quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Anunciados investimentos no Programa Luz para Todos

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, anunciou que o município de Ilhéus será beneficiado com a ampliação do Programa Luz Para Todos, abrangendo todas as mais diversas regiões da zona rural. A informação foi passada ao prefeito pelo superintendente de Comunicação e Energia da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Silvano Ragno.

De acordo com a Relação Geral de Obras Autorizadas (LPT), foram alocados recursos da ordem de R$ 51.395.559,60, englobando as obras já em execução e as aprovadas. Uma parte obras aprovadas se encontram em fase de projeto, enquanto outras já estão em fase de emissão de autorização de serviço para as empresas empreiteiras possam iniciar os serviços.
Segundo o prefeito Newton Lima, a liberação dos recursos do Programa Luz para Todos é mais uma ação com o objetivo de manter o homem no campo, proporcionando melhores condições na produção de alimentos, inclusive através do beneficiamento dos seus produtos. “Com isso, estaremos possibilitando a verticalização da produção, agregando valor e renda na comercialização dos seus produtos”, avalia o prefeito.
Sobre o Programa - O Programa Luz para Todos foi criado pelo Decreto n. 4.873, de 11 de novembro de 2003, destinado a propiciar, até o ano de 2008, o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro que ainda não tem acesso a esse serviço público. O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia- MME e operacionalizado com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás e das empresas que compõem o sistema Eletrobrás.
O Programa Luz para Todos destina-se ao atendimento da população residente no meio rural, com prioridade para as cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média do Estado e localidades com atendimento energético inferior a 50%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país.
Para levar energia às mais distantes localidades do interior, a Coelba instalou uma rede com extensão superior a 43 mil km e mais de 613 mil postes. Com este movimento, a economia baiana foi aquecida com oito mil empregos diretos gerados nas empresas prestadoras de serviços para a Coelba, além da abertura de 1,8 mil vagas nas 12 fábricas de postes reativadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário