terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novo secretário de Itacaré busca fortalecer cidade como destino turístico

Fazer o turismo com inclusão social, promover a interiorização do turismo, reduzir a sazonalidade são as principais diretrizes do novo secretário de Turismo de Itacaré, o empresário e administrador de empresas Cléber Filho. Ele substitui Diana Quadros, que se afastou do cargo por problemas de saúde. Atuando na área há 15 anos, o novo titular da pasta tem 41 anos e vem de família pioneira na promoção do destino Itacaré.
Nossa família tem relação com a cidade há cerca de 150 anos”, diz o empresário, graduado em administração de empresas pela Unifacs, com pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Cléber Filho está trabalhando no fortalecimento do destino desde 1997. Foi um dos fundadores do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), entidade que ajudou a alavancar o segmento no município. Entre as ações da instituição está a implantação do Conselho de Turismo de Itacaré (Contur).
O novo secretário deseja promover a aproximação com escolas do município com o objetivo de divulgar a cultura do turismo sustentável e levar cursos técnicos em parceira com instituições como o Senac. “Queremos fortalecer a capacitação”, afirma. Cléber Filho acredita que a inserção de nativos no mercado de trabalho vai ajudar a elevar a autoestima dos moradores. “Vamos conscientizar turistas e empresários da importância de ter nativos inseridos no mercado de trabalho ou como colaborador ofertando bens e serviços, como artesanato e guias”, garante.
Para Cléber, Itacaré tem um diferencial em relação a outros destinos: o turismo de aventura. “Existe um processo de saturação e inadequação do produto sol e praia em Itacaré, dificultando a qualquer gestor municipal gerar soluções de infraestrutura para um maior adensamento urbano”, atesta.
A fim de promover a interiorização, a secretaria municipal de Turismo vai oferecer apoio institucional a iniciativas já implantadas, a exemplo dos Restaurantes Meridian, de Sinho, em Taboquinhas; de Gaô, na Vila Maria, vizinha ao povoado de Água Fria, próximo ao rafting; a pousada e cinema de Alan; pousada de Zé de Crescêncio, empresas de rafting e ecoturismo e ao chocolate Badaró. Uma das metas é levar informações sobre Taboquinhas e área rural a potenciais empreendedores.
Méritos
Cléber Filho reconhece méritos no governo do prefeito Antônio de Anízio com o turismo. “No governo anterior, o turismo era colocado no segundo plano, existia uma secretária somente no papel. O secretário não tinha nem sequer uma mesa para despacho. Hoje temos uma Secretaria estruturada e com um excelente corpo técnico”, diz.
O novo secretário avalia como exitoso e de qualidade o trabalho desenvolvido ao longo de três anos por sua antecessora, a empresária Diana Quadros. “Ela divulgou a cidade no Brasil e no exterior com a participação em feiras do setor, estruturou a secretaria. Muito do que está acontecendo de positivo em Itacaré se deve a ela ao realizar um excelente trabalho à frente da Secretaria de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário