terça-feira, 12 de junho de 2012

Fifa assina protocolo garantindo Ilhéus como CTS

A assinatura do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, no Protocolo de Intenções firmado com a Fédération Internationale de Football Association (Fifa) assegura o Estádio Mário Pessoa como uma das sedes oficiais dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Os hotéis Jardim Atlântico e Cana Brava também estão garantidos como aptos para hospedar as seleções participantes do mais evento de futebol do mundo. Também assinaram o documento – como testemunhas – o secretário do Turismo, Paulo Moreira, e o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky.

De acordo com o documento, Ilhéus já está assegurado como destino e o Município se compromete a oferecer toda a infraestrutura necessária para que a seleção participante da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 que tenha interesse de se hospedar em Ilhéus. “Como os dois hotéis vistoriados colocaram à disposição da Fifa um centro de treinamento e o Mário Pessoa foi aprovado na vistoria, Ilhéus já pode ser escolhida para hospedar uma das seleções”, anuncia Newton Lima.
Segundo o prefeito de Ilhéus, apesar de garantida como destino, cabem ao Município (poder público) e aos hotéis aprovados com CTS e centros de hospedagem atrair as seleções participantes. “Já temos mantido alguns contatos com dirigentes de seleções que se mostraram interessados em ter Ilhéus como sede durante a Copa do Mundo, pela proximidade com as sedes dos jogos, além de ser uma cidade conhecida em todo o mundo por sua história contada pelo escritor Jorge Amado, pelas boas praias e o clima quente”, revelou.
As cidades escolhidas como centros de treinamento e hospedagem terão a garantia de permanência dessas equipes durante a realização de toda a Copa do Mundo (enquanto continuem classificadas no certame), se ausentando apenas dois antes e um depois de cada jogo para o deslocamento. “Temos confiança na atração de uma das seleções interessadas em ter Ilhéus como sede. Sabemos que a concorrência é muito grande, mas os atrativos existentes em Ilhéus são bastante fortes e ajudaram a decidir pela nossa cidade”, diz Newton Lima.
Aprovação – Para ser confirmada como sede de centro de treinamento e hospedagem da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Ilhéus passou por duas vistorias no Estádio Mário Pessoa e nos hotéis Cana Brava e Jardim Atlântico. Durante as visitas – realizadas em 6 de julho de 2011 e 3 de fevereiro de 2012 – os técnicos examinaram todas as condições dos equipamentos disponíveis.
Segundo o prefeito Newton Lima, esses locais foram selecionados por atenderem a requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros. Os técnicos visitaram – in loco – todos os equipamentos. “Embora o Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, não assuma qualquer tipo de compromisso com os locais escolhidos para o evento, já demos os principais passos para sediar uma seleção”, conclui o prefeito de Ilhéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário