quarta-feira, 13 de junho de 2012

Feira da Agricultura Familiar promove encontro da gastronomia com a arte

Quem passar pela Avenida Soares Lopes, principal cartão-postal e cenário de grandes eventos de Ilhéus, no sul da Bahia, vai encontrar um pouco do ambiente e das delícias gastronômicas do meio rural na área urbana. É a Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho, um espaço destinado à diversão, gastronomia e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar do município. A programação começa nesta quarta-feira, 13, das 9h às 23h, e prossegue até o dia 17. O evento é promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e conta com o apoio do Sebrae.

O evento integra o calendário junino da cidade e, além dos estandes para exposição de geleias, canjicas, milho, cacau, chocolate fino, licores e muitos outros itens, a feira também oferece a moradores e visitantes apresentação de quadrilhas, violeiros, repentistas e bandas regionais. O espaço, segundo o analista do Sebrae, Jefferson Lomanto, é também destinado a socializar informações entre os agricultores familiares, no sentido de melhorar, cada vez mais, a produção local.
A Coofasulba possui cera de 1,5 mil associados e é um dos mais bem sucedidos projetos da agricultura familiar da Bahia. Sempre com o apoio decisivo do Sebrae, o grupo já fabrica uma série de produtos industrializados como achocolatados, curau de milho e de chocolate, que abastecem escolas da rede estadual. As iniciativas movimentam cerca de R$ 5 milhões por ano, que vão desde a realização de cursos de Assistência Técnica Rural para os seus próprios associados, em parceria com o governo do Estado, até contratos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Esses números revelam a importância estratégica desse segmento para a economia regional”, destaca o coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa.
Crescimento - Com a Conab, além de recursos liberados para uso de Capital de Giro, a Coofasulba comercializa produtos in natura como banana, mamão, melancia, abacaxi e quiabo, além de polpas de frutas. Agora, com um novo contrato de parceria firmado com o Governo da Bahia, a meta é ampliar a produção para abastecer as escolas dos municípios atendidos pelas Direc´s de Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista. “Estamos crescendo de forma organizada. Podemos ir muito mais longe”, analisa o diretor da Coofasulba, Dero Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário