quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cúpula dos Povos: Venha reinventar o mundo

O Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 convida as organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares de todo o Brasil e do mundo para participarem do evento autônomo e plural, denominado Cúpula dos Povos, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
A Cúpula dos Povos acontecerá de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
De acordo com o site oficial do evento, “o sistema de produção e consumo capitalista (representado pelas grandes corporações, mercados financeiros e os governos que asseguram a sua manutenção) produz e aprofunda o aquecimento global e as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de água potável, o aumento da desertificação dos solos e da acidificação dos mares, em suma, a mercantilização de todas as dimensões da vida”.

Para o comitê, o mundo hoje “vivencia uma crise civilizatória inédita”, no qual os “governos, instituições internacionais, corporações e amplos setores das sociedades nacionais agarram-se a um modelo de economia, governança e valores ultrapassado e paralisante”.
Segundo os organizadores, a Cúpula dos Povos não será apenas um grande evento. “Ela faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica”, informam.
“Venha reinventar o mundo”, é o chamado e o convite que os organizadores fazem à participação das organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo.
Todas as informações sobre o evento estão no site oficial: http://cupuladospovos.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário