sexta-feira, 23 de março de 2012

Novo sistema estabelece horários para coleta de lixo

O novo sistema de coleta regular de lixo de Ilhéus, implantado de forma experimental desde o último dia 19, entrará em funcionamento definitivo, nos bairros da zona sul, a partir da próxima segunda-feira (26). O novo sistema prevê não apenas a definição de horários para a coleta, mas, também, uma mudança completa no serviço de limpeza pública, contando, para isso, com a colaboração e conscientização da comunidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, o trabalho será estendido para os bairros das zonas norte e oeste, experimentalmente, a partir do dia 30 de abril. “A proposta é que no dia 3 de maio seja realizada a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros para, já no dia 7, o programa começar a funcionar de forma definitiva”, informa Gerson Marques. O secretário alerta para o fato de que, após o pleno funcionamento do novo sistema, o município passará a fazer uma intensa fiscalização, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejarem resíduos em vias públicas.

“É muito importante o cumprimento dos horários estabelecidos. A limpeza da cidade não depende apenas da prefeitura. O cidadão também tem responsabilidades com o bom funcionamento das operações”, diz Gerson Marques. Em função disso, continua, “a administração municipal estará colocando fiscais em seis pontos irregulares de depósito de lixo localizados em bairros da zona sul. São os chamados lixões viciados, onde os moradores ‘adotam’ terrenos que passam a servir como locais de depósito de entulhos e dejetos domiciliares”. Ainda de acordo com o secretário municipal, inicialmente, a idéia não é multar os moradores que colocarem o lixo de forma irregular, mas, sim, orientá-los para a prática correta de armazenagem e acondicionamento do lixo domiciliar.
Gerson Marques adianta que outra modificação é que o município retoma, a partir de agora, o controle e a coordenação do sistema de coleta, assumindo a responsabilidade pela engenharia, sistematização de rotinas, controle operacional e controle de qualidade. O novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 29 de março com a finalidade de centralizar todas as decisões sobre a limpeza publica, utilizando, para isso, os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia.
Horários – Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a partir da próxima segunda-feira (26), a população deverá colocar lixo nas portas às 7 horas (Proa, São Francisco, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Santo Antônio/Faelba, Nossa Senhora da Vitória/Ilhéus II e Ceplus/Barreiras) e às 16 horas (Jardim Atlântico 1, 2 e 3, Pontal, Nova Brasília, Sinal Verde/Praia Dourada, Rodovia Ilhéus-Olivença/Barracas da Praia do Sul e Olivença/Cai’nágua). Como situações especiais, o governo municipal destaca o quarteirão da passarela do álcool, a partir das 7 horas (diariamente), e o trecho entre Jairí e Acuípe, a partir das 16 horas (nos dias de terças e sextas-feiras).
          Bairros da Zona Sul
Horários a partir de:
Proa e São Francisco
7 horas
Nelson Costa
7 horas
Urbis
7 horas
Santo Antonio / Faelba
7 horas
Nossa Senhora Vitoria/ Ilhéus 2
7 horas
Ceplus / Barreira
7 horas
Jardim Atlântico 1,2,3
16 horas
Pontal
16 horas
Nova Brasília
16 horas
Sinal Verde/ Praia Dourada
16 horas
Rodovia Ilhéus Olivença/ Barracas Praia do Sul
16 horas
Olivença / Cai’nagua
16 horas
Situações especiais

Quarteirão da passarela do álcool (diariamente)
   7 horas
Jairí ao  Acuípe  (as terças e sextas feiras)
16 horas


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