sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rio tem 59 policiais militares presos por aderir à greve

Greve das polícias Civil, Militar e dos bombeiros
Batalhão de Choque fazem patrulhamento no Rio durante
Silvia Izquierdo/Associated Press - Ao menos 59 policiais militares foram presos no Rio de Janeiro, por aderirem à greve da categoria até a tarde desta sexta-feira. As informações são do coronel Robson Rodrigues da Silva.
Nove deles foram presos por liderar o movimento grevista e foram levados para Bangu 1. A Justiça expediu mandado de prisão contra 11 policiais apontados pela corporação como líderes do movimento, 6 deles lotados no batalhão de Volta Redonda.
Os outros 50 policiais estão presos administrativamente nos batalhões por se recusarem a trabalhar.
Outros cem PMs foram indiciados por crime militar ou transgressão e vão responder em liberdade. De acordo com o coronel Robson Rodrigues da Silva, eles não comprometeram o patrulhamento mas fizeram algum tipo de manifestação.
O comando da PM do Rio resolveu jogar duro com os policiais que resolveram aderir ao movimento. Um boletim interno da corporação divulgado hoje traz novas normas para levar o policial grevista de forma mais rápida ao Conselho de Disciplina --e a uma consequente expulsão da PM.
No início da manhã, delegacias de Volta Redonda e de Barra do Piraí ficaram fechadas, mas voltaram a funcionar por volta das 11h. As patrulhas que resolvem aderir à greve estão decidindo não ir às ruas ou então, saem e se reúnem em um ponto específico.
Os batalhões da região sul do Estado também aderiram ao movimento. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram enviados à região para garantir a segurança nas cidades. Outra equipe do Batalhão de Choque foi enviada a Campos, no norte fluminense.
Desde a noite de quarta-feira (8) o cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo está no presídio de segurança máxima de Bangu 1, na zona oeste do Rio. Ele é apontado como responsável por incitar a greve no Rio e em outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário