terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Revitalização da Casa de Cultura é tema de audiência com ministra da Cultura

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda e Maurício Corso
O projeto que elaborado para restaurar e revitalizar a Casa de Cultura Jorge Amado foi um dos principais pontos discutidos entre o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante encontro na nova sede da Representação Regional do Minc, no Pelourinho, em Salvador. Outros assuntos também foram discutidos, a exemplo do desenvolvimento do projeto Praça de Esporte e da Cultura do PAC e o Projeto Usinas Culturais, que serão instalados no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul do município.

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o ator Antônio Grassi, e da representante regional do Minc na Bahia, Mônica Trigo. Após entregar o pedido do projeto de revitalização da Casa de Cultura, que também inclui a sede da Fundação Cultural, a ministra se comprometeu em encaminhá-lo para a avaliação especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Esperamos que a Casa de Cultura e a Fundação Cultural de Ilhéus sejam contempladas o mais breve possível com a reforma. Esses equipamentos culturais guardam parte de nossa história e merecem estar à altura para atender aos milhares de turistas que as visitam todos os anos”, salientou Corso.
Na oportunidade, Maurício Corso também apresentou o projeto do Festival Amar Amado, que acontecerá em Ilhéus, no período de 4 a 12 de agosto de 2012, por ocasião do ponto alto das comemorações do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. A ministra da Cultura agradeceu o convite e confirmou presença no dia 10 de agosto para prestigiar em Ilhéus as homenagens ao nosso ilustre escritor.
Durante sua passagem por Salvador, o presidente da Fundação Cultural participou, ainda, do lançamento do programa Microprojetos Rio São Francisco, no salão nobre do Palácio da Aclamação em Salvador. A ação é voltada para jovens de 17 a 29 anos de 504 municípios que compõem a Bacia do Rio São Francisco, nos estados da Bahia, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal. Para cada um dos 1.050 projetos selecionados, será repassado o valor de R$ 15 mil. Só na Bahia são 115 os municípios que poderão ser contemplados.
Como presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Maurício Corso afirmou que o programa tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, projetos e expressões artísticas que certamente revitalizarão as regiões culturais da bacia do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário