sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ruas de Ilhéus inspiram histórias de Jorge Amado sobre cacau

Bar Vesúvio, em Ilhéus que ficou registrado
pelo  escritor Jorge Amado no romance
"Gabriela, Cravo e Canela"

 
Conhecida como a terra do cacau, a cidade de Ilhéus chegou a ser a maior produtora mundial do fruto, que enriqueceu muitos fazendeiros locais. A 450 quilômetros de Salvador, capital baiana, Ilhéus ainda guarda boa parte da história do auge e da decadência da cultura cacaueira em seus prédios antigos e monumentos históricos.
A lembrança dessa época está preservada nos muitos romances do escritor Jorge Amado, personalidade baiana que dá nome a um quarteirão inteiro no centro da cidade. É lá que fica a Casa de Cultura Jorge Amado, antiga casa do autor que agora recebe visitas monitoradas. No local, o turista poderá conhecer o quarto do escritor, onde estão expostas fotos antigas e capas de exemplares de sua obra, além de objetos pessoais.





Casa onde Jorge morou
Próximo à Casa de Cultura Jorge Amado, na praça Dom Eduardo, está localizado o bar e restaurante Vesúvio, outra boa pedida para o visitante. Cenário do romance "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, o local oferece opções de comida árabe em seu cardápio e tem a fama de oferecer o melhor quibe do Nordeste.
Quem quiser levar alguma lembrança da região poderá encontrar o que deseja no mercado do Artesanato, na praça Cairu. As opções vão desde objetos de decoração, feitos com palha, até licores e doces típicos baianos.




Ilhéus é o maior balneário da Bahia, com 84 quilômetros de praias,
além de reserva particular com trilhas a 45 km de distância

 Praias
Considerada a praia de melhor infra-estrutura, Batuba atrai surfistas interessados nas ondas, que chegam a mais de dois metros de altura. O local abriga o complexo Batuba Beach, que tem restaurantes, lojas de artesanato e áreas reservadas para espetáculos. No entanto, o banho de mar não é aconselhado, por causa da força da correnteza e das ondas. Contudo, a beleza natural faz do lugar uma parada obrigatória.
Canabrava e Tororomba, onde estão situados dois resorts, são os lugares mais indicados para quem procura por gente bonita. A areia está sempre cheia de corpos sarados e bronzeados. Já a praia dos Milionários --repleta de antigos casarões-- está sempre movimentada e abriga as maiores e melhores barracas à beira-mar. Algumas delas possuem até bacalhau em seus diversificados cardápios.
O Ecoparque da Una, localizado a 45 km ao sul de Ilhéus, possui rios, sete trilhas, passarelas suspensas e um complexo ecoturístico. O local é reconhecido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como uma área de reserva particular e, por lei, deve preservar seus 383 hectares de mata atlântica.
Os turistas podem passear entre as copas de árvores centenárias a mais de 20 metros de altura, observando a bela paisagem. Além disso, quatro passarelas de 100 metros de comprimento possibilitam a caminhada pela região sem danificar o meio ambiente.
Pelo chão, as trilhas têm cerca de cinco quilômetros. O visitante que tiver um pouco de sorte, pode encontrar um mico-leão-da-cara-dourada --símbolo do parque-- ou um macaco-prego-do-peito-amarelo. A preguiça-de-coleira é outra atração do local. Além disso, o parque possui mais de 200 espécies de pássaros.

A rua Jorge Amado
 Uma homenagem ao escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário