quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Todos nós temos uma hierarquia de valores que servem como critério para a nossa vida e tudo o que temos e fazemos está subordinado a essa hierarquia. A maioria das pessoas orienta a sua vida para a satisfação das suas necessidades primárias e instintivas. Assim, os seus valores principais são a comida, a bebida e o sexo, de modo que essas pessoas, apesar de civilizadas, possuem a mesma hierarquia de valores que os animais: buscam apenas a satisfação dos próprios instintos. Essas pessoas não aceitam a Jesus e criticam a sua doutrina porque a sua dependência aos instintos lhes cega a vista e endurece os seus corações, de modo que não podem compreender a verdadeira hierarquia de valores que Jesus veio trazer para que as pessoas não vivam instintivamente, mas tenham vida em abundância.
 NOTÍCIAS
Comissão de Vida e Família apresenta programa voltado à sociedade brasileira 
Na segunda segunda-feira de cada mês, às 16h30, vai ao ar um programa fruto de uma parceria entre a Comissão de Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a TV Canção Nova.



Trata-se do ‘Além da Notícia’, um programa de entrevistas com duração de 30 minutos, que aborda temas voltados à vida e a bioética na sociedade brasileira, com objetivo de trazer assuntos relevantes da sociedade contemporânea para debate e reflexão.



“O programa aborda temas de política, ambientais, de uma forma diferenciada, sem clichês”, disse o assessor da Comissão de Vida e Família e responsável pela parceria com a Canção Nova no ‘Além da Notícia’, padre Rafael Fornasier.






Jovens de Roraima recebem orientações sobre o Projeto Lectionautas



No último dia 10 de fevereiro, aproveitando a presença da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, Cecília Rover, o bispo de Roraima (RR), dom Roque Paloschi, promoveu o encontro da assessora na Prelazia de Boa Vista com outros coordenadores locais para uma formação do projeto Lectionautas.



O Lectionautas é um programa para internautas jovens oferecendo itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina (leitura orante), adaptada à linguagem jovem.



Segundo os coordenadores que implantarão o Lectionautas em Boa Vista, o dialogo com a assessora da CNBB foi uma troca de experiências e possibilitou a socialização da caminhada, de algumas iniciativas, assim como do material e das atividades do Setor.



Estiveram presentes: Roberto Jaramillo, jesuíta; e os dois irmãos maristas, Danilo Correia Bezerra e Neori Rodrigues da Fonseca. Entre os primeiros passos a serem dados o grupo quer articular iniciativas com os jovens e com os professores universitários em sintonia com a caminhada do Setor Universidades. Estas iniciativas mostram o interes cada vez mais vivo por parte da Igreja de estar presente de maneira mais organizada e significativa no meio universitário.



“Este evento contou com a presença de jovens vindos do interior de Roraima, que prepararam com carinho as orações do inicio e a missa final no ambiente da espera dos ícones da JMJ que irão se fazer presentes nas dioceses em breve. Desta maneira o encontro dilatava seus horizontes colocando a busca dos jovens de Roraima na busca de tantos outros jovens que estão se preparando para a JMJ de 2013. Nesse ambiente este encontro teve o diferencial que foi levado para a dioceses”, disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.






Análise de conjuntura política é apresentada ao Consep



Começou na manhã de hoje, 14, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) de 2012.



Os bispos do Consep ouviram, entre outros assuntos, a análise de conjuntura que teve como destaque, no plano internacional, a crise mundial e, no plano nacional, a dívida pública e a crise da oposição.



Elaborada por uma equipe especialmente constituída para esse fim, a análise foi apresentada pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), professor Pedro Gontijo. Ao avaliar a crise econômica mundial, o secretário a classificou como sendo profunda e com aspectos de ser duradoura, colocando países como Portugal, Irlanda, Espanha, Grécia, em situação delicada.



“A situação da Grécia, mesmo com a aprovação do pacote econômico pelo parlamento, não foi solucionada”, explicou Gontijo. Em sua opinião, a crise coloca em xeque a realização do sonho de unidade dos países da Europa conforme proposta da União Europeia, “já que a pauta econômica tira a autonomia dos países delimitando sua política”.



Outro ponto importante citado na análise foi quanto à questão ambiental no mundo. Gontijo afirmou existir um desinteresse por parte das lideranças mundiais por esta pauta, devido à política econômica. Segundo o secretário, a Rio + 20 e as definições do protocolo de Kyoto estão sendo “esvaziadas” na agenda internacional. “Nos fóruns, a pouca preocupação com a questão ambiental se expressa no esvaziamento dos líderes mundiais, com a presença de técnicos de terceiro escalão”, analisou.



Na análise da conjuntura no Brasil, o destaque foi a dificuldade de se alterar o padrão da política Brasileira. Em 2011, 45,5% dos recursos da União (R$ 708 bilhões de reais) foram utilizados para o pagamento de juros e amortizações. Enquanto isso, setores essenciais não tiveram os recursos necessários para estabelecer políticas coerentes. A saúde recebeu apenas 4% do orçamento da União; a educação 3%; a segurança menos de 1%, e a reforma agrária quase nada. “Vemos a inclusão dos mais pobres pelo consumo, e não pela cidadania”, afirmou Gontijo.






3º Simpósio sobre o Ecumenismo e o 15º Encontro de Professores de Ecumenismo e do Diálogo Inter-religioso



Nos dias 10 a 12/2012 de fevereiro, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB realizou, no Centro de Acolhida Missionária, no Rio de Janeiro, o III Simpósio sobre o Ecumenismo e o XV Encontro de Professores de Ecumenismo e Ensino Religioso. O Simpósio/Encontro de Professores contou com a participação de mais de 60 participantes, oriundos das diversas regiões do Brasil. Além dos professores, participaram também do Simpósio bispos referenciais e assessores para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso nos Regionais da CNBB e nas dioceses, agentes das mais diversas áreas de pastoral – diáconos, padres, religiosos, leigos - e representantes da Igreja Presbiteriana Unida e da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.



A realização do Simpósio foi precedida pela reunião do Grupo de Reflexão sobre o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso – GREDIRE, que ajuda a Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na reflexão sobre os desafios e as possibilidades para o diálogo no Brasil. O GREDIRE tomou conhecimento do Plano Quadrienal da Comissão Nacional, e analisou como favorecer a realização dos projetos que a Comissão possui para o ano de 2012.



Na celebração de abertura, na noite do dia 10, Dom Francisco Biasin, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, enfatizou que o ecumenismo deve ser uma opção de cada fiel católico, porque é uma opção do próprio Cristo, do seu Evangelho e da Igreja. Isso exige abertura para o outro, o diferente. Afirmou que é próprio da cultura do povo acolher o diferente, dialogar, conviver. Diante do religioso, o povo tem atitude de respeito e veneração. Não é com ataque e defesa aos membros de outras igrejas e religiões que aprendemos a ser cristãos, mas com simpatia, acolhimento, escuta e ação conjunta. Dom Biasin comunicou que a Comissão que ele preside está disposta a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a causa da unidade dos cristãos e o diálogo entre as religiões se intensifique no Brasil.



Visitas



O Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, visitou os participantes do Simpósio. Manifestou sua alegria em saber que havia esse Simpósio sobre Ecumenismo no Brasil e da possibilidade em visitar os participantes do evento. Falou-lhes sobre o diálogo que a Igreja católica com realiza com as Igrejas Ortodoxas e Evangélicas no nível internacional, seus desafios e seus frutos, e incentivou a todos para fortalecerem a convicção ecumênica, afirmando a centralidade da oração e a importância da formação para que o diálogo dê bons frutos.



O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também visitou os participantes do Simpósio, manifestando seu contentamento pelo fato de que o evento acontece no Rio de Janeiro e por constatar o número significativo de participantes, expressando seu desejo que o ecumenismo e o diálogo inter-religioso se afirme como convicção de todos e da Igreja. Falou também da preparação da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Brasil em 2013.



Conteúdo do Simpósio



Os participantes do Simpósio refletiram sobre A Diversidade Religiosa no Brasil. Com a assessoria do Prof. Emerson J. Sena da Silveira, da Faculdade Federal de Juiz de Fora, analisaram os últimos dados do IBEGE sobre o universo religioso brasileiro.



Esses dados foram analisados na perspectiva sociológica, através de leituras quantitativas e qualitativas. Constatou-se que o Brasil é fundamentalmente religioso, mesmo se tem havido crescimento no número de pessoas que dizem não terem religião nenhuma. O universo religioso é plural, mas há quem se pergunte que valor tem a diversidade religiosa no Brasil se a maioria absoluta da população é cristã. Analisando o pentecostalismo, destacou o fato de que é o neopentecostalismo que mais se manifesta hoje na sociedade brasileira, com uma variedade de características que dificultam sua compreensão.



O Pe. Marcial Maçaneiro apresentou uma leitura teológico-pastoral do pentecostalismo. Mostrou que o pluralismo pentecostal não possibilita fáceis consensos em sua compreensão. Foram analisadas algumas das características das comunidades pentecostais que ajudam a compreenda-las em sua auto-consciência teológica, entre outras: o Batismo no Espírito, o processo de conversão, a santidade, os carismas e ministérios, a centralidade da palavra, a missionariedade. Foram analisados também alguns elementos em relação com a doutrina católica, sobretudo o Batismo e a Eucaristia. Constatou-se que, não obstante as diferenças com a doutrina católica, há possibilidade de diálogo em torno desses elementos. Mostrou que esse diálogo já acontece em nível internacional desde 1972, e apresentou as iniciativas de diálogo católico-pentecostal existente no Brasil, concentradas, sobretudo, em encontros celebrativos, na perspectiva do louvor.



Os participantes do Simpósio refletiram também sobre o modo como a Igreja no Brasil orienta o diálogo ecumênico e inter-religioso. O Pe. Elias Wolff, assessor da Comissão Nacional, apresentou um organograma que mostra a estrutura do serviço a favor do ecumenismo e do diálogo entre as religiões no país, e o “Plano Quadrienal – 2011-2014” da Comissão Nacional.



Reunidos por regiões do país, os participantes do Simpósio buscaram identificar algumas dificuldades, os aspectos positivos e dar sugestões para o crescimento do diálogo ecumênico e inter-religioso nos diferentes regionais da CNBB.



Das dificuldades, destacam-se:



1) A pouca organização da ação para o diálogo ecumênico e inter-religioso nas dioceses e regionais;2) Algumas pessoas apresentam-se como “referenciais” para incentivar o ecumenismo nas dioceses e regionais, mas não se percebe uma atuação convicta, capaz de dinamizar a Igreja local para essa causa;3) O pouco investimento na formação ecumênica e inter-religiosa dos agentes de pastoral;4) A pouca informação nas dioceses sobre os projetos ecumênicos do CONIC;5) A dificuldade para ter o apoio do clero para as iniciativas ecumênicas – como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos;6) A falta de recursos para a participação em eventos ecumênicos;



Dos aspectos positivos, salientou-se:



1) Há pessoas convictas sobre o valor do ecumenismo e o diálogo inter-religioso nas dioceses e regionais. Precisam ser fortalecidas e encontrar mais espaço para atuarem;2) É louvável o empenho da CNBB para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, explicitado nos projetos da Comissão específica;3) A abertura para o diálogo interreligioso, sobretudo com as tradições religiosas afro;4) A abertura para o diálogo com os pentecostais;



Das sugestões:



1) Fazer simpósios de formação para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso nos regionais da CNBB para favorecer mais a participação das lideranças da região; 2) A Comissão Nacional poderia buscar recursos para favorecer a participação das pessoas com dificuldades econômicas, mas militantes no ecumenismo e diálogo inter-religioso;3) Garantir sempre a presença de representantes de outras Igrejas;4) Tornar mais conhecido os projetos ecumênicos da Comissão Nacional nas dioceses e regionais;5) Temas para o próximo Simpósio: diálogo interreligioso, pentecostalismo, ensino religioso.






Maquete da Catedral Cristo Rei, que foi abençoada pelo papa, será apresentada aos fiéis



A maquete da Catedral Cristo Rei, que está sendo construída em Belo Horizonte (MG), e que fez parte da exposição “O esplendor da verdade, a beleza da caridade”, vai ser apresentada em Belo Horizonte nesta terça-feira, 14. Em breve a maquete estará nas paróquias da arquidiocese de Belo Horizonte, para que todos possam conhecer detalhes da Catedral Cristo Rei.



Ao ver a maquete no ano passado, o papa Bento XVI demonstrou entusiasmo. “É muito bom que ainda hoje existam pessoas com coragem para construir igrejas capazes de acolher tanta gente”, disse Bento XVI.



O papa ficou muito feliz ao saber que o serviço pastoral da Igreja metropolitana de Belo Horizonte terá na Catedral Cristo Rei um grande centro. “Com as pessoas próximas agiliza e melhora o serviço da Igreja”, comentou o Sumo Pontífice.



A primeira Missa com a maquete da Catedral Cristo Rei será celebrada hoje, 14, às 20h, no Ginásio do Colégio Pio XII. O endereço é Rua Alvarenga Peixoto, 1679, Santo Agostinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário