quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cárcere Privado no campo da Embrapa

No Distrito Agropecuário da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, localizado na BR-174 a 50 quilômetros de Manaus, possui trabalhadores do campo em péssimas condições de trabalho e mantidos em cárcere privado conforme os próprios trabalhadores que denunciaram no dia 12 de janeiro ao Ministério Público do Trabalho do Amazonas (MPT-AM).
As condições de exploração de trabalho, degradação dos empregados, falta de segurança, regime de plantão nos fins de semana, ambiente hostil longe do convívio familiar, a falta de atendimento médico e alimentar para os trabalhadores, essas são algumas das denúncias. Segundo a EMBRAPA os funcionários continuam no campo por falta de transporte, fato questionado, pois na verdade o órgão quer que eles sejam vigias ocasionando um desvio de função. O problema é antigo e como eles não têm escolaridade o caso vai ficando sem resolução ou melhorias, muitos dos trabalhadores se tornam alcoólatras por ficar muito tempo longe da família.
O MPT-AM informou que já existe uma investigação sobre as péssimas condições de trabalho no campo e que a EMBRAPA já havia assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde se comprometeu a regularizar os quesitos denunciados e o ministério adotará as medidas judiciais para reparar os prejuízos aos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário