sexta-feira, 9 de março de 2012

O Museu da Piedade comemora a 5ª Semana da Poesia

Estudantes, professores, poetas, familiares, amigos e amantes da poesia estão convidados para celebrar os 165 anos do nascimento de Castro Alves, famoso poeta abolicionista e escritor de obras como "Espumas Flutuantes", "Vozes D'África" e "O Navio Negreiro" no Museu da Piedade, na Rua Madre Thaís, no Alto da Piedade.
O evento será realizado no dia 15 de março, na praça do Sapotizeiro no conjunto arquitetônico da do Instituto Nossa Senhora da Piedade. É no cenário neo-gótico, com o verde da árvores e a brisa renitente do Oceano Atlântico que acontecerá o lançamento do livro de poesias "Versos EnLUHarados", da autoria de Luh Oliveira, publicado pela Editora Multifoco (RJ).
Segundo a Curadora do Museu, a professora Anarleide Menezes, a programação contempla, também, musica, declamações de autores diversos pelos pais, professores e convidados. Como é próprio do Colégio, é um momento transdisciplinar e busca de novos talentos num contexto lúdico e romântico de uma noite acalentada por versos e algazarra da criançada solta e feliz.
A Semana da Poesia

Analeide lembra que "a Semana da Poesia foi inaugurada em 2008, com a Exposição "Castro Alves: o poeta abolicionista!". Nos anos consecutivos trilhou o caminho da re-descoberta dos antigos Recitais, da revelação de talentos. Contando sempre com a participação de alunos e familiares, pais , avos, tios, irmãos, amigos, enfim, amantes da arte, da cultura e da poesia".
-"Comemorado em 14 de março, o Dia da Poesia é dedicado ao Poeta Castro Alves por ser o dia de seu nascimento. Assim, pelo 5º ano consecutivo, o Museu da Piedade brinda à população ilheense com o lançamento de um livro que reúne poesias que nos falam de amores, desejos, anseios de uma espera…" conclui a professora.
Sobre a autora
Luh Oliveira, pseudônimo de Luciana Oliveira. Baiana, libriana, mãe de três filhos, pró-eta (professora e poeta). Nascida na linda cidade de Ilhéus, litoral da Bahia, terra de Jorge Amado. Sempre foi fascinada pelas letras e já rabiscava versos na adolescência, como forma de reflexão sobre seu próprio mundo. Formou-se em Letras e especializou-se em Ensino de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto.
Começou a divulgar sua poesia na internet em 2005 quando teve uma excelente crítica por parte de poetas de todo o Brasil. Participou de várias edições do Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves-RS com o projeto “Poesia na escola”. É membro do movimento “ Poetas Del Mundo” e integra diversos sites de literatura como Recanto da Letras, Autores.com, Foco nos poetas, Alma de Poeta.com, AVSPE (Academia Virtual Sala dos Poetas), entre outros.
Participou de alguns livros com coletâneas de poesia, como “Casa do Poeta Rio-Grandense”(Ed. Alcance)em 2006 e 2007, “Poesia do Brasil”, volumes 06, 08 e 10,( 2007, 2008 e 2009) “XI Coletânea Komedi”(2007), Antologia Poetrix (Ed. Livro.com/2009), entre outras. Teve sua poesia publicada também em jornais e revistas de pequena circulação como “A Borda da Xícara (Salvador Bahia) e o Jornal Litero-Cultural (Rondônia-AC).
Em 2008,no pátio do Instituto Nossa Senhora da Piedade(Ilhéus-Bahia) fez uma exposição poética intitulada “Poesia Subterrânea”: era a sua poesia ilustrada sob a visão de Soraya Monteiro.
A poetisa é mencionada em diversas páginas da internet segundo a pesquisa do Google. Já esteve presente em diversos eventos poéticos pelo Brasil, possui um blog e algumas comunidades nas redes sociais divulgam seus poemas.
Versos EnLUHarados nasceu de um convite do poeta Tonho França, responsável pelo selo “Vale em Poesia” da editora Multifoco (Rio de Janeiro/RJ). Este livro reúne poemas que tratam do universo feminino, suas cores, suas dores.
Serviço:
Título do livro: Versos enluarados
o quê? Lançamento do livro de poesias - Versos EnLUHarados
Autora: Luh Oliveira
Quando? Dia 15 de março de 2012, às 19h
Onde? Praça dos Sapotizeiros do Instituto Nossa Senhora da Piedade
Quem promove? Museu da Piedade - Curadora: Anarleide Menezes
Editora: Multifoco, Selo Poesia no Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário