sexta-feira, 2 de março de 2012

Cai o número de casos de dengue em Ilhéus

O número de casos de dengue apresentou uma significativa queda em Ilhéus nos primeiros meses de 2012. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade registrou no período de 1º de janeiro a 23 de fevereiro apenas 90 casos suspeitos de dengue. No ano passado foram 133 notificações nesse mesmo período. Isso quer dizer que houve uma queda no registro de casos da doença de 32%. Mesmo assim o secretário municipal de Saúde, Alexandre Simões, garante que não há motivos para comemorar e o trabalho de combate à doença deve continuar.

Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde e da Coordenação de Endemias, vem realizando um planejamento estratégico para o combate à dengue em Ilhéus. Entre as ações articuladas, está a programação de faxinaços nos bairros que possuem maior índice de infestação. No início do mês de fevereiro, por exemplo, foi realizado um mutirão de limpeza no Iguape, na zona norte da cidade, em apoio à ação da Associação de Pequenos e Microempresários do Bairro do Iguape.
Na oportunidade, foram entregues sacos de lixo, realizada capinagem em alguns locais, além do trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. A ação teve o apoio e participação da população do bairro. Em 2012 já foram realizados faxinaços no Alto do Carvalho e Novo Vilela. A coordenação da dengue no município está elaborando um cronograma para a realização dos próximos mutirões. Outra ação realizada equipe de endemias é o uso da máquina costal (fumacê) para o bloqueio ao vetor da doença.
Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas, trabalho que vem sendo acompanhado semanalmente pela Vigilância Epidemiológica. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão visitação das casas, palestras em escolas, reuniões com a comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, além de instituições religiosas dos bairros.
A população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranquilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere”, afirmou Orlando Mendes, chefe da coordenação de endemias. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário