sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teodorico Majestade inicia turnê em assentamentos sulbaianos

O assentamento agrário de Canaã II será o primeiro de 22 localidades a receber a turnê de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. A comédia será encenada a partir das 14 horas deste domingo (27), na comunidade de Canavieiras. A apresentação integra o projeto do Teatro Popular de Ilhéus contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro. A iniciativa circulará também por assentamentos de reforma agrária do INCRA em Ilhéus, Itacaré, Una e Santa Luzia.

O projeto do Teatro Popular de Ilhéus não ficará restrito à encenação da peça, que mostra o lado cômico da corrupção e a responsabilidade do povo em eleger e fiscalizar os políticos. O grupo também ministrará oficinas sobre o processo criativo de Teodorico Majestade, literatura de cordel e xilogravura. Para crianças até 10 anos, haverá exibição de filmes infantis. “Será uma troca de experiências, ampliando o diálogo entre o urbano e o rural. Falaremos e aprenderemos muito sobre mobilização social”, explica o diretor Romualdo Lisboa.
A preparação para a turnê começou na primeira quinzena de abril, com visitas aos assentamentos agrários. A pré-produção incluiu reuniões com líderes comunitários de Canavieiras, Una e Santa Luzia, na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Canavieiras, e na Casa dos Artistas, em Ilhéus, com assentados de Ilhéus e Itacaré. “O pessoal foi receptivo e demonstrou envolvimento com o projeto, que é tratar de coisa séria, apesar de a peça ser uma comédia”, disse o produtor, Rogério Matos.
O projeto Teodorico - Circulação em Territórios de Assentamentos de Reforma Agrária do INCRA segue no mês de junho em Campinhos e Pinga-Pinga (02), São José (03), Nova Vitória (07), Cosme Muniz (14), Ipiranga (16), João Amazonas (17) e Josefa Vitória (23). Ao final da iniciativa, deverá ser alcançado um público total de até mil famílias. A turnê conta ainda com apoio da Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Coopercentrosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário