quarta-feira, 4 de abril de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Mesmo entre os discípulos de Jesus, a humanidade, com a sua fraqueza, falou mais alto nos momentos mais difíceis. Todos estão à mesa com ele, celebrando a Páscoa, mas ninguém está pronto para viver a Páscoa de Jesus. Judas Iscariotes abandona a mesa celebrativa para procurar os sumos sacerdotes e trair Jesus. Simão Pedro afirma que dará a vida por Jesus e, como resposta, ouve a profecia de que o negará três vezes ainda naquela noite. Com exceção de João, que esteve acompanhando Jesus até o alto do Calvário, todos os demais se dispersaram.
NOTÍCIAS
Falece dom Efraim Basílio Krevey
Arquidiocese de Maringá lança DVD gravado na Terra Santa com os Cantores de Deus
Nota depesar pelo falecimento de dom Efraim Krevey
Nota do Regional Sul II da CNBB
Reunião da Coordenação Regional da PJ em Manaus

Falece dom Efraim Basílio Krevey
Na madrugada de hoje, dia 3 de abril, por volta de 1h, morreu o eparca emérito dom Efraim Basílio Krevey. Seu corpo está sendo velado na Catedral São João Batista, em Curitiba (PR). O bispo que em sua larga trajetória se distinguiu principalmente pelo seu perfil zeloso e empreendedor, deixa um grande exemplo e legado apostólico.
Dom Efraim sempre se destacou pela característica de ser um incansável incentivador do crescimento das eparquias no Brasil. Em 1972, iniciou a construção da sede eparquial, em Curitiba (PR), e esteve à frente de outras obras de caráter social, como a Casa de Repouso para Idosos Nossa Senhora do Amparo, no município de Marcelino Ramos (RS).
O eparca emérito também foi um grande incentivador da cultura, responsável pela construção do Centro Religioso-Cultural Ucraniano Poltava, em Curitiba (PR), além de participar, ativamente, de empreendimentos como os congressos dos profissionais e da juventude ucraniana no Brasil.
O bispo nasceu no dia 12 de dezembro de 1928, na colônia Saltinho, em Ivaí (PR), onde cursou os estudos primários. Em 1940, ingressou no Seminário São José, em Prudentópolis (PR), e posteriormente, em 1943, ingressou no noviciado dos Padres Basilianos, também, em Prudentópolis.
Dom Efraim Basílio Krevey tornou-se o segundo Eparca no dia 10 de maio de 1978, cargo que ele exerceu até o dia 13 de dezembro de 2006, e foi ordenado bispo no dia 21 de março de 2004, em Curitiba.
Filósofo e Teólogo, por formação, atuou como reitor e professor no Seminário São José (RS). Em Prudentópolis, foi superior do mosteiro São Josafat e mestre do noviciado das Irmãs Maria Imaculada. Em 1951, no Colégio de São Josafat, em Roma, recebeu pelas mãos do bispo dom Ivan Butchko, a ordem diaconal, e em 1951 foi ordenado sacerdote, na igreja de São Sérgio e Bakcha, Roma.
Em 13 de fevereiro de 1972, em Roma, recebe do Santo Padre, o papa Paulo VI a ordenação de bispo, na Basílica de São Pedro, e em 1978 torna-se Eparca da Eparquia São João Batista, em Curitiba. Tornou-se bispo emérito em 2006, quando dom Volodemer Koubetch, é nomeado eparca.
As duas principais cerimônias de exéquias acontecem nos dias 3 e 4 de abril. O sepultamento será realizado na cripta da na Catedral São João Batista, em Curitiba (PR).
Nota do Regional Sul 2 da CNBB sobre o falecimento de dom Efraim
Elevamos a Deus ação de graças pela vida e testemunho de Dom Efraim: foram 60 anos de vida sacerdotal (12.11.2011) e 40 anos de vida episcopal (13.02.2012). Para nos aproximarmos deste homem de Deus com coração de pastor, reportamos um seu testemunho referindo-se à experiência vivida no dia de sua consagração episcopal: “Minha ordenação episcopal deu-se no domingo dia 13 de fevereiro de 1972, na gloriosa Basílica de S. Pedro, em Roma, durante o solene Pontifical presidido por S.S. Papa Paulo VI de s. memória.
Três memoráveis momentos foram indelevelmente gravados na minha vida para todo o sempre, trazendo-me o incentivo, o entusiasmo, a força e a firmeza na minha vida de servidor da Sta. Igreja.
Ao final do rito de ordenação, todos os Bispos (éramos 18), um por um, aproximavam-se reverentemente do S. Padre que postado no altar-mor da Basílica, passava às mãos de cada um as insígnias episcopais. Chegada a minha vez, o S. Padre tomando nas mãos a cruz peitoral e o s. anel, perguntou-me: ? Lei desidera l’anello o la croce? Respondi: ?la croce?. (Trad. O senhor deseja o anel ou a cruz? Respondi: ? A cruz!) E o Papa: ?Prendi non solo una, ma molte?. (Tome não somente uma, mas muitas!). Abraçando-me fraternalmente entregou-me a cruz e a corrente com 66 pequenas cruzes. Com este gesto traçou perfeitamente a caminhada e o mandato de Bispo, sua missão e suas responsabilidades.
Depois de ordenados dirigimo-nos juntamente com o S. Padre até a cripta de S. Pedro. O Papa Montini concedeu-nos a bênção apostólica, levantou os braços e proferiu o seguinte mandato: ?Cristo, Pedro e eu vos abençoamos e enviamos: Ide pelo mundo e pregai a todas as nações.
Ao final das celebrações, mais uma vez, um por um nos aproximávamos da pessoa do S. Padre para receber o abraço de pai e a bênção de despedida. Foi neste momento que S. Santidade cochichou-me no ouvido: ? Zele muito pelos seus irmãos ucranianos?”. + Efraim B. Krevey, OSBM - Curitiba, 03.4.03.
Dom Efraim dedicou a sua vida com grande zelo pelos ucranianos. Ele parte, mas deixa atrás de si um rastro de luz, uma vida entregue a serviço do Reino.
Padre Mário SpakiSecretário Executivo do Regional SUL 2 da CNBB

Arquidiocese de Maringá lança DVD gravado na Terra Santa com os Cantores de Deus
Na manhã da próxima quinta-feira, 05/04, será lançado o DVD “Coral Infantojuvenil Arquidiocesano na Terra Santa”, produzido pela Arquidiocese de Maringá. O trabalho será apresentado oficialmente durante a Missa do Crisma, celebrada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá.O documentário foi gravado em Israel e na Palestina no final de julho do ano passado, com a participação de 32 coralistas e do grupo católico Cantores de Deus (Andréia Zanardi, Dalva Tenório e Karla Fioravante).O projeto teve a assessoria do Monsenhor Orivaldo Robles e foi uma iniciativa do próprio coral em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso, de Curitiba. Ao som do tecladista Elton Cunico e com a regência da fonoaudióloga Denise Pimentel o grupo teve a oportunidade de gravar em lugares memoráveis do cristianismo como Belém, Rio Jordão, Monte das Oliveiras, Via Dolorosa (Via Sacra), Santo Sepulcro, Fortaleza de Massada, Cesaréia e outros.No álbum, estão disponíveis 20 músicas, além de depoimentos e narrativas que contam um pouco a história dos lugares sagrados visitados pelo grupo. Entre as músicas escolhidas para compor a edição finalizada estão “Pai Nosso”, “Evangelizar é Preciso”, “Ave Maria”, “Segura na mão de Deus”, “Utopia”, “Aquarela do Brasil” e “Hava Nagila”, esta última em homenagem ao folclore hebreu.De acordo com a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Maringá, o DVD não tem caráter comercial, e nesta primeira fase cópias serão distribuídas às entidades religiosas, filantrópicas e obras sociais ligadas à Arquidiocese. Em breve, o DVD também poderá ser adquirido na secretaria da Catedral de Maringá.

Nota de pesar pelo falecimento de dom Efraim Krevey

"Contemplamos o bom combate de um pastor que se destacou pelo zelo apostólico e cujo legado é apreciado por toda a Igreja", declarou  dom LeonardoUlrich Steiner em nota de pesar pelo falecimento de dom Efraim Basílio Krevey, eparca emérito dos Ucranianos de São João Batista em Curitiba/PR, falecido nesta terça-feira, 03 de abril.
Confira a  íntegra da nota:
Nota de pesar pelo falecimento de dom Efraim Basílio Krevey
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de Dom Efraim Basílio Krevey, eparca emérito dos Ucranianos de São João Batista, em Curitiba/PR. O falecimento ocorreu na madrugada desta terça-feira, dia 03 de abril.
Prestamos nossa solidariedade aos familiares, irmãos e irmãs ucranianos da Eparquia de Curitiba, e recordamos a certeza da Ressurreição. Contemplamos o bom combate de um pastor que se destacou pelo zelo apostólico e cujo legado é apreciado por toda a Igreja.
Dom Efraim permanece na memória da Igreja pelo incentivo dado ao crescimento das eparquias no Brasil. Sua presença em Curitiba foi fundamental para a construção da sede eparquial, na qual seu corpo será sepultado. Também esteve à frente de diversas obras de caráter social, bem como na valorização da cultura ucraniana, especialmente junto à juventude.
Natural de Ivaí (PR), celebrou recentemente 60 anos de presbiterado e 40 de episcopado, com uma participação importante nos Sínodos dos Bispos da Igreja Ucraniana Católica em Roma e na Ucrânia, e nas Conferências dos Bispos Ucranianos no Canadá e nos EUA.
“A Caridade jamais acabará” (1 Cor 13,8), foi seu lema episcopal e neste momento expressa a fé e a doação de Dom Efraim. Estamos unidos a todos os que neste momento rezam em ação de graças pela sua vida.
Leonardo Ulrich SteinerBispo auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Nota do Regional Sul II da CNBB

Elevamos a Deus ação de graças pela vida e testemunho de Dom Efraim: foram 60 anos de vida sacerdotal (12.11.2011) e 40 anos de vida episcopal (13.02.2012). Para nos aproximarmos deste homem de Deus com coração de pastor, reportamos um seu testemunho referindo-se à experiência vivida no dia de sua consagração episcopal:
“Minha ordenação episcopal deu-se no domingo dia 13 de fevereiro de 1972, na gloriosa Basílica de S. Pedro, em Roma, durante o solene Pontifical presidido por S.S. Papa Paulo VI de s. memória.
Três memoráveis momentos foram indelevelmente gravados na minha vida para todo o sempre, trazendo-me o incentivo, o entusiasmo, a força e a firmeza na minha vida de servidor da Sta. Igreja.
Ao final do rito de ordenação, todos os Bispos (éramos 18), um por um, aproximavam-se reverentemente do S. Padre que postado no altar-mor da Basílica, passava às mãos de cada um as insígnias episcopais. Chegada a minha vez, o S. Padre tomando nas mãos a cruz peitoral e o s. anel, perguntou-me: ? Lei desidera l’anello o la croce?
Respondi: ?la croce?. (Trad. O senhor deseja o anel ou a cruz? Respondi: ? A cruz!) E o Papa: ?Prendi non solo una, ma molte?. (Tome não somente uma, mas muitas!). Abraçando-me fraternalmente entregou-me a cruz e a corrente com 66 pequenas cruzes. Com este gesto traçou perfeitamente a caminhada e o mandato de Bispo, sua missão e suas responsabilidades.
Depois de ordenados dirigimo-nos juntamente com o S. Padre até a cripta de S. Pedro. O Papa Montini concedeu-nos a bênção apostólica, levantou os braços e proferiu o seguinte mandato: ?Cristo, Pedro e eu vos abençoamos e enviamos: Ide pelo mundo e pregai a todas as nações?.
Ao final das celebrações, mais uma vez, um por um nos aproximávamos da pessoa do S. Padre para receber o abraço de pai e a bênção de despedida. Foi neste momento que S. Santidade cochichou-me no ouvido: ? Zele muito pelos seus irmãos ucranianos?”. + Efraim B. Krevey, OSBM - Curitiba, 03.4.03.
Dom Efraim dedicou a sua vida com grande zelo pelos ucranianos. Ele parte, mas deixa atrás de si um rastro de luz, uma vida entregue a serviço do Reino. (Pe. Mário Spaki) Secretário Executivo do Regional SUL II da CNBBBiografia de Dom Efraim
Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, nasceu dia 12 de dezembro de 1928 na colônia Saltinho, Ivaí, Paraná, Brasil. Em Ivaí cursou os estudos primários.
Em 1940 ingressou no Seminário São José em Prudentópolis.
Em janeiro de 1943 ingressou no noviciado dos Padres Basilianos em Prudentópolis.
Em 1945 foi transferido para Iracema onde cursou o segundo grau e a filosofia.
Em 1948 em Roma, Itália cursou a teologia na Universidade Gregoriana.
Em 1º de janeiro de 1950, prestou os votos perpétuos na igreja de São Sérgio e Bakcha.
Em 4 de março de 1951, no Colégio de São Josafat em Roma recebeu pelas mãos do Bispo Dom Ivan Butchko a ordem diaconal e aos 12 de novembro de 1951, pelas mão do mesmo Bispo, recebeu a Ordem Sacerdotal, na igreja de São Sérgio e Bakcha, Roma.
Em 1952-1955 foi Coadjutor na Paróquia São Josafat, Prudentópolis e vice-reitor do Seminário São José, dos Padres Basilianos em Prudentópolis e também professor no mesmo.
Em 1955-1959 – Reitor e professor no Seminário São José.
Em 1959-1969 – Superior do mosteiro São Josafat em Prudentópolis.
Em 1961 – Mestre do noviciado das Irmãs Maria Imaculada em Prudentópolis e também das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus.
Em 1965 – Consultor da Província São José dos Padres Basilianos.
Em 1969 – Superior do Studium dos Padres Basilianos, em Curitiba.
Em 1970 – Provincial dos Padres Basilianos da Província São José.
Em 29 de novembro de 1971 foi nomeado Bispo Coadjutor de Dom José Martenetz, OSBM.
Em 13 de fevereiro de 1972, pelas mãos do Santo Padre Papa Paulo VI é ordenado Bispo, em Roma na Basílica de São Pedro.
Em maio de 1978 torna-se Eparca da Eparquia São João Batista.
Em 13 de dezembro de 2006, quando Dom Volodemer Koubetch, OSBM é nomeado Eparca, torna-se Bispo Emérito.

Reunião da Coordenação Regional da PJ em Manaus
Entre os dias 30 de março e 1º de abril, estiveram reunidos em Manaus os membros da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (PJ), acompanhados por alguns assessores e pelo Secretário Executivo do Regional Norte I da CNBB, padre Zenildo Lima da Silva.Durante o encontro foram retomados os encaminhamentos da última Assembléia Regional, o repasse do 10º Encontro Nacional da PJ, os projetos da Pastoral da Juventude bem como as opções da caminhada regional.Também foram debatidos pelos participantes a peregrinação da Cruz da JMJ, o Seminário sobre a campanha contra a violência e o extermínio da juventude, o Fórum Regional de Assessores e o Conselho Estadual da Juventude.Acompanhados pela Irmã Maria Couto, da Assessoria Nacional da PJ, os participantes avaliaram a caminhada pessoal e da própria coordenação. A partir deste encontro, foi definida uma série de encaminhamentos para articular os próximos eventos da PJ no Regional.Uma animada noite de confraternização e troca de presentes fez parte da programação do evento. O encontro terminou no domingo, com a procissão de Ramos e a Jornada Diocesana da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário