segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Segundo a Prefeitura centenário de Jorge Amado em Ilhéus servirá como referência para o mundo


Jorge Amado e Zelia Gatai
eternos como o amor que tinham por Ilhéus

Ilhéus já está se preparando para comemorar o centenário do escritor Jorge Amado, um evento que promete ficar na história da cidade. A festa, que acontecerá entre os dias 5 a 12 agosto, mês de aniversário do escritor Jorge Amado, vai contar com shows de artistas nacionais, feira literária com escritores internacionais, festivais de teatro, dança e música, além de um festival gastronômico. Toda a festa será coordenada pela empresa Maná Produções, responsável há mais de 10 anos pelo Festival Folclórico de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, um dos maiores eventos do planeta, e a Parada GLBT de São Paulo, evento que reúne todos os anos cerca de três milhões de pessoas.

De acordo com o diretor-presidente da Maná Produções, André Guimarães, o Centenário Jorge Amado de Ilhéus, que servirá como referência para o mundo, contará com três etapas. A primeira será a revitalização do Quarteirão Jorge Amado, dividindo o espaço em roteiros de visitação, transformando num dos maiores pontos turísticos da Bahia. O projeto prevê também a restauração da Casa de Jorge Amado, através de parcerias entre as empresas públicas e privadas. A casa onde o escritor passou grande parte de sua infância e adolescência será totalmente recuperada para receber ainda mais ilheenses e turistas encantados pelas obras de Jorge Amado.
Mas o ponto alto das comemorações, segundo explicou o presidente da Maná Produções, será o Festival Amar Amado, entre os dias 5 a 12 de agosto, que contará com uma série de atividades, incluindo shows de artistas nacionais aberto ao público, festival gastronômico, exposições e mostras de dança e teatro. Também será realizado um festival literário contando com a presença de escritores nacionais e internacionais, além de apresentações de artistas que interpretarão as obras do escritor Jorge Amado.
Outro marco das comemorações será o projeto de transformar Ilhéus no dia 10 de agosto, dia do aniversário de Jorge Amado, na capital da Bahia. A idéia, que será apresentada ao governador Jaques Wagner, é de que nesse dia a capital da Bahia seja transferida, simbolicamente, de Salvador para Ilhéus, onde o governador assinará atos e despachará com secretários e assessores. Há também a solicitação para que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, participe das comemorações do centenário do escritor Jorge Amado em Ilhéus.
O projeto do Centenário de Jorge Amado foi apresentado na semana passada ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que garantiu todos os esforços necessários da prefeitura para viabilizar as comemorações. A proposta também foi apresenta aos secretários municipais, assessores e à sociedade civil organizada, que tiveram a oportunidade de sugerir e esclarecer as dúvidas. De acordo com André Guimarães, todos os recursos para a viabilização das obras e atividades do projeto Centenário de Jorge Amado serão assegurados através do apoio de empresas públicas e privadas, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário