quarta-feira, 21 de março de 2012

Educadores são contemplados com workshop sobre Jorge Amado

Uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, e a editora Companhia das Letras, vai possibilitar a formação de profissionais das redes pública e particular no projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras”. O workshop tem o objetivo principal de trabalhar a obra do autor nas salas de aula e será realizado no período de 22 a 24 (quinta e sexta e sábado), no auditório da Fundação Cultural. Estão sendo disponibilizadas 180 vagas, sendo 60 destinadas para educadores da rede particular.

O público-alvo do curso é formado por professores da rede municipal e particular (Fundamental I e II, EJA), atuantes nas áreas de Literatura, Língua Portuguesa e Humanidades (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Artes). A ideia de atuar como agente multiplicador para alunos e professores nas salas de aula é, na opinião da secretária da Educação, Lidiney Campos, um dos principais benefícios da iniciativa, que também conta com o apoio da Fundação Cultural e integra a programação do centenário de Jorge Amado. “As escolas ficarão responsáveis em enviar representantes, que posteriormente disseminarão o conteúdo do workshop para os demais professores e principalmente para os alunos, visando fortalecer a leitura dentro e fora do ambiente escolar”, ressaltou.
O projeto “Jorge Amado na Companhia das Letras” tem como objetivo principal trabalhar a obra de Jorge Amado, por meio da difusão e promoção da leitura de seus livros. Para estimular professores a utilizar e incentivar a obra de Jorge Amado nas escolas e contribuir com a formação de novos leitores no país, a Cia. das Letras iniciou, em parceria com diversos municípios, a formação de professores ensinando-os a aproveitar a literatura como ferramenta de cultura e trabalho em sala de aula.
O diretor-comercial da editora Cia. das Letras, Jefferson Zanqui, explicou que a idéia dessa formação surgiu da experiência da editora acumulada no campo editorial, “por meio da qual percebemos que uma das grandes dificuldades das escolas, tanto da rede pública, quanto particular, era trabalhar a literatura em sala de aula”. Em função disso, a partir de 1999, a Companhia das Letras passou a produzir um material de apoio aos professores intitulado Caderno de Leituras, composto por renomados profissionais da área de pedagogia, que auxilia os professores na mediação de leitura com alunos em sala de aula, propõe atividades e estimula o uso e a fruição da literatura nesse contexto.
O primeiro módulo do curso será iniciado no dia 22, que começa com credenciamento às 8h30min e palestra “Introdução ao universo de Jorge Amado”, às 9 horas. “A capacitação fará uso de recursos audiovisuais como filmes e imagens, visando dar concretude a esse ‘universo amadiano’ e discutir os valores que se veiculam por meio das imagens, promovendo, portanto, uma espécie de “alfabetização visual”, explicou Jefferson Zanqui. Pela tarde, outra turma, formada por mais 60 educadores participa da mesma programação, das 13h30min até às 16 horas.
Já no dia 23, as duas turmas participam do segundo momento da capacitação, intitulada a “Utilização da literatura de ficção na sala de aula, oficina de projetos educacionais”, uma palestra expositiva, leituras de trechos da obra de Jorge Amado, apresentação e realização atividades de linguagem adequadas ao contexto escolar. A primeira turma recebe capacitação no período das 9 às 11 horas e a segunda, das 14 às 16 horas. O curso será ministrado por técnicos da Cia. das Letras, que disponibilizará ainda material de apoio composto por Sacola, cadernos de leitura, DVD Jorge Amado, de João Moreira Salles, livro Capitães de Areia, de Jorge Amado, pasta e lápis.
Professores que atuam na rede particular também terão a oportunidade de participar do workshop “Jorge Amado na Companhia das Letras”. A capacitação será realizada no dia 24 (sábado) das 10 às 12 horas, na Fundação Cultural. Maiores informações podem ser obtidas nas diretorias das escolas ou através do e-mail: seduc.assessoriapedagogica@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário