segunda-feira, 11 de junho de 2012

ABRUEM faz balanço positivo das universidades visitadas na Bélgica

 De 4 a 8 de junho, a Comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) visitou dez universidades belgas, sendo cinco Flamengas (idioma holandês - Universiteit Antwerpen, Vrije Universiteit Brussel, Universiteit Gent, Universiteit Hasselt e Katholike Universiteit Leuven) e outras cinco Francofonas (idioma francês - Universite de Liege, Universite Libre de Bruxelles, Universite Catholique de. Louvain, Universite de Mons e Universite Notre-Dame de lá Paix).
As atividades foram encerradas no final da tarde da última sexta-feira , quando a comitiva foi recebida pelo Ministro da Educação do Governo Belga, Pascal Smet. No encontro, foi destacado o interesse das Universidades Belgas e das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras em estabelecer intercâmbios acadêmicos, principalmente na execução do Programa Ciência Sem Fronteiras. Criado pelo Governo Federal, o programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

Toda a programação dessa primeira parte da Missão Internacional foi feita com apoio da Embaixada da Bélgica no Brasil (Embaixador Claude Misson) e com apoio total da Embaixada Brasileira em Bruxelas ( Secretário Hugo Lorenzetti que inclusive, com sua equipe, acompanhou a comitiva da ABRUEM em todas atividades em terras belgas).
Para o presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, as visitas permitiram que, tanto as universidades belgas pudessem apresentar suas áreas de excelência, bem como as universidades participantes da Comitiva da ABRUEM expusessem também suas aéreas de excelência e de interesse no intercâmbio acadêmico. "As universidades belgas são de alta qualidade acadêmica e uma excelente opção para nossos alunos de graduação e pós-graduação realizarem parte de seus estudos no exterior. A visita da Comitiva da ABRUEM atingiu plenamente seus objetivos, pois foi possível também que os belgas conhecessem o potencial acadêmico de nossas universidades e de nossos alunos".
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, professora Adélia Pinheiro participa da missão e destaca a sua importância no contexto de internacionalização institucional, bem como, para a intercambio cientifico da Bahia. Nesse sentido a comunidade acadêmica da UESC já conta com convênios firmados com várias universidades da Europa e Américas do Norte e Central.
Intercâmbio na Bélgica
Todas as universidades belgas visitadas demonstraram grande interesse em receber intercambistas brasileiros. Para os interessados nas instituições Flamengas, os alunos de graduação devem dominar o idioma holandês. Para as universidades Francofonas, o idioma para os alunos de graduação deve ser o francês, além do idioma inglês. Os alunos brasileiros que pretendem fazer parte de seu doutorado nas universidades belgas o idioma deve ser o inglês.
O primeiro edital (2011) para intercâmbio na Bélgica já foi encerrado. Todavia, serão abertos novos editais a partir de 2013 para alunos de graduação de universidades brasileiras, com duração de seis a 12 meses. Para os alunos de doutorado, existem bolsas da CAPES e do CNPq. Além disso, serão abertos editais específicos para alunos de doutorado no Programa Ciência Sem Fronteiras para a Bélgica e outros países.
Agenda e descrição das Instituições de Ensino Superior (IES) que serão visitadas pela missão internacional da Abruem na Alemanha a partir de hoje (11):
11 De Junho: Universitat Munster.
12 De Junho: Universität Duisburg/Essen.
13 De Junho: Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia – Fachhochschule. No mesmo dia, haverá reunião da comitiva da ABRUEM com o DAAD (Bonn).
14 De Junho: Universidade de Bonn.
15 De Junho: Universidade de Frankfurt.
18 E 19 De Junho: Visita a duas universidades de Stuttgart.
20 De Junho: Universidade de Erlangen-Nürnberg.
21 De Junho: Universitat München.
22 De Junho: Technische Universität München.
23 De Junho: Viagem de Retorno ao Brasil.
_______________________________________________________________
Westfälische Wilhelms - Universität Münster
The WWU is part of the Deutsche Forschungsgemeinschaft , a society of Germany's leading research universities.Conta com cerca de 40 mil alunos e mais de 130 campos de estudos, sendo a terceira maior universidade da Alemanha. Fundada em 1780, possui como áreas principais de estudo o Direito, Ciências da Saúde (Medicina), Filosofia e Teologia. Ao todo, são 16 graduações ofertadas pela universidade.
Duisburg/Essen Universität
Com 12 departamentos e aproximadamente 37 mil estudantes, a Duisburg/Essen Universität está entre as dez maiores universidades alemãs. Fundada em 1 de janeiro de 2003, possui as seguintes graduações: But today's University of Münster was founded in 1780 with four faculties: Law , Health Science ( Medicine ), Philosophy and Theology .Faculty of HumanitieCiências Humanas, Faculty of Social Sciences Ciências Sociais, Department of Educational SciencesCiências da Educação, Arte e Design, Administração de Empresas e Economia, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Engenharia e Medicina.
Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn
Fundada em 1818, a Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn possui como graduações ofertadas: Teologia Católica, Teologia Protestante, Direito, Economia, Medicina, Filosofia, Matemática, Ciências Exatas e Agricultura. Faculty of Art and DesA universidade não possui um campus universitário central, suas várias faculdades e institutos estão espalhados pela cidade. No ranking das universidades alemãs, a Universidade de Bonn está classificada na 3ª posição. No ranking mundial, organizado pela Universidade Shanghai Jiaotong na China, atinge o 6º lugar. Os departamentos que mais possuem destaque dentro e fora da Alemanha são: Ciências Humanas e Sociais, Biomédicas e Ciências Exatas.
Fachhochschule Köln
Conta com quase 20 mil alunos, 75 cursos e 430 professores. Com esses números, a instituição conquistou o título de maior universidade de ciências aplicadas da Alemanha. Do total de estudantes, 44% cursam Engenharia. Ao todo, são 11 faculdades e um Instituto de Tecnologia Tropical.
Goethe University Frankfurt
Foi fundada em 1914 como Universidade de Cidadania. Em 1932 passou a se chamar Goethe, em homenagem ao poeta e escritor Johann Wolfgang von Goethe. Atualmente, a universidade tem 38 mil alunos, em quatro campi. São eles: Campus Bockenheim (Ciências Sociais, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Informática, Geografia Humana), Campus Riedberg (Farmácia, Física, Química, Bioquímica, Geociências e Geografia), Westend Campus (Teologia, Filosofia, História, Filologia, Arqueologia, Ciências Jurídicas, Economia e Administração) e Campus Niederrad (Ciência Médica, Odontologia e Hospital Universitário). 
Universität Stuttgart
Considerada uma das noves melhores universidades técnicas da Alemanha, a Universität Stuttgart foi fundada em 1829 e está organizada em dez faculdades. Seus programas de ensino atendem principalmente a área civil, a engenharia mecânica, a industrial e a elétrica. Além disso, a instituição é reconhecida pela sua excelente reputação nas áreas de engenharia automotiva avançada, manufatura industrial, engenharia de processo e tecnologia aeroespacial.
Universität Tübingen
Uma das mais antigas universidades da Alemanha, a Universität Tübingen é internacionalmente conhecida quando o assunto é Medicina e Ciências Naturais. Hoje, a instituição tem 22 mil alunos. Na área de Medicina, o corpo docente da Tübingen atende a 66 mil pacientes internados e 200 mil doentes ambulatórios em uma base anual.
Instituto de Tecnologia de Karlsruhe
O Instituto de Tecnologia de Karlsruhe é uma universidade técnica estatal mantida pelo estado de Baden-Wurttemberg. Criado em 1.º de outrubro de 2009, o instituto surgiu da fusão da Universidade de Karlsruhe e do Forschungszentrum Karlsruhe (Centro de Pesquisa de Karlsruhe). Na sua composição, a Universidade de Karlsruhe é dividida em 11 faculdades, nas quais são oferecidos 43 cursos. Entre as graduações, estão Matemática, Química, Biologia, Sociologia, Arquitetura, Física, Engenharia Civil, Geologia, Ecologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Informática e Administração.
Universität Erlangen Nürnberg
Tem cinco escolas, 12 mil funcionários e cerca de There are 33,487 students enrolled (winter semester 2010/2011) at the university, of which about 2/3 are in Erlangen and 1/3 in Nuremberg.33 mil estudantes. Desse total, 2.700 são alunos estrangeiros. Sua fundação data de 1742. Em fevereiro de 2007, a universidade foi reestruturada, passando a contar com cinco faculdades. Since October 2007 the FAU consists of [ 5 ] : São elas: Faculty of Humanities, Social Sciences and Theology Faculdade de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Teologia,Faculty of Business, Economics and Law Faculdade de Negócios, Economia e Direito,Faculty of Medicine Faculdade de Medicina,Faculty of Sciences Faculdade de Ciências eFaculty of Engineering Faculdade de Engenharia.
Ludwig Maximilian University of Munich
Considerada a segunda maior universidade da Alemanha, o Ludwig Maximilian University of Munich tem aproximadamente 45 mil estudantes. O número de estrangeiros estudando nessa instituição é de 6.743. Originally established in Ingolstadt in 1472 by Duke Ludwig IX of Bavaria-Landshut , the university was moved in 1800 to Landshut by King Maximilian I of Bavaria when Ingolstadt was threatened by the French, before being relocated to its present-day location in Munich in 1826 by King Ludwig I of Bavaria . Originalmente estabelecida em Ingolstadt em 1472, a universidade foi transferida em 1800 para Landshut. In 1802, the university was officially named Ludwig-Maximilians-Universität by King Maximilian I of Bavaria in his as well as the university's original founder's honour. [ 1 ] Em 1802, fixou-se em Munique. The University of Munich has, particularly since the 19th century, been considered as one of Germany's as well as Europe's most prestigious universities; with 34 Nobel laureates associated with the university, it ranks 13th worldwide in terms of Nobel laureates.
The LMU is currently the second-largest university in Germany in terms of student population; in the winter semester of 2009/2010, the university had a total of 45,539 matriculated students.Technische Universität München
É uma universidade de pesquisa, com campi em Munique, Garching e Weihensterphan. A Comissão Europeia compilou uma lista das 22 universidades com o maior impacto científico. This ranking was compiled as part of the Third European Report on Science & Technology Indicators, prepared by the Directorate General for Science and Research of the European Commission in 2003 (updated 2004). Por este ranking, a Technische Universität München está na quarta colocação, ao lado de universidades como Cambridge e Oxford.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário