terça-feira, 3 de abril de 2012

Palestra em Ilhéus sobre a culinária de Jorge Amado

“A vida e a culinária na obra de Jorge Amado” foi o tema central da palestra proferida na tarde desta segunda-feira (2), no centro cultural Bataclan, por Paloma Amado, uma das filhas do escritor grapiúna. Antes, porém, aconteceu a apresentação do contador de histórias grapiúnas e ator José Delmo, que narrou por cerca de 20 minutos episódios de obras amadianas, seguida de receptivo de personagens de Jorge Amado, mesclando literatura e gastronomia, encerrando num bate-papo sobre culinária. O local foi o centro cultural Bataclan, localizado na avenida 2 de Julho, centro.

Para um público formado por jornalistas, apreciadores das obras do consagrado escritor mais traduzido do país e por estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Paloma Amado contou que os seus trabalhos de pesquisa sempre foram baseados nos romances do pai que resultaram na publicação de dois livros de sua autoria sobre receitas da comida baiana. “Também este é um momento raro dentro da programação do centenário do nosso escritor grapiúna, que nesta região teve grandes amigos, dentre eles, Adonias Filho, Demónstenes Berbert de Castro e Raimundo Sá Barreto”, declarou.
Atividades escolares – Para a professora de educação patrimonial e curadora do museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Analeide Menezes, o centenário de Jorge Amado estimulou a direção do colégio a organizar no dia 10 de agosto, um evento que envole arte, cultura e culinária. Ao lado de 10 estudantes do 2º ano do ensino médio, a professora afirmou que os jovens vão realizar mostra em DVD, apresentação teatral, shows musicais e elaboração de diversas comidas baianas. A atividade extraclasse servirá de nota para os participantes.
Considerado um dos famosos cabarés e cassinos de Ilhéus frequentado por coronéis do cacau, o Bataclan entrou em decadência com a proibição do jogo no país. Reaberto em 2004, como centro cultural Bataclan, foi mantida a fachada e preservados os cenários do bordel, contado numa das obras do escritor Jorge Amado. O local que é administrado pela iniciativa privada e conta com espaço ocupado por restaurante, choparia, cybercafé, salão para exposições e apresentação de teatro e shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário