terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudante de Direito da UESC tem trabalho premiado em evento internacional


 "Ativismo judicial sob a égide do estado democrático de direito brasileiro: entre a teoria e a prática no Supremo Tribunal Federal" é o título do artigo com o qual Gabriele Araújo Pinheiro, estudante do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, conquistou o primeiro lugar no X Congresso Internacional de Direito Constitucional. O evento foi promovido pela Escola Brasileira de Estudos Constitucionais (Ebec) nos dias 25 e 28 de abril deste ano no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Gabriele Pinheiro está cursando o 9º semestre do curso e integra o Grupo de Pesquisa Institucional em Direitos Humanos e Fundamentais, do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC, é discente pesquisadora de projeto de iniciação científica(IC) e estagiária da Defensoria Pública do Estado da Bahia, na Comarca de Ilhéus. Ela integrou um grupo de onze estudantes, selecionados em nível nacional, que apresentaram seus artigos no evento. Ela ja havia conquista o segundo lugar no IX Congresso em 2011.

O Congresso, é considerado, pela comunidade jurídica, como um dos maiores eventos de Direito Constitucional do Brasil. Este ano teve a participação de quatro mil congressistas, entre acadêmicos e operadores do Direito, e um seleto grupo de palestrantes nacionais e internacionais, reunidos pela Ebec. Entre os palestrantes, o ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao receber o prêmio, entregue pelo Ministro Gilmar Mendes, Gabriele, afirmou "o mérito do prêmio eu quero dividir com os meus orientadores, professores Wagner de Oliveira Rodrigues e Valdir Ferreira de Oliveira Junior, familiares e amigos que inspiram e influenciam a minha carreira e com os demais professores do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC, que contribuem cotidianamente para o aperfeiçoamento dos estudos relacionados à ciência jurídica. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário