quarta-feira, 4 de abril de 2012

UESC sedia encontro de estudantes de Ciências Sociais do Nordeste

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) sedia, no período de 5 a 8 de abril, o III Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - ERECS/NE, que vai reunir discentes de toda a região Nordeste no debate temático sobre “Identidades, ideologias e a crise política: a atuação dos movimentos sociais na contemporaneidade”. Coordenado pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais da UESC, juntamente com o Colegiado, o evento deve atrair mais de 400 estudantes. 

A realização do III ERECS/NE em Ilhéus foi proposta e aprovada durante o encontro realizado, no ano passado, na cidade de Caruaru, em Pernambuco. O objetivo é promover o fortalecimento e integração dos estudantes de Ciências Sociais de toda a região, além de incentivar a produção acadêmica, discutir e trocar experiências relativas ao ensino, pesquisa e extensão na área. Quanto ao Movimento Estudantil, a intenção é construir propostas de intervenção sobre o ensino de Ciências Sociais, educação superior e atuação profissional.
Na Bahia, o curso é ministrado na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Federal do Recôncavo e na Universidade Estadual de Santa Cruz, onde foi instalado em 2009. A Ciência Social é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Este cientista estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Como profissional pode trabalhar como antropólogo, cientista político, sociólogo, como professor, dando aulas para o ensino fundamental e médio, e fazendo pesquisas de opinião.
Programação – A abertura oficial do Erecs ocorrerá às 19 horas da próxima quinta-feira, dia 5, no auditório Paulo Souto, com uma palestra sobre A Crise Econômica Mundial, a ser proferida pelo professor Sérgio Ricardo, além da leitura e aprovação do regimento do encontro, seguida de evento cultural com a banda Mendigos Blues. Na sexta-feira, das 8h30min às 10h30min, haverá mini-cursos abordando os temas “Identidade na modernidade e pós-modernidade”, “Sociologia e Educação”, “Gênero e Poder” e “Movimentos Sociais”. Em seguida, serão realizadas oficinas de Teatro Popular, Yoga, Identidade Visual, Percussão, Atividades para Ensino Médio e Pintura de camiseta/ materiais recicláveis.
À tarde, das 13h30min às 17h30min, haverá reunião dos grupos de trabalho nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A partir das 19h30, acontecerão mesas redondas sobre “Sociologia no Ensino Médio”, com os professores Flávio Sarandy e Elias Lins; “Representações da Sociedade do Cacau em Jorge Amado”, com a professora Anatércia Lopes; “Antropologia e Turismo”, com o professor Roque Pinto, e sobre “Movimentos Campesinos no Brasil”, com os professores Celbo Antônio e Marcos Peres.
No sábado, dia 7, os participantes darão continuidade aos mini-cursos, pela manhã, e à tarde, acontecerão vivências com visitas ao Terreiro Matamba Tombency, à Tribo Itapoã, Taba Jairí e Tucum, Assentamento Dom Helder Câmara e ao Centro Histórico de Ilhéus, onde está previsto um ato público das 16 às 18h30min. À noite, os grupos debaterão temas como o Plano Nacional da Educação e a proposta de 10% do PIB para o setor, atuação dos partidos, redução de danos, documentário Do São Francisco ao Pinheiro e Violência. No domingo, último dia do evento, a partir das 10 horas, haverá mesas redondas sobre os movimentos LGBT, Negro, Estudantil e Sindical. A plenária final do ERECS está marcada para às 16 horas. No festa de encerramento, à noite, se apresentarão as bandas Dilazenze e A Célula. Para mais informações acesse o blog oficial do evento: http://www.erecs2012bahia.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário