema de sonegação de impostos conhecido como “mata-mata”. Neste esquema, a empresa é criada com uma razão social fantasma ou simulada que será usada pela empresa de nome fantasia (Meira, por exemplo).
A PF explica que, quando é gerado montante “elevado de tributos”, a razão social é transferida ou a empresa é declarada inativa. A empresa é “fechada”, mas continua-se usando o nome fantasia, no caso, Meira.
O dono do Meira, segundo as investigações, constituiu diversas empresas com o nome fantasia da rede, mas em nome de laranjas. O objetivo era fazer com que os proprietários se eximissem de responsabilidades tributárias.
Para facilitar o esquema, os sósios não são detentores do capital nem administram as empresa. Conforme a investigação da PF, isso facilita o fechamento das empresas criadas de fachada. A dívida fica para o erário. No site, o Meira identifica a maioria de suas lojas como “franquia”.
A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram mandado de busca e apreensão contra o dono da rede de supermercados Meira, Beto Meira, em Ilhéus, hoje pela manhã, na Operação Mercado Livre.
As equipes chegaram por volta das 5h e saíram às 10h10min. O empresário é investigado por evasão e sonegação fiscal. Durante a vistoria na residência do empresário, situada na praça Ruy Barbosa, centro de Ilhéus, a polícia também encontrou grande número de armas.
A rede de supermercados conta com duas lojas em Itabuna e nove Ilhéus. O PIMENTA tentou contato com a assessoria de imprensa do Meira, mas ninguém atendia às ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário