quinta-feira, 12 de julho de 2012

Antônio Olímpio lança livro "Os peixes e os frutos do mar à mesa"

Na próxima sexta-feira, dia 13 de julho, às 19 horas, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, haverá o lançamento do livro OS PEIXES E OS FRUTOS DO MAR À MESA, de Antônio Olímpio Rhem da Silva, ex-prefeito de Ilhéus e atual presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
O volume acaba de sair pela Mondrongo Livros, de Ilhéus, em edição de muito bom gosto, e com textos introdutórios de Edvaldo Brito, Professor Emérito das Universidades Federal da Bahia e Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), Roberto Veras, Diretor Executivo da Revista ECOAVENTURA e do próprio autor que saliente não ser “chefe de cozinha”, mas que banca o cozinheiro “desde os dezoito anos de idade”, quando residia no Rio de Janeiro, e sentia inevitável saudade da comida caseira. Assim, suas primeiras experiências culinárias se deram com receitas passadas por sua mãe.
Amante da pesca esportiva, Antônio Olímpio conhece de perto as peculiaridades de cada peixe e dos frutos mar inseridos nas receitas que compartilha no livro, revelando os macetes que aprendeu ao longo de mais de 60 anos que as coleciona, “algumas originais”, diz o autor, “e outras – a esmagadora maioria – constantes de livros e revistas de autores variados, copiadas de chefes de cozinha” e muitas vezes adaptadas ao nosso paladar, “substituindo alguns ingredientes, que não encontramos na hora da preparação do prato, ou por entender que esse ou aquele tempero se adaptava melhor à receita”. Portanto, iguarias da cozinha nacional, e internacional, sofreram modificações – radicais ou ligeiras – para que se casassem melhor com o nosso gosto, explica o autor que ainda alerta para o fato de que “quem cozinha sabe muito bem que é necessário espírito inventivo e coragem para fazer experiências novas”, combinando ingredientes inusitados e aparentemente incompatíveis.
O livro OS PEIXES E OS FRUTOS DO MAR À MESA se insere, quer seja pelo volume (308 páginas), ou pela qualidade das receitas, todas elas testadas por Antônio Olímpio e aprovadas por amigos e familiares, entre as obras indispensáveis sobre peixes e frutos do mar, fazendo jus ao seu valor temático e, por que não, cultural.
Assim, seja para abraçar o autor ou para testar suas receitas, não se deve desperdiçar a oportunidade. Estão todos convidados para o lançamento dessa obra que sem dúvida acrescenta muitas coisas ao admirável mundo da culinária.
O quê: Lançamento do livro Os peixes e os frutos do mar à mesa.
Quando: 13 de Julho, sexta-feira, às 19 horas.
Onde: Teatro Municipal de Ilhéus (foyer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário