quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2012

Dom Mauro Montagnoli - Bispo diocesano de Ilhéus
O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968.
Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: “Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro”.
Completava ainda o Papa Paulo VI: “A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a idéia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, caráter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".

No dia 1 DE JANEIRO DE 2012 celebramos o XLV DIA MUNDIAL DA PAZ. Na sua mensagem o Santo Padre o Papa Bento XVI trata do tema EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ.
Ele faz um apelo aos adultos que cuidem melhor dos jovens para que a justiça e a paz aconteçam no meio de nós. Sabemos das violências que os jovens sofrem no país e no mundo. A Igreja se preocupa com a evangelização da juventude como meio eficaz da construção do Reino de Deus.

Precisamos cuidar bem dos nossos jovens se queremos ter perspectivas de vida melhor para todos. E o Papa falou para os jovens em Madri, na Jornada Mundial da Juventude: “A todos, particularmente aos jovens, quero bradar: “Não são as ideologias que salvam o mundo, mas unicamente o voltar-se para o Deus vivo, que é o nosso criador, o garante da nossa liberdade, o garante do que é deveras bom e verdadeiro (…), o voltar-se sem reservas para Deus, que é a medida do que é justo e, ao mesmo tempo, é o amor eterno. E que mais nos poderia salvar senão o amor?”.
“O amor rejubila com a verdade, continua o Papa, é a força que torna capaz de comprometer-se pela verdade, pela justiça, pela paz, porque tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (cf. 1 Cor 13, 1-13).
Todos, homens e mulheres, devemos ter a peito a causa da paz. Ela é uma meta, à qual todos e cada um deve aspirar. Precisamos olhar o futuro com maior esperança. O nosso empenho deve ser no sentido de trabalhar para dar ao nosso mundo um rosto mais humano e fraterno. Que nos sintamos unidos na responsabilidade de oferecer aos jovens, presentes e futuros, educação que os torne cidadãos e cidadã pacíficas e pacificadoras. Congreguemos nossas forças espirituais, morais e materiais, para podermos “educar os jovens para a justiça e a paz”.
Abençoado ano da graça de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário