terça-feira, 13 de março de 2012

Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos aprovado na UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC(Ilhéus-Bahia) passa a contar com mais um Programa de Pós-Graduação. O novo curso de doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, foi aprovado durante a 133ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada entre os dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, em Brasília.

Para a professora Elida Paulina Ferreira, pró - reitora de Pós - Graduação e Pesquisa(PROPP) "a aprovação do curso de doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, representa que, de fato, estamos buscando a excelência acadêmica, em geral, e pós-graduação em particular. A Administração superior da UESC cumpre um papel importante nesta conquista pois vem sistematicamente apoiando a pós-graduação e as iniciativas de seus docentes. Hoje a Universidade Estadual de Santa Cruz apresenta a melhor produtividade entre as estaduais da Bahia e a aprovação desse doutorado fortalece a UESC, mas também, o sistema estadual de educação superior, o que é muito importante para o desenvolvimento da Bahia."
A professora Élida destaca que "o novo curso terá impacto social importante, pois temos poucos cursos de Biotecnologia de Mocroorganismos na Regiao Nordeste e, entendo que, com a sua aprovação oferecemos aos jovens oportunidade de, estando em sua própria região, ter acesso a um curso com a qualidade. Em nome da PROPP agradeço a todos os pesquisadores envolvidos e à Instituição pelo apoio, fator fundamental para a consolidação de nossa pós-graduação em busca da excelência.
A proposta atual de implantação do Doutorado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos inclui documentos de apoio e comprometimento de vários órgãos científicos, representados pelo Diretor Geral da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia, pelo Coordenador de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia. A UESC, através de seu curso de Mestrado, também faz parte de programas interinstitucionais, incluindo projetos Casadinho e PROCAD com UFRGS e USP, respectivamente.
O curso passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos, coordenado pela professora Doutora Cristina Pungartnik, e que já conta com um curso de mestrado na mesma área de conhecimento. O programa, também, já tem aprovado o projeto de construção do Centro de Inovação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (CIBBIM) contará com um espaço de 1275m2. A UESC possui agora quatro doutorados, dez mestrados e 25 cursos de especialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário