quinta-feira, 22 de março de 2012

Reitora Adélia Pinheiro destaca as dimensões quantitativas e qualitativas na UESC

"A UESC, nos próximos cinco anos, terá modernizado a sua administração e o seu planejamento, e ressignificado a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão a partir das diferentes relações entre ela, além de ter concretizado a assistência estudantil e o empreendedorismo como demandas especificas satisfeitas."
Esse compromisso foi reafirmado pela reitora profª/Drª Adélia Pinheiro durante a palestra apresentada na aula inaugural do primeiro semestre 2012 com o tema “UESC: as dimensões quantitativas e qualitativas na Educação Superior”. O evento reuniu diretores dos Departamentos, Colegiados de Cursos, órgãos representativos dos estudantes, professores e servidores, no Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto.

Falando para uma platéia formada por estudantes calouros e veteranos, professores, servidores e convidados, a reitora ratificou a missão da Universidade de "formar profissionais, construir conhecimento e criar cultura fomentadora da cidadania, do desenvolvimento humano, social, econômico, artístico e técnico-científico na região da Mata Atlântica do litoral Sul e Extremo Sul da Bahia."
A reitora da UESC citou, em sua palestra, os novos desafios como a autonomia plena das Universidades, cujo projeto está sendo elaborado pelo Governo do Estado. Ela defendeu uma autonomia que possibilite a inserção de projetos que apontem perspectivas de melhoria das condições atuais das Universidades Estaduais e uma discussão ampla sobre o papel da universidade pública e a importância da sua autonomia para a superação dos diversos problemas vivenciados.
A palestra começou com a reitora lembrando que a UESC teve sua origem nas escolas isoladas criadas na cidades de Ilhéus e Itabuna, na década de 60. Em 1972, essas escolas formaram a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna reunidas em Campus,no Km 16 da BR 415, hoje bairro Salobrinho, no município de Ilhéus. A UESC foi criada em 05 de dezembro de 1991, com a publicação, pelo então Governador, da Lei 6.344 incluindo-a ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia.
Calourada
De acordo com o Pró - reitor de Graduação, professor Elias Lins Guimarães, as atividades letivas do primeiro semestre de 2012 começa com a Calourada Acadêmica. . Trata-se de um movimento de acolhida aos calouros com a participação de professores, estudantes e servidores da Universidade. A programação tem objetivo de permitir que os novos conheçam e se integrem à Universidade de forma festiva e cidadã. Também o Diretório Central dos Estudantes - DCE, tem uma programação festiva a partir de segunda-feira(26).
De acordo com Resolução Nº 05/2008, aprovada pelo CONSU - Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008 estão proibidos "trotes" que utilizarem práticas/condutas, elementos ou substâncias, gêneros alimentícios ou não, em especial os podres ou deteriorados, dejetos de animais ou humanos, bebidas alcoólicas e quaisquer substâncias ou elementos repugnantes ou malcheirosos, que possam constranger ou causar danos à saúde e à integridade física a quem quer que seja”.
Estão proibidos também atos que possam configurar coação moral ou física aos que participam ou sejam submetidos ao "trote", assim como atitudes que causem "constrangimento de qualquer forma a quem quer que seja, com violação de liberdade individual e integridade moral". Além disso, estão proibidos atos que acarretem danos ao Patrimônio da Universidade ou perturbem a ordem no campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Os infratores poderão receber advertência escrita, suspensão de 3 a 30 dias e até desligamento da Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário