sábado, 3 de março de 2012

Diario da CNBB

REFLEXÃO
Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores ànatureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.

NOTÍCIAS
1° Encontro de Postulação em Mairiporã
Cáritas colabora com ação às vítimas de enchente no Acre
CCM dá início a curso para missionários recém-chegados do exterior
Pontifício Conselho para os Leigos conclui hoje visita ao Rio
Setor Universidades da CNBB participa de encontro com o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos

1° Encontro de Postulação em Mairiporã
Nos dias 23 a 25 de fevereiro, realizou-se no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã, o 1° Encontro de Postulação, sob a responsabilidade do postulador Dr. Paolo Vilotta, com a colaboração do padre Paolo Lombardo e da irmã CéliaCadorin.
A ocasião contou com a presença do bispo de Campanha, MG, dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, que discorreu sobre o tema “A Santidade”. Na ocasião, estiveram reunidas em torno de quarenta pessoas, dentre padres, religiosas e leigos, os quais puderam expôr as causas das quais participam, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre a postulação.
O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre as várias causas, considerando-se os diferentes estágios em que elas se encontram: beato ou beata, venerável, servo ou serva de Deus. Atualmente, existem no Brasil em torno de cinquenta causas de beatificação, das quais 25 figura como postulador o Dr. Paolo Vilotta.
O postulador é responsável pelas seguintes causas: beata Dulce, da diocese de Salvador, BA; beata Albertina, da diocese de Tubarão, SC; beata Rita Amada de Jesus, da diocese de Santo Amaro, SP; venerável Maria Theodora, da diocese de Jundiaí, SP; servo de Deus padre Victor; serva de Deus irmã Teresa Margarida - Nossa Mãe; serva de Deus Nhá Chica, da diocese de Campanha, MG; serva de Deus irmã Benigna, da diocese de Belo Horizonte, BH; servo de Deus Guido; serva de Deus Odettinha; servos de Deus Zélia Pedreira Magalhaes e Jerônimo Magalhães, da arquidiocese do Rio de Janeiro, RJ; servo de Deus padre Albino, da diocese de Catanduva, SP; servo de Deus Nelsinho, da diocese de São Carlos, SP; servo de Deus padre Donizetti, da diocese de São João da Boa Vista, SP; servo de Deus Franz de Castro, da diocese de São José dos Campos, SP; servo de Deus padre Aloisio Boieng, da diocese de Joinvile, SC; Servo de Deus dom José Antonio do Couto, da diocese deTaubaté, SP; servo de Deus cônego Lafayete da Costa Coelho, da diocese de Guanhães, MG; serva de Deus irmã Maria do Carmo, da diocese de Taubaté, SP; serva de Deus irmã Maria de Lourdes, da diocese de Aparecida, SP; beatos mártires da diocese de Frederico Westhpallen, RS; serva de Deus Isabel Cristina Murad de Campos, da Diocese de Mariana, MG; servo de Deus monsenhor Horta, da diocese de Mariana, MG; servo de Deus soldado José Barbosa, da arquidiocese de São Paulo,SP.
Cada autor da causa apresentou um pouco da vida do seu santo, os trabalhos realizados, os que estão por realizar, as dificuldades encontradas, e a manifestação de fé dos devotos. O evento revestiu-se da maior importância para a Igreja no Brasil. A exposição de cada causa, além de realçar a vida, as virtudes e o martírio de seus filhos, também veio fortalecer o chamado à santidade, bem como demonstrar o crescimento das causas de beatificação.
Cáritas colabora com ação às vítimas de enchente no Acre
É a pior cheia no estado desde 1997. Segundo o coordenador da Cáritas Diocesana de Rio Branco, diácono Francisco Alves da Silva, a situação que já é complexa pode piorar com a previsão de mais chuvas e a ameaça às barragens que estão no limite de sua capacidade.
A cidade mais atingida é Brasiléia, onde 95% da área urbana chegou a ficar submersa, e o número de desabrigados chegou a 6 mil pessoas. O Ministério da Integração Nacional anunciou a liberação de R$ 5 milhões para ajudar na reconstrução das cidades atingidas. Desse total, R$ 1 milhão deve ficar para socorrer a capital, Rio Branco. Em todo o estado do Acre, acredita-se que 100 mil pessoas foram atingidas.
Na próxima segunda-feira, 05/03, uma equipe da Secretaria Nacional de Defesa Civil deve visitar o Acre para avaliar a estrutura das casas atingidas e estudar como será feita a reconstrução daquelas com problemas estruturais. Aldeias indígenas também foram atingidas. Até a última quinta-feira, o nível do Rio Acre estava 1,2 metro acima do normal.
Para colaborar nas ações de apoio às vítimas da enchente, foi criada uma conta para receber doações em dinheiro. Os recursos serão administrados pelo Fórum Tático Operacional da superintendência do Banco do Brasil, em parceria com a Defesa Civil.
CONTA CORRENTE – 100.000-4AGÊNCIA – 0071-XBanco do Brasil
A Cáritas da Diocesana de Rio Branco, em conjunto com a equipe social da diocese, colaboram na arrecadação de donativos e no levantamento das necessidades de aquisição imediata, que inclui alimentos e materiais de higiene pessoal

CCM dá início a curso para missionários recém-chegados do exterior
Teve início no último dia 26 de fevereiro, e segue até 25 de maio, a edição 107 do Centro de Formação Intercultural (Cenfi 107) organizado pelo Centro CulturalMissionário (CCM), em Brasília (DF). O curso é dirigido a missionários recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações que acompanharam sua primeira formação.

Desta vez, o Cenfi conta com a participação de 27 missionários, sendo que a maioria veio do continente asiático, 14; da África, seis; da América, quatro, e da Europa com três. Esses missionários aprenderem ao longo dos três meses de curso quatro propostas integradas. São elas: ensino sistemático da língua portuguesa; estágio nas casas de família; introdução à sociedade e a Igreja no Brasil; uma vida em comum que proporciona um valoroso intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.

Durante o curso os missionários se inserem na cultura brasileira através das disciplinas destacadas acima. O secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, explica detalhadamente como isso acontece na prática. “O curso do Cenfi é um tempo muito especial: para aprender a língua portuguesa e para conhecer os costumes e as aspirações do povo brasileiro; tempo para nos despojar de nossa cultura sem arrancá-la; tempo para revisar nossos critérios pastorais para melhor nos colocar diante dos novos apelos; tempo de uma verdadeira encarnação, embora carregando os valores da nossa própria cultura como bagagem que nos acompanha sempre”, comenta Raschietti.

Uma característica importante do Cenfi é a sua metodologia de ensino e trabalho com os alunos. Isso pode ser observado nas avaliações conforme explica o padre Estêvão. “A avaliação é realizada durante todo o curso, isto é, o aluno estará sendo sempre avaliado por meio de atividades sugeridas pelo professor. Estas atividades consistem em dinâmicas em grupo, avaliações individuais (exercícios) e projetos elaborados pelos alunos”, sublinha.

A eficácia da formação é testada também nos estágios que os missionários fazem em casas de família. “O objetivo é proporcionar o amadurecimento humano, também para o amadurecimento do compromisso missionário. O acolhimento faz parte integrante da vida do nosso povo. Ouvir o povo, nos relacionar com simplicidade, discernir o tipo de relacionamento entre as pessoas, é uma experiência significativa na pedagogia da encarnação”, completa o secretário.

Mais informações: www.ccm.org.br



Pontifício Conselho para os Leigos conclui hoje visita ao Rio


Termina nesta sexta-feira, dia 2, a visita da delegação do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) à Arquidiocese do Rio de Janeiro, em vista dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada na cidade em 2013. A comitiva, liderada pelo cardeal Stanislaw Rylko, visitou os principais pontos da cidade que deve ser integrados àprogramação do evento.

O Comitê Organizador Local, presidido pelo arcebispo do Rio dom Orani João Tempesta, e o PCL estudam oito locais da cidade para os principais atos da JMJ, que devem ser definidos até o mês de julho deste ano. Entre estes locais está o Aterro do Flamengo, onde o papa João Paulo II presidiu a missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, em 1997.

Na quinta-feira, 1ºde março, aniversário da cidade, o cardeal Rylko presidiu a missa no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado. Concelebraram a eucaristia o arcebispo do Rio, os bispos auxiliares dom Paulo Cézar e dom Antônio Augusto Dias e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro.

Na homilia, o cardeal Rylko fez uma avaliação da visita, que começou no dia 27 de fevereiro: "Nestes dias tivemos a oportunidade de trabalhar com o Comitê Organizador da JMJ. Ficamos muito impressionados com o trabalho do COL, com a sua generosidade, com seu empenho e profissionalismo. Parabéns. Ficamos também tocados pela ótima colaboração existente entre o Comitê e a CNBB, assim como com as autoridades civis. Tudo isso nos faz ter ótimas expectativas quanto ao bom êxito da JMJ Rio2013.

Queremos manifestar a todos vocês em nome do Santo Padre a nossa profunda gratidão".

(Com informações do site www.rio2013.com)



Setor Universidades da CNBB participa de encontro com o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos


O Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve presente no encontro que houve da Comissão Organizadora Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) com os representantes da JMJ do Pontifício Conselho para os Leigos. Aassessora do Setor, irmã Maria Eugenia LLoris, se fez presente para falar do Congresso Mundial de Universidades Católicas, a ser realizado durante a pré-JMJ, na cidade de Belo Horizonte (MG). O encontro começou a segunda feira, dia 27, e foi até a sexta feira, 2. O primeiro dia foi dedicado a falar sobre os Dias de Experiências nas Dioceses (DEDs), motivo pelo qual o Setor foi convidado.

Foram colocadas na reunião por parte dos organismos do governo estadual competente as necessidades e organização que comporta a JMJ: logística de transportes, informação, atendimento à saúde, vistos, segurança, eventos culturas, roteiros turísticos e hospedagem, entre outros. Após ter explicado o status da questão e a caminhada da Prefeitura e do Governo do Rio, o cardeal Stanislaw Rilko disse que a JMJ é importante não só pelo número de participantes, mas pela dimensão espiritual. “Cada JMJ revela ao mundo um novo rosto da Juventude Contemporânea. As mídias falam de juventude, mas apontam sempre os aspectos negativos. A JMJ, que são grandes encontros envolta do Sucessor de Pedro, colocam em evidencia que nasce uma nova geração de jovens. Jovens que buscam os grandes ideias, que têm a coragem e se colocar as questões fundamentais sobre o sentido da vida. São um grande sinal de esperança não só para a Igreja mas para a sociedade”, destacou.

Na reunião ficou acertado também alguns pontos a serem debatidos, como a segurança e o transporte na JMJ.

O cardeal dirigiu palavras de agradecimento pelo esforço que a CNBB faz de comunhão na preparação da JMJ junto à diocese do Rio de Janeiro, e dos trabalhos de evangelização, percebendo que o Brasil esta mobilizado nesta caminhada rumo a 2013. “Entre as palavras que dirigiu é importante salientar a necessidade de escutar essa nova geração de jovens, criando espaços de dialogo e escuta para poder compreendê-los sem ideias pré-concebidas. Uma nova juventude que pede novos educadores e acompanhantes”, disse a assessora do Setor Universidades, irmã Eugênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário