segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
A inveja nos faz capazes de encontrar os motivos mais terríveis para condenar alguém que pratica o bem. Com Jesus não foi diferente.Os mestres da Lei viam tudo o que Jesus fazia e não podiam negar os fatos, mas quando deveriam aderir à proposta de Jesus, a inveja tomou conta dos seus corações. Como o poder de Jesus não podia ser contestado, resolveram contestar a origem de tal poder, afirmando que este não era a manifestação de uma realidade divina, e sim diabólica, atribuindo a Jesus o que de fato era a origem dos seus próprios pensamentos, uma vez que negavam como divina a ação do próprio Espírito Santo, e isso sim, é algo diabólico.
NOTÍCIAS
Toma posse o novo bispo da diocese de Guarulhos
Visita do Papa a Cuba: "tem grande importância para região, para América Latina e Cuba"
Já está à venda o subsídio “Hora da Família 2012”
Agentes de Saúde de todo o país se preparam para a Romaria da Pastoral da Saúde
Regional Nordeste 3 participa de Curso de Atualização e Formação Litúrgico Musical
Conselhos Missionários realizam formação no Maranhão

Toma posse o novo bispo da diocese de Guarulhos
O povo da diocese de Guarulhos (SP) lotou o ginásio Paschoal Thomeu, na tarde do último domingo, 22, para celebrar a posse do seu 3º bispo diocesano, dom Joaquim Justino Carreira. A celebração foi presidida pelo arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por dom Luiz Gonzaga Bergonzini, agora bispo emérito de Guarulhos, além de 19 bispos e vários padres.
Após a leitura da bula pontifícia na qual o papa Bento XVI nomeia o novo bispo para Guarulhos, dom Odilo e dom Luiz entregaram o báculo, sinal do pastoreio, a dom Joaquim, que sob os aplausos dos fiéis tomou posse oficialmente como bispo de Guarulhos. A partir desse momento, ele também assumiu a presidência da celebração.
Em nome da diocese, um casal de leigos, uma religiosa e um padre, prestaram obediência e respeito ao novo bispo. “Querido dom Joaquim, nós o acolhemos com alegria de uma família que acolhe o pai em casa. É agora o pai espiritual de todos os filhos da cidade de Guarulhos. E como nosso bispo e pastor, lhe prometemos, com lealdade e obediência, ouvir e seguir os vossos ensinamentos”, manifestou Geraldo Magela de Paula Souza, que, acompanhado de sua esposa, Sueli Rodrigues dos Santos Souza, representou os leigos da diocese.
O vigário geral da diocese, padre Antônio Bosco, expressou, em nome do clero local, a obediência filial dos padres e diáconos guarulhenses. “Seja esse nosso gesto de obediência inspirado no sim de Maria, virgem obediente e fiel”, afirmou.
Ao saudar dom Joaquim, dom Odilo Pedro Scherer, manifestou a alegria em poder testemunhar o momento e fez uma breve reflexão sobre quem é o bispo na diocese. “De fato, o bispo, na nossa Igreja Católica, desempenha o papel de sucessor dos apóstolos. Ele é o encarregado maior de zelar pelo bem da Igreja, portanto, zelar pelo bem da vida da Igreja local”, explicou o cardeal. “A exemplo, e por encargo do pastor que é Jesus, o bispo tem a missão de ser pastor do povo e prover a caridade pastoral, a justiça, o respeito pela pessoa, a atenção por todos os necessitados, especialmente os doentes, os pobres e aqueles que não têm a sua dignidade reconhecida”, destacou o arcebispo.
Em sua primeira homilia como bispo de Guarulhos, dom Joaquim afirmou acolher com profundo respeito e obediência a missão confiada a ele pelo papa, consciente de que é o próprio Jesus, o bom pastor, que o chama e o envia para anunciar o Evangelho.“A Palavra de Deus também nos apresenta a missão da Igreja, como continuadora da missão de Jesus: Anunciar ao mundo a vontade de Deus; a vocação dos apóstolos e dos discípulos de Cristo; a formação e o envio de pessoas que evangelizem e a orientação para que todos participem do Reino de Deus, vivendo na justiça e no amor”, exortou.
Por fim, dom Joaquim afirmou que Deus o chamou para a “querida cidade de Guarulhos para testemunhar que é possível o encontro pessoal com Jesus Cristo através da experiência da misericórdia e do perdão. “O Senhor me chamou e me trouxe aqui para anunciar que: o tempo já se completou, o Reino de Deus está próximo, que todos somos peregrinos, rumo à vida eterna e somente o amor e a caridade permanecem para sempre”.

Visita do Papa a Cuba: "tem grande importância para região, para América Latina e Cuba"
O embaixador de Cuba junto ao Vaticano, Eduardo Delgado Bermúdez, assegurou que 'a máxima aspiração' dos cubanos é que o Papa Bento XVI 'deixe Cuba contente com a visita, feliz como o Beato João Paulo II'.
Em diálogo com o grupo ACI no Vaticano nesse 18 de janeiro, o diplomata explicou que a viagem do Papa -prevista para os dias 26 a 28 de março- 'tem uma grande importância para a região, para a América Latina, e Cuba'. O embaixador assegurou que na ilha esperam ao Papa 'com alegria, com afeto, com respeito, todos os cubanos e incluindo o governo, com muita alegria e com muito respeito'. 'Para as autoridades vai ser uma oportunidade de receber o chefe da Igreja Católica, o Supremo Pontífice, e de conversar. Penso sempre que o efeito vai ser positivo no marco de uma relação entre o estado, o governo e a Igreja em Cuba, e com a Santa Sé', acrescentou.
Delgado recordou os frutos da histórica visita que em 1998 realizou o Beato João Paulo II à ilha. Foi 'o primeiro Papa que visitou Cuba e foi um marco com as relações com a Igreja. Por exemplo, um resultado daquela visita é que o Natal voltou a ser um feriado institucionalizado na nação'. 'O resultado da visita de João Paulo, que deixou nele um rastro muito profundo como o confessou em testemunhos que deixou posteriormente deixou também em Cuba um rastro muito importante', indicou.

Já está à venda o subsídio “Hora da Família 2012”
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar acabam de lançar o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.
O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.
“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.
O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).
Reunião
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012. Está será a 2º reunião da nova Comissão.
Peregrinação Nacional da Família
No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).

Agentes de Saúde de todo o país se preparam para a Romaria da Pastoral da Saúde
O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), se prepara para receber, no próximo dia 11 de fevereiro, a Romaria da Pastoral da Saúde. A Romaria acontece este ano, precisamente, na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, onde se comemora o Dia Mundial do Enfermo.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Wilda Aparecida Haynes, cerca de 1200 pessoas, que envolvem agentes e profissionais da área de saúde, estão se mobilizando para participar da assembleia, que vai ter como tema “Fraternidade e saúde pública”, o mesmo da Campanha da Fraternidade deste ano. O assessor dessa assembleia será o secretário executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias.
Considerado um dos principais eventos organizados pela Pastoral da Saúde, a Romaria tem início às 9h com a missa, que será presidida pelo bispo de Jaboticabal (SP), dom Antônio Fernando Brochini, e por dom Francisco José Zugliani, responsável pela Pastoral da Saúde no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
No final da missa, os bispos abençoarão os romeiros, seguindo-se da Benção dos Doentes.

Regional Nordeste 3 participa de Curso de Atualização e Formação Litúrgico Musical
Acontece em Feira de Santana (BA), dos dias 19 a 29, no Centro de Formação Papagaio, o Curso de Atualização e Formação Litúrgico Musical do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).
Na primeira etapa o curso contou com a participação de 27 pessoas. As duas primeiras disciplinas do curso foram ministradas pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol, e pelo assessor da Comissão, padre Hernaldo Pinto Farias.
“Está sendo, de certa forma, uma redescoberta da liturgia por parte dos participantes, como meio de aperfeiçoar e ritualizar a nossa salvação nas diversas comunidades espalhadas pelo Regional”, disse o padre Hernaldo.
No sábado, dia 21, o arcebispo de Feira de Santana, dom Itamar Vian, visitou os participantes do curso. Ele acolheu os presentes, incentivou-os para o estudo da liturgia e apresentou a programação das comemorações do jubileu da arquidiocese.
Dom Armando Bucciol lamentou o pequeno número de participantes e conclamou o Regional a se empenhar na divulgação e envio de representantes de suas dioceses, já que o curso visa a formação litúrgica do Regional, facilitando a participação de todos.

Conselhos Missionários realizam formação no Maranhão
Até o dia 28 deste mês, representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIS) estão reunidos em Bacabal, no Maranhão, para a 20ª edição do Curso de Formação Missionária. O encontro acontece no Centro Franciscano de Animação Missionária, e tem como tema “Missão dos cristãos nas políticas públicas”.
O encontro começou no dia 14, reunindo cerca de 60 participantes, entre agentes de pastorais, religiosos e sacerdotes vindos de Tocantins, Roraima, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Maranhão. Tal diversidade cultural entre os participantes fomenta, de acordo com os organizadores, uma espiritualidade de comunhão e participação que colabora para que a missão seja reconhecida não como tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã.
Na abertura foi realizada uma missa presidida pelo bispo de Bacabal, dom Armando Martin Gutierrez, que também é o referencial das missões no Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).
Já passou pelo encontro o padre João Maria Van Dammem que apresentou uma “Analise de Conjuntura”, não só no âmbito de Brasil, mas a nível global, ressaltando o valor dos movimentos sociais. Em seguida, Ivo Poleto assumiu a assessoria do evento, refletindo sobre a importância de se assumir uma postura cristã diante das políticas públicas de seus municípios. Também será feita a apresentação do projeto missionário para os Regionais Nordeste 4 (Piauí) e 5 (Maranhão), além da reflexão da dimensão missionária da Campanha da Fraternidade desde ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário