sábado, 18 de fevereiro de 2012

Clima de guerra no Sul da Bahia entre indios e fazendeiros

Pelo menos 15 fazendas foram invadidas por índios Pataxós nos últimos três dias nos municípios de Itaju do Colônia e Pau Brasil, na região sul da Bahia. Nos dois municipios o clima é de tensão, mesmo com a presença da Polícia Federal.
Segundo os fazendeiros trabalhadores rurais têm sido espancados e saqueados pelos indios durante a ocupação das fazendae. Desde o inicio do ano, na região, já são mais de 20 proriedades invadidas pelos indios.

Os fazendeiros denunciam ainda quw “os indígenas não agem sozinhos. Eles ganharam reforço de bandos armados com escopetas, rifles e revólveres.” Na região do conflito estão propriedades de grandes empresários e de políticos adversários do PT.
Produtores afirmam “que os pataxós têm desrespeitado determinações judiciais e orientação da própria Fundação Nacional do Índio (Funai). As propriedades invadidas pelos pataxós estão situadas numa região que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal. sobre a ação cível originária (ACO) 312, da Funai, na qual pede que os títulos das propriedades rurais existentes sejam considerados nulos, e As áreas com beinfeitorias sejam devolvidas aos indígenas.”
A continuidade do julgamento estava marcada para outubro do ano passado. O governo baiano informou dos riscos da continuidade do julgamento naquele período e solicitou adiamento.Fazendeiros cobram a retomada imediata do julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário