quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Quem espera no Senhor jamais será decepcionado, pois ele sempre cumpre as suas promessas. Deus prometeu durante todo o Antigo Testamento a vinda do Messias e muitos em Israel acreditaram nessa promessa, vivendo na esperança da sua chegada. O canto de Simeão nos mostra esta esperança e a alegria da realização da promessa, assim como os elementos principais da missão messiânica de Jesus, que será um sinal de contradição para o povo, pois será libertação para o pobre e condenação para aqueles que não acreditam nele e na sua palavra, de modo que não se convertem.
NOTÍCIAS
Papa na Audiência Geral: "Rezar se aprende em casa com os pais"
Jornal vaticano analisa economia brasileira depois de superar Reino Unido
Dom Anuar manifesta alegria em receber jovens de todo Brasil
Católicos de Juazeiro terão reveillon diferente no Bote Fé
Amazônia ganha Santuário e Nossa Senhora indígena
Encontros e celebrações do Papa tiveram mais de dois milhões de fieis
Papa na Audiência Geral: "Rezar se aprende em casa com os pais"
Bento XVI presidiu na última quarta-feira (28), na Sala Paulo VI no Vaticano, a última Audiência Geral de 2011. Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos. Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e 17, à relação entre o homem e a oração, e a uma série de reflexões sobre alguns Salmos. Esta última catequese, a de número 45, foi dedicada ao período natalino, propício a avivar a fé e a oração. A oração, recordou Bento XVI, formava parte da vida cotidiana da Sagrada Família de Nazaré. Aquela casa, com efeito, é uma escola de oração, onde se aprende a escutar e a descobrir o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José. "A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica e um convite a rezar juntos" – disse o Papa. É no interior do lar que os filhos são iniciados na oração, graças aos ensinamentos de seus pais. Consequentemente, uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração. "Se não se aprende a oração em casa, depois será difícil. preencher esse vazio", afirmou o Pontífice. (BF)

Bento XVI presidiu na última quarta-feira (28), na Sala Paulo VI no Vaticano, a última Audiência Geral de 2011.
Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos.
Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e 17, à relação entre o homem e a oração, e a uma série de reflexões sobre alguns Salmos.
Esta última catequese, a de número 45, foi dedicada ao período natalino, propício a avivar a fé e a oração. A oração, recordou Bento XVI, formava parte da vida cotidiana da Sagrada Família de Nazaré. Aquela casa, com efeito, é uma escola de oração, onde se aprende a escutar e a descobrir o significado profundo da manifestação do Filho de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, Maria e José.
"A Sagrada Família é ícone da Igreja doméstica e um convite a rezar juntos" – disse o Papa. É no interior do lar que os filhos são iniciados na oração, graças aos ensinamentos de seus pais. Consequentemente, uma educação autenticamente cristã não pode prescindir da experiência da oração.
"Se não se aprende a oração em casa, depois será difícil. preencher esse vazio", afirmou o Pontífice.
(BF)


Jornal vaticano analisa economia brasileira depois de superar Reino Unido
O jornal da Santa Sé, L'Osservatores Romano, dedicou uma reportagem sobre a notícia veiculada nesta semana, de que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a sexta economia do mundo.
O jornal vaticano publicou algumas declarações do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que adverte, porém, que serão necessários "mais dez ou vinte anos" para que os brasileiros tenham o mesmo padrão de vida dos europeus.
Para L'Osservatore Romano, a economia brasileira, além do grande crescimento, representa uma novidade, por estar adquirindo sempre mais empresas estrangeiras presentes no nosso país.
Segundo um relatório da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), o total das operações de compra de empresas norte americanas e europeias (principalmente de Portugal e Espanha) contabilizou mais de 27 bilhões de dólares, resultado principalmente da crise econômica internacional.
A ofensiva da economia brasileira é evidente também na América Latina, em setores como alimentos, calçados, bancos e produtos têxteis."Temos diante de nós um grande desafio. A boa notícia é que estamos no caminho certo e caminhamos a passos largos para que o Brasil, num futuro próximo, seja um país melhor", acrescentou Mantega, citado pelo jornal vaticano.
O ministro da Fazenda disse que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. (BF)

Dom Anuar manifesta alegria em receber jovens de todo Brasil
Faltando poucos dias para o início do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, o Arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, demonstra entusiasmo ao falar sobre a chegada do evento, que vai reunir 600 jovens de todas as dioceses do país. "Será uma grande alegria acolher a juventude do Brasil em Maringá. Estamos alegres e preparados para acolher os jovens do Brasil", afirma dom Anuar Battisti. “Nós queremos que cada jovem saia daqui como protagonista, ou seja, jovem evangelizando jovem", completa. Vários padres e bispos de outras regiões do Brasil devem marcar presença no ENPJ, que pela primeira vez será realizado na região sul do país. Ao falar sobre a organização do encontro, Dom Anuar faz questão de dizer que "quem acolhe os jovens não é apenas Maringá, mas sim o Regional Sul 2 da CNBB". Programação No dia 8 de janeiro a abertura solene do 10º ENPJ será às 19h30 com a santa missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Durante a semana, as palestras serão realizadas no auditório João Paulo II, anexo ao Centro de Formação Bom Pastor em Maringá. Na terça-feira, 10, os participantes vão às paróquias para fazer "um dia de missão". A missa de encerramento será dia 14 às 16 horas no futuro santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Avenida Carlos Borges. Everton Barbosa - Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Maringá
Faltando poucos dias para o início do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, o Arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, demonstra entusiasmo ao falar sobre a chegada do evento, que vai reunir 600 jovens de todas as dioceses do país.
"Será uma grande alegria acolher a juventude do Brasil em Maringá. Estamos alegres e preparados para acolher os jovens do Brasil", afirma dom Anuar Battisti. “Nós queremos que cada jovem saia daqui como protagonista, ou seja, jovem evangelizando jovem", completa.
Vários padres e bispos de outras regiões do Brasil devem marcar presença no ENPJ, que pela primeira vez será realizado na região sul do país. Ao falar sobre a organização do encontro, Dom Anuar faz questão de dizer que "quem acolhe os jovens não é apenas Maringá, mas sim o Regional Sul 2 da CNBB".
Programação
No dia 8 de janeiro a abertura solene do 10º ENPJ será às 19h30 com a santa missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Durante a semana, as palestras serão realizadas no auditório João Paulo II, anexo ao Centro de Formação Bom Pastor em Maringá.
Na terça-feira, 10, os participantes vão às paróquias para fazer "um dia de missão". A missa de encerramento será dia 14 às 16 horas no futuro santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Avenida Carlos Borges.
Everton Barbosa - Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Maringá


Católicos de Juazeiro terão reveillon diferente no Bote Fé

Milhares de jovens e adultos vão passar a virada de ano de forma diferente em Juazeiro, neste sábado (31), participando do Bote Fé. O evento tem como atração principal a visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora - à diocese de Juazeiro. É a primeira vez que a região recebe esses símbolos de repercussão mundial, que preparam a realização da JMJ 2013, no Rio de Janeiro.
A programação do Bote Fé começa às 9 horas deste sábado, com a recepção da Cruz Peregrina e do ícone em frente ao presídio do município. Os símbolos seguem para a paróquia do bairro João Paulo II, onde jovens católicos se revezarão durante todo o dia em momentos de oração e dinâmicas. Às 19h30 a Cruz da JMJ vai para a Avenida Adolfo Viana onde acontecerá Puxada até a Praça da Catedral. Lá, às 21h, acontece Missa campal seguida de shows até a hora da virada.
"É uma honra para a diocese de Juazeiro receber esses símbolos entregues pelo papa João Paulo II aos jovens católicos do mundo todo, como sinais da nossa fé. Faremos um grande reveillon, aos pés da Cruz de Cristo", disse padre Raimundo Jorge, responsável pelo evento em Juazeiro. "Não haverá Missa de ano novo em nenhuma das igrejas católicas de Juazeiro no dia 31, justamente para que todos os fiéis possam participar para o Bote Fé".
Programação /31 de dezembro:
9h - concentração em frente ao presídio.
9h30 - acolhida da Cruz e do Ícone da JMJ seguida de carreata até o Bairro João Paulo II (Paróquia Nossa Senhora Aparecida).
10h - celebração de acolhida (com os bispos de Juazeiro e Sr. do Bonfim).
10h30 - a imagem ficará na igreja N. Sra. Aparecida, aonde haverá momentos de oração e palestras para os jovens.
18h30 - Carreata até a igreja Maria Goretti, na Avenida Adolfo Viana, próximo ao INSS.
19h30 - Puxada animada pelo grupo Nego Nagô, com caminhada até a Praça da Catedral.
21h - Missa campal presidida por Dom José Geraldo, seguida por shows com Gogó, Fé e Axé, Ministério Shalom, Banda Kairós e outros, até a Virada.
(OBS.: horário de verão)
JMJ 2013 no Brasil
Em agosto deste ano o papa Bento 16 anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). É a primeira vez que o Brasil acolherá uma JMJ. A CNBB espera reunir cinco milhões de jovens de todo o mundo no encontro com o papa."A Jornada consegue juntar mais gente do que a Copa do Mundo e as Olimpíadas somadas.Este é o maior evento da Igreja Católica no mundo", informou padre Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude da CNBB.
Os símbolos da JMJ, a Cruz dos jovens e o ícone de Maria, foram presentes do papa João Paulo II aos jovens cristãos de todo o mundo. A Cruz de madeira de 3,8 metros e a imagem de Nossa Senhora peregrinam pelo mundo, preparando as Jornadas Mundiais da Juventude, como sinais do amor de Cristo e de Maria pela humanidade.

Mais informações no site da diocese: http://www.diocesejuazeiro.org/

Amazônia ganha Santuário e Nossa Senhora indígena

Amazônia: hectares de distâncias, desafios sem confim. Terra de povos originários, de religiosidade popular, de interesses de bons e maus. Em meio a tantos problemas, a Igreja quer reforçar sua presença, levando esperança e alento a seus habitantes.
A região vai ganhar um Santuário em frente ao Rio Negro: o Santuário de Nossa Senhora da Amazônia, zona oeste de Manaus, terá forma de canoa, principal meio de transporte dos povos amazônidas.
Nossa Senhora da Amazônia tem agora uma imagem, apresentada aos mais de 2 mil fiéis que participaram da celebração da Santa Missa na noite da última segunda-feira, no Largo de São Sebastião.
A representação da Virgem foi feita por uma artista local e escolhida através de um concurso nacional, realizado pela Arquidiocese de Manaus, no primeiro semestre deste ano. Na imagem, Nossa Senhora possui traços indígenas e pele escura, carregando o menino Jesus com as mesmas características, em cima de uma Vitória Régia, planta típica da região amazônica.
(CM)

Encontros e celebrações do Papa tiveram mais de dois milhões de fieis
Em 2011 mais de dois milhões e meio de fiéis (2.553.800) participaram dos vários encontros com Bento XVI: as audiências gerais (400.000) e particulares (101.800), celebrações litúrgicas (846.000), Angelus e Regina Coeli (1.206.000). Os dados foram publicados na manhã desta quinta-feira, 29, pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Um comunicado recorda que se trata de dados aproximativos, que são calculados com base nos pedidos de participação nos eventos dirigidos à Prefeitura, e nos ingressos distribuídos pela mesma, bem como nas estimativas de presença nos momentos como Angelus e Regina Coeli e nas grandes celebrações na Praça São Pedro: destaque para a cerimônia de Beatificação de João Paulo I, realizada em 1º de maio. Os dados mostram um crescimento de participação em relação aos últimos três anos. O quadro apresentado refere-se somente aos encontros no Vaticano e Castel Gandolfo e não inclui outros momentos vividos pelo Pontífice com uma grande participação de fieis, como as viagens apostólicas pela Itália e as viagens apostólicas internacionais – explica a nota. (RL)
Em 2011 mais de dois milhões e meio de fiéis (2.553.800) participaram dos vários encontros com Bento XVI: as audiências gerais (400.000) e particulares (101.800), celebrações litúrgicas (846.000), Angelus e Regina Coeli (1.206.000).
Os dados foram publicados na manhã desta quinta-feira, 29, pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Um comunicado recorda que se trata de dados aproximativos, que são calculados com base nos pedidos de participação nos eventos dirigidos à Prefeitura, e nos ingressos distribuídos pela mesma, bem como nas estimativas de presença nos momentos como Angelus e Regina Coeli e nas grandes celebrações na Praça São Pedro: destaque para a cerimônia de Beatificação de João Paulo I, realizada em 1º de maio. Os dados mostram um crescimento de participação em relação aos últimos três anos.
O quadro apresentado refere-se somente aos encontros no Vaticano e Castel Gandolfo e não inclui outros momentos vividos pelo Pontífice com uma grande participação de fieis, como as viagens apostólicas pela Itália e as viagens apostólicas internacionais – explica a nota. (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário