segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

População participa da Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença

Milhares de ilheenses e turistas participaram no último final de semana, na Estância Hidromineral de Olivença, da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, um dos principais eventos do calendário de verão do município. A festa, organizada pela Associação de Machadeiros de Olivença e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e a administração de Olivença, começou no último sábado, dia 07, e prossegue até o final do mês de janeiro, garantindo a tradição e uma série de eventos religiosos e profanos.
Os festejos começaram às 5 horas da manhã do sábado, com alvorada de fogos anunciando o evento. À noite foi celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Escada, com a benção dos machadeiros. Em seguida, na praça Cláudio Magalhães, em frente à igreja, o público curtiu os shows das bandas regionais. No domingo (9), ponto alto da festa, a programação também foi iniciada às 5 horas da manhã com alvorada de fogos. Logo depois os machadeiros seguiram para a floresta para a retirada do mastro. Moradores, ilheenses e turistas tomaram as ruas de Olivença à espera do cortejo formado pelos puxadores do mastro.

Assim como nos anos anteriores, enquanto o ritual da derrubada era realizado na mata de Ipanema, centenas de pessoas encheram as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada do mastro, o cortejo retornou em direção à praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba. A chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães ocorreu por volta das 18 horas, quando aconteceram o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião.
Na avaliação do secretário de Turismo, Paulo Moreira, a festa cumpriu o seu objetivo maior que foi manter a tradição e movimentar Olivença, um dos locais mais procurados pelos turistas durante todo o ano. Segundo ele, um dos destaques da Puxada do Mastro deste ano foi mais uma vez o clima de paz, harmonia e tranquilidade que reinou durante todo o evento. “Com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, entre outras entidades, tivemos um evento sem um único incidente. Foi, enfim, uma festa para os nossos visitantes e para toda a família ilheense”, comemora Moreira.
HISTÓRIA - A Puxada do Mastro é uma festa tradicional no município de Ilhéus e é realizada todos os anos na primeira semana de janeiro, em Olivença, em homenagem a São Sebastião. Contam os historiadores que a antiga vila de Olivença – distrito de Ilhéus desde 1911- foi organizada através de uma missão jesuítica no período colonial e tudo indica que a festa é o resultado da cristianização de um ritual indígena. Assim os jesuítas atraíam os índios para a fé cristã.
Os índios, ágeis serradores de madeira, dirigiam-se à floresta, escolhiam, cortavam e descascavam uma árvore com a qual preparavam um grande mastro. Este mastro, amarrado por uma corda comprida e resistente, era arrastado até a vila, e colocado em pé, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Escada. A corda era solenemente depositada no altar, aos pés da Santa. A tradição da preparação e realização da festa é mantida até hoje pelos descendentes dos índios e caboclos que, com fé e orgulho, transmitem às novas gerações os costumes e as crenças de seus ancestrais.
No dia que antecede a festa, os caboclos dirigem-se à floresta, distante de Olivença, para escolherem a árvore que será transformada no mastro. Quando encontram uma árvore de grande porte, os homens cantam músicas características da festa, dançam e soltam foguetes, anunciando que a madeira está escolhida e que a festa está começando. E no dia da Puxada do Mastro, fé e alegria se juntam para saudar São Sebastião. Todos fazem questão de ajudar a puxar o mastro de São Sebastião, pois diz a lenda que aqueles que participarem do ritual serão protegidos de todos os males e terão sorte durante o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário