quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
O evangelho de hoje é uma continuação dos evangelhos anteriores e nos mostra que, se por um lado, as autoridades religiosas da época de Jesus não concordavam com o seu modo de agir e com os seus ensinamentos, por outro lado, a multidão cada vez mais aderia aos seus ensinamentos e procurava em Jesus a solução para os seus problemas, naturais ou espirituais. A visão institucionalizada da fé é importante porque nos ajuda a viver comunitariamente o nosso relacionamento com Deus, mas pode ser perigosa enquanto pode submeter o próprio Deus aos critérios da razão humana ou legitimar, em nome de Deus, relacionamentos e costumes meramente humanos que podem até ser opressores e excludentes.
NOTÍCIAS
Simpósio internacional promove combate à pedofilia
Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II
Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações
CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos


Simpósio internacional promove combate à pedofilia
“Em direção à cura e à renovação”, é o título do Simpósio Internacional promovido pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o qual vai abordar a temática do abuso sexual por membros da Igreja. O objetivo desse encontro é renovar o empenho da Instituição Católica contra esse tipo de crime.

Dos dias 6 a 9 de fevereiro, bispos e superiores gerais das ordens religiosas de todo o mundo estarão reunidos na capital italiana para discutir a proteção das crianças e das pessoas mais vulneráveis aos abusos sexuais. A conferência será uma ocasião para a troca de informações sobre os recursos disponíveis, a nível global, para reagir ao fenômeno tanto na Igreja quanto na sociedade em geral.

Os debates terão como base a Circular difundida em maio do ano passado pela Congregação para a Doutrina da Fé, na qual foi solicitado a todas as dioceses do mundo que fossem estabelecidos “procedimentos adequados para fornecer assistência às vítimas de tais abusos e para educar a comunidade eclesiástica sobre o tema da proteção dos menores”.

Estão convidados para palestrar especialistas de diversas áreas, como psicologia, direito canônico, teologia e ministério pastoral.

Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II


O Concílio Ecumênico Vaticano II e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Este é o tema da mostra (Sanctus Paulus extramoenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II) que será aberta na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Pinacoteca desta Basílica, onde em 25 de janeiro de 1959 o Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Nesse mesmo dia, Bento XVI presidirá nesta Basílica a celebração ecumênica das vésperas, na conclusão da Semana de Oração pela Unidas dos Cristãos, no dia da festa da conversão de São Paulo.

"Justamente para recordar os 53 anos daquele dia 25 de janeiro, decidiu-se dar uma contribuição substanciosa para reviver a essência e a atualidade do Concílio no local onde ele foi anunciado", explicou o Cardeal Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica.

A mostra permanecerá aberta até o encerramento do Ano da Fé (que tem início em outubro de 2012 e vai até novembro de 2013), como suporte à decisão do papa de celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, no espírito da carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro passado.

Na mostra, serão expostos textos autógrafos dos discursos preparados por João XXIII para o anúncio do Concílio e para a sua abertura, em 11 de outubro de 1962, na Basílica Vaticana. Será exposto também o "passaporte de serviço para o exterior" concedido em 1963 a Karol Wojty?a — com a assinatura do então Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Dell’Acqua —, que permitiu ao futuro Papa de participar do Concílio. Naqueles anos, o governo polonês chegou a negar o passaporte ao Primaz da Polônia, Cardeal Stefan Wyszy?ski.

Também poderão ser apreciados moedas, medalhas e selos daquele período, assim como paramentos e objetos litúrgicos. Já a Rádio Vaticano forneceu o áudio para a realização de um vídeo de cerca de 15 minutos com imagens de João XXIII e dos participantes do Concílio.

Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações


Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, vai apresentar, no dia 24 de janeiro, a mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicada ao tema 'Silêncio e Palavra: caminho de evangelização'.

O documento, com versão portuguesa, será divulgado em coletiva de imprensa e o tema para a celebração de 2012, que se assinala a 20 de maio, tinha sido divulgado pelo Vaticano em setembro de 2011.

Na época, o arcebispo italiano disse que a escolha de Bento XVI é um "desafio" para todos e que a Igreja "deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação". D. Claudio Celli lembrou então a realização do Sínodo de Bispos, em outubro deste ano, que tem como tema 'A nova evangelização para a transmissão da fé cristã'.

"Evangelizar é anunciar a palavra, no contexto de hoje, ao homem de hoje, o que exige escuta, não só de quem recebe a mensagem, mas também de quem a propõe", observou o prelado, pedindo atenção aos "grandes temas da solidão, das dificuldades da vida, da falta de sentido, do afastamento dos grandes valores".

A mensagem do Papa vai ser conhecida, como é tradição, na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do gênero a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto 'Inter Mirifica', 1963).

CEFEP realiza 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos


Com o objetivo de proporcionar a cristãos leigos competência e habilitação para agir no campo da Política, o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) está desenvolvendo a 4ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O evento acontece no Centro Cultural Missionário, em Brasília, e oferece às lideranças de movimentos eclesiais e sociais de todo país, conhecimento na atuação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Na abertura do evento, dia 15, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom frei Severino Clasen, por meio de uma mensagem, manifestou sua esperança no avanço do laicato na responsabilidade de cuidar “cristãmente” do povo. “Com o curso do CEFEP, procuramos ser multiplicadores dos ensinamentos com simplicidade, humildade, e gesto nobre de doação para que no mundo político, cessem os escândalos, as corrupções e a ânsia do enriquecimento e sede do poder pelo poder, atrapalhando a administração da nação”, disse.

Os destinatários do curso são pessoas atuantes com identidade cristã de vivência e participação, ou seja, são lideranças nas comunidades, nas Pastorais Sociais, nos Movimentos e Organizações, e que já assumem ou pretendem assumir cargos em instâncias partidárias. O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política, padre Ernanne Pinheiro, falou da importância do curso para a sociedade. “Aqui formamos cristãos para a missão política, para atuar e formar uma mentalidade social cristã no país”, afirmou.

Sônia Gomes de Oliveira, de Montes Claros (MG), é um exemplo de militância. Ela é vice-presidente do Conselho de Leigos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), e coordenadora da Escola Arquidiocesana de Fé e Política. Para ela, é essencial buscar capacitação nas áreas que atua. “Ao receber essa formação nós podemos levar e estendê-la a atuação dos leigos, em sintonia com as Diretrizes que a Igreja propõe”, explicou.

O curso também é voltado para quem ocupa cargos políticas, como o participante e vice-prefeito de Santa Bárbara (GO), Leonardo José de Paula. “A política essencial que deve ser praticada por todos visando o bem comum, está profundamente ligada aos valores cristãos, esse encontro vem fortalecer esses valores para que possamos atuar como agentes transformadores na política, como cristãos”, destaca.

O curso é composto por três eixos: Curso Nacional de Formação Política; Rede de Assessores; Articulação das Escolas Locais de Fé e Política. Com duração total de um ano meio, os participantes recebem um certificado de especialização após cumprir três etapas: a primeira e a segunda, presenciais, com 15 dias e carga horária de 90 horas, e a terceira, educação à distância, com 180 horas.

Antônio Cirilo Borges, da diocese do Macapá (AM), é um dos participantes do curso. Ele destaca que seu objetivo é levar o conhecimento para sua região. “Queremos levar esse conhecimento para nossa diocese, com o intuito de reformular, reimplantar e revitalizar a nossa Escola de Fé e Política, para que o leigo tenha mais conhecimento sobre seu papel de ser Igreja no coração do mundo”, disse.

O Brasil vive um momento de transformações aceleradas. Com as constantes transformações do complexo mundo globalizado, os cristãos são chamados a exercer sua missão de protagonistas. Com esse cenário, torna-se importante investir na formação dos evangelizadores para torná-los aptos a influenciar na construção de uma nova cultura política. “É uma maneira sublime do exercício da caridade”, definiu o padre Ernanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário