quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deputados visitam Porto de Ilhéus e se reúnem na Associação Comercial

A Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma visita ao Porto Internacional de Ilhéus para verificar as condições desse terminal portuário, os problemas na área de infraestrutura e a necessidade de investimentos, como forma de tornar essa unidade muito mais competitiva, gerando mais desenvolvimento para o Sul da Bahia.
Em seguida o grupo participou de uma reunião na Associação Comercial de Ilhéus, onde a comitiva de deputados teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade do porto e a sua importância para a economia regional.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu os deputados federais da Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis e destacou a importância desse trabalho dos parlamentares como forma de ajudar a mostrar aos governos Federal e Estadual sobre a necessidade de investimentos nesse terminal portuário, considerado um equipamento de fundamental importância para o crescimento e o desenvolvimento do Sul da Bahia. Newton Lima explicou aos deputados que várias reivindicações já foram feitas buscando melhorias para o Porto de Ilhéus e que a com o apoio da Câmara Federal ficará muito mais fácil conseguir esses investimentos.
O presidente da Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Câmara dos Deputados, Alberto Mourão, explicou que esse trabalho de visita aos portos está sendo feito em todo o Brasil, mas Ilhéus merece uma atenção especial por se tratar de um terminal responsável pelo desenvolvimento de toda uma região. O vice-presidente da subcomissão,Deputado  Geraldo Simões, juntamente com o presidente da Associação Comercia, Nilton Cruz, informou que de Ilhéus a comitiva segue para Salvador, onde visita os portos da capital e posteriormente será elaborado um relatório sobre a situação dos terminais portuários baianos e cobrará os necessários investimentos a curto, médio e longo prazos. “A recuperação e modernização do Porto de Ilhéus, atrelada à implantação do Porto Sul, vão dinamizar a economia regional, atraindo novos empreendimentos para Ilhéus”, afirmou Simões.
Previsão de investimentos - Já na reunião realizada na Associação Comercial de Ilhéus, o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, garantiu que diversos investimentos estão previstos para Porto de Ilhéus, incluindo a dragagem de manutenção, construção de uma retroárea com novos galpões e até o terminal de receptivo de passageiros. Com relação à dragagem de manutenção, recolocando o Porto de Ilhéus com uma profundidade de 10,5 metros, o diretor-presidente da Codeba garantiu que o projeto já está pronto, restando apenas o licenciamento ambiental, que já está sendo analisado pelo Ibama, para o início das obras.
O prefeito Newton Lima explicou que além dessas reivindicações e melhorias já anunciadas, também foi solicitada pela Prefeitura de Ilhéus, através de ofício encaminhado ao governador Jaques Wagner, a ampliação do cais de atracação do Porto Internacional, uma vez que o mesmo possui 432 metros e são necessários mais 650 metros. Recentemente, durante visita à Prefeitura de Ilhéus, representantes dos Armadores de Turismo informaram que, para o próximo ano, estão previstas cinco atracações (estadias) de um novo navio que possui 333 metros de comprimento. “A ampliação do cais poderá ser inserido no Projeto de Dragagem de Aprofundamento, haja vista tratar-se de obras complementares”, argumentou o prefeito.
Além dos deputados Alberto Mourão e Geraldo Simões e dos dirigentes da Codeba, também fizeram parte da comitiva que visitou o Porto de Ilhéus os deputados federais Luiz Argolo (relator), Edinho Bez e Jaime Martins (membros titulares), a deputada estadual Ângela Souza, representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, além de empresários, secretários municipais e presidentes de sindicatos da orla portuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário