quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Peti promove desfile da Beleza Negra

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria coma Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, realiza nesta sexta-feira (16), no Clube Social de Ilhéus, o Desfile da Beleza Negra e uma dramatização cultural representadas pelas crianças que frequentam o programa.
O Peti conta com 18 núcleos do programa, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e atende mais de mil crianças e adolescentes, oferecendo oficinas de esportes, cultura e artes. As crianças do bairro Teotônio Vilela farão apresentação relativa ao meio ambiente com o tema Água: Fonte de Vida; Cordel Encantado será apresentado pelos jovens de Ponta da Tulha; e o núcleo do Nossa Senhora da Vitória irá apresentar Alto dos Ilhéus: Os Jesuítas.
O desfile da Beleza Negra faz parte da comemoração pelo dia da Consciência Negra e contará com a participação de todos os núcleos do programa. Para a coordenadora do Peti, Rosana Muniz, o objetivo do programa está sendo alcançado e o resgate da autoestima dessas crianças é um resultado positivo do trabalho social e cultural que tem sido feito com essas crianças.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) faz parte de um conjunto de ações que tem como finalidade retirar crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria da Assistência Social e Trabalho, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias.
O serviço oferecido pelo Peti faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. Para participar do programa é necessário que a criança esteja matriculada e frequentando a escola, com o mínimo de 85% de frequência escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário