segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fundação Cultural e MinC trazem a Ilhéus Programa de Capacitação em Projetos Culturais

A primeira etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2012 já está com as inscrições abertas, viabilizada através de uma parceria entre a Fundação Cultural de Ilhéus e o Ministério da Cultura. O curso de nivelamento à distância é o primeiro passo para aqueles que desejarem participar da seleção para as oficinas presenciais (2ª etapa) que serão realizadas em Ilhéus, único município da Bahia a realizar o Curso que acontece ainda em mais oito cidades em todo o Brasil.
O programa é gratuito e viabilizado através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, contando também com a parceria da FGV, Sesi e do Itaú Cultural. Seu objetivo é capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado, com a finalidade de qualificar a demanda no setor cultural. Além disso, visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural.

Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, é fundamental capacitar os nossos artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em áreas distintas, para vencerem o desafio de viabilizar novos projetos culturais para Ilhéus e região. “Com a realização desse programa, além de capacitar novos gestores, estaremos proporcionando uma visão mais ampla e integrada das atividades culturais e preparando o profissional para elaborar e desenvolver o seu próprio projeto cultural”, disse.
A Fundação Cultural de Ilhéus vem realizando parcerias importantes com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, diversas instituições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, além do próprio MINC, que realizou em parceria com a Fundaci. Desde 2009, que foi realizado o primeiro Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura, formando, posteriormente, novas turmas em Belém (PA), Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT).
Etapas - A primeira etapa é o Curso de Nivelamento de Conteúdos de 15 horas, que acontecerá na modalidade à distância, em que serão apresentados os conceitos básicos que envolvem os temas tratados. Esse curso é de livre acesso a todos os interessados e também é obrigatório para aqueles que desejarem fazer o curso presencial. As inscrições podem ser efetuadas até 24 de fevereiro na seção “Inscrições” do sitewww.fgv.br/fgvonline/minc.
A segunda etapa é a Oficina presencial em Ilhéus, que tem apenas 80 vagas (limite máximo) e acontecerá no período de 21 a 23 de março de 2012. A oficina terá duração de três dias e abordará, de forma prática, os conteúdos envolvidos, explorando a formulação de um projeto cultural e sua gestão. A seleção para esta etapa levará em consideração alguns critérios, como a classificação na etapa anterior e o local de residência, sendo priorizados os que residirem na localidade onde ocorrer a oficina ou em localidades próximas, além de haver a possibilidade de análise de currículo.
A terceira etapa será ministrada à distância. Ela consiste em módulos avançados dos conteúdos anteriormente trabalhados, que poderão ser realizados somente por aqueles que passarem pelas etapas anteriores. Cada módulo (que terá de 15 a 30 horas) pode ser acompanhado separadamente e dará direito a um certificado por módulo concluído.
Um ponto que merece destaque é a formação específica para os agentes públicos que cumprirem, a contento, a segunda etapa, e desejarem se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, eles deverão cumprir satisfatoriamente os módulos avançados da terceira etapa e participar de uma oficina presencial específica para os multiplicadores.
Direitos autorais e projetos culturais - O programa terá um módulo específico (que será tratado de forma diferenciada em cada etapa) para a questão dos direitos autorais. Considerados fundamentais em todas as relações do campo da cultura (produção, distribuição, fruição e consumo do produto cultural), os direitos autorais serão apresentados de forma a possibilitar uma melhor gestão dos projetos culturais. A inclusão deste módulo no programa objetiva que, ao final, os participantes saibam como usar uma obra protegida, e como proteger e fazer circular uma nova criação. Maiores informações acesse o link: http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/acesso_curso_atualizacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário