segunda-feira, 16 de abril de 2012

50ª Assembléia da CNBB

Dom Mauro Montagnoli - Bispo Diocesano de Ilhéus - Entre os dias 18 a 26 de abril de 2012 acontece a Assembléia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida. O tema central do encontro será: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.
Vários assuntos estarão em pauta: Comemoração dos 50 anos do Concilio Vaticano II; 20 anos da promulgação do novo Catecismo da Igreja Católica; 27ª Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e o 13° Sínodo dos Bispos sobre a “Nova Evangelização”, que se realizará no Vaticano. Além de outros temas eclesais como liturgia, doutrina, solidariedade entre as Igreja e, também, análise da conjuntura social.
A CNBB congrega os Bispos da Igreja Católica no Brasil. Ela foi criada no dia 14 de outubro de 1952, há exatos 60 anos.
O bispo é o responsavel por uma Diocese ou Prelazia., parcela da Igreja de Cristo presente no mundo. “Onde está o bispo aí está a Igreja” (S. Inácio de Antioquia, sec. II).
Ele exerce o serviço de “pastorear” a comunidade, animando-a na fé e conduzindo-a como Igreja peregrina nesta terra, rumo à pátria celeste. Como Cristo Bom Pastor, sua missão é governar, ensinar e santificar a Igreja que lhe foi confiada. Realiza esse serviço colegialmente, em unidade com o Papa, o primeiro no colégio dos apóstolos e os demais bispos.
A Assembleia anual da CNBB manifesta esta comunhão entre os pastores do Povo de Deus. Dela participam bispos, assessores e representantes de organismos da Igreja católica, num total de 450 participantes. É momento especial de encontro, estudo, oração e de celebração da fé, animados pelo Espírito Santo de Deus. Os temas tratados transformam-se em subsídios para a orientação de toda a Igreja no Brasil.
Com a Assembleia deste ano de 2012, somam-se 50 assembleias realizadas: a primeira foi no ano de 1953, em Belém do Pará. Na cidade de Indaiatuba, SP, bairro de ltaici, foi celebrado o maior número delas, trinta e três assembleias, entre os anos de 1977 a 1999 e, também, de 2001 a 2009. Em São Paulo, SP, aconteceram duas assembleias, em 1969 e em 1973. No Rio de Janeiro, foram outras duas, 1962 e 1968. Em Brasília, realizaram-se as assembleias de 1970 e 2010. Em Roma, na Itália, aconteceram as de 1964 e 1965. Outras cidades brasileiras também tiveram a graça de receber a CNBB: Serra Negra, SP (1956); Goiânia, GO (1958); Belo Horizonte, MG (1971) e Porto Seguro, BA (2000). 
A cidade de Aparecida, SP acolheu os bispos do Brasil em três oportunidades: a segunda assembleia, em 1954; a oitava, em 1967; e a quadragésima nona, no ano passado. Agora também recebe a assembleia jubilar, a quinquagésima. 
A sede oficial das assembleias da CNBB, a partir do ano de 2011, transferiu-se definitivamente da Vila Kostka, em Indaiatuba, SP, para a ‘Cidade do Romeiro”, em Aparecida, SP. Vários são os motivos que levaram os bispos a transferir esse importante encontro episcopal ao Santuário de Aparecida, alguns de ordem prática e outros pelo significado de estar na Casa da Mãe. Em Aparecida bate o coração católico do Brasil.
Os Bispos também manifestaram o desejo de celebrar e refletir mais próximos do povo durante as assembleias anuais. Estando no Santuário Nacional, esse desejo se concretiza, pois, é sempre grande a presença dos romeiros que visitam a Casa da Mãe e estarão unidos com todos os que acompanham as celebrações pela TV, Rádio e lnternet, especialmente por meio da Rede Aparecida de Comunicação. Assim, os Pastores darão testemunho de unidade, rezando, estudando e dirigindo pastoralmente a Igreja no Brasil, em comunhão com todo o Povo de Deus, na Casa da Mãe Aparecida. 
Contamos com a oração de todos para que a assembléia traga frutos de vivência da fé cristã católica e nos irmane sempre mais na tarefa de construção do Reino de Deus, e “que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário