sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

NOTÍCIAS
Núncio no Brasil: "Juventude é centro das atenções da Igreja"
Em 2012 treze cardeais completam 80 anos
Jovens de Santa Catarina realizam o Jesus no Litoral
Dom Walmor presidirá Missa de Ano Novo
Núncio no Brasil: "Juventude é centro das atenções da Igreja"
O pontificado de Bento XVI é marcado pela fé e por sua capacidade de anunciar com clareza, nos tempos de hoje, a palavra de Deus e Cristo Jesus na história. É isso que indica o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, segundo o qual, a juventude estará cada vez mais no centro das atenções da Igreja no mundo.“
A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2012 (1º de janeiro) tem como tema 'Educar os jovens para a justiça e a paz', e os jovens levarão essa mensagem durante todo o ano. Nesse sentido, o Brasil se sente particularmente estimulado desde que os jovens receberam, em agosto passado, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho de 2013” – afirma, entrevistado pela Canção Nova.
A experiência dos mais de 2 milhões de jovens reunidos para a JMJ 2011 em Madri foi um sinal claro e uma garantia de que os jovens são o futuro da sociedade e da Igreja.
“Este ano, então, será dedicado a eles. Educar os jovens para a justiça e a paz significa que estes jovens levarão a todo o Brasil, a toda a parte, a mensagem da Cruz de Cristo, que é sinal de paz, apesar de todas as dificuldades que os cristãos hoje enfrentam em várias partes do mundo. A cruz não é sinal de morte e de tristeza, mas de triunfo. Através desta mensagem, podemos chegar à felicidade. E isso os jovens compreendem bem, pois têm facilidade para sonhar, ter grandes ideais, e são aqueles que efetivamente levam adiante a humanidade” - destaca dom Lorenzo.
A JMJ foi destaque no discurso em que o Santo Padre apresentou os votos de Feliz Natal à Cúria Romana e fez um balanço da atividade da Igreja ao longo deste ano.
Além disso, Bento XVI cumpriu uma série de viagens internacionais: Croácia, Madri, Alemanha e Benin. Na Itália, esteve em Veneza, San Marino, Ancona e Calábria. E convocou o Ano da Fé, que começa em outubro de 2012 e segue até outubro de 2013.
(CM)

Em 2012 treze cardeais completam 80 anos
Treze cardeais vão completar 80 anos de idade, em 2012, deixando assim de fazer parte do atual grupo de 109 “eleitores” num eventual conclave, o que deve levar Bento XVI a convocar o quarto consistório do seu pontificado. O primeiro a atingir os 80 anos é o português Dom José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, no dia 6 de janeiro. Paulo VI (1897-1978) fixou em 120 o número de cardeais eleitores do Papa e estabeleceu como limite para a possibilidade de votar os 80 anos, disposições que foram confirmadas por João Paulo II (1920-2005) e Bento XVI que, pontualmente, excederam o número estabelecido, derrogando a norma.
O terceiro consistório do pontificado de Bento XVI se realizou em novembro de 2010 e nessa ocasião foram criados 24 novos cardeais, reforçando a influência européia. Os cardeais eleitores estão hoje assim repartidos geograficamente (entre parêntesis, indica-se o número total de cardeais, 192, que inclui os que têm mais de 80 anos de idade): Europa - 56 (103); América Latina - 21 (31); América do Norte - 12 (19); África - 11 (17); Ásia - 8 (18); Oceania - 1 (4).
O atual Papa já criou 62 cardeais (57 ainda vivos, 46 com direito a voto) e desde 2005 a Itália reforçou o seu estatuto de país com maior número de eleitores (23). Seguem-se os EUA (10 cardeais eleitores), Alemanha e Brasil (5 cada), França, Espanha, México e Polônia (4 cada). Estes oito países totalizam 59 cardeais com direito a voto, representando mais de metade do colégio de eleitores e um número próximo dos 73 (maioria de dois terços) que seriam necessários para a eleição pontifícia.
Existem neste momento 68 países representados no colégio cardinalício, 50 dos quais com cardeais eleitores, incluindo o Brasil (Dom Geraldo Majela Agnelo, Dom Eusébio Scheid, Dom Cláudio Hummes, Dom Odilo Scherer e Dom Raymundo Damasceno). Segundo o Código de Direito Canônico, os cardeais “constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa]”, embora as funções dos membros do colégio cardinalício vão, para além desta eleição. Qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.
Os requisitos para ser criado cardeal são, basicamente, os mesmos que estabeleceu o Concílio de Trento na sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563: homens que receberam a ordenação sacerdotal e se distinguem pela sua doutrina, piedade e prudência no desempenho dos seus deveres. (SP- Ecclesia)

Jovens de Santa Catarina realizam o Jesus no Litoral
O Balneário Arroio do Silva, no litoral sul catarinense, foi tomado por cerca de 400 jovens missionários do Movimento Jovem da Renovação Carismática Católica, para a terceira edição catarinense do projeto Jesus no Litoral.
Desde quinta-feira (29), até o domingo (01) os jovens participam de uma programação extensa de formação, oração e missão. No primeiro dia aconteceu um “arrastão” na praia, quando os missionários cantaram e evangelizaram nas ruas e na areia da praia. No fim do dia, na missa com Dom Jacinto Flach, bispo diocesano de Criciúma, foi feito o envio para a missão, que teve início nesta sexta-feira (30).
Os missionários farão missões nas casas na parte da manhã, e na praia durante a tarde. Durante o dia também acontece o “Cristo Fitness”, com alongamento e dança, na beira da praia. Por sua vez, o sábado também será dia de missão, na praia e nas casas dos moradores do município, sendo que durante a noite terá a “Missa da Virada”, realizada na praia do Balneário Arrio do Silva, seguindo com o “Evangeliza Show”. Já para domingo (01), a programação aponta a ida dos missionários para o Balneário Rincão, onde realizarão um arrastão e o encerramento do evento.
Segundo o coordenador do Ministério Jovem da RCC de Santa Catarina, Maikel Ronqui, é um grande desafio evangelizar em Arroio do Silva, pois boa parte da comunidade ainda não conhece o projeto. “A cidade é pequena e, nessa época do ano, fica cheia de veranistas, o que torna a responsabilidade ainda maior”, afirma.
O Jesus no Litoral exige muito da capacidade física dos missionários. São quilômetros andados sob sol forte, músicas cantadas a toda voz, muita alegria para motivar e contagiar as pessoas que receberão a palavra de Deus. Além de decorar o querigma, ainda é preciso fazer sobrar energia para as conversas, partilhas e animações.
De acordo com dom Jacinto, a juventude é de grande importância para Deus e a Igreja os olha com todo carinho, valorizando toda essa criatividade, alegria e o coração aberto. “No evangelho tem uma passagem que conta a respeito do dia em que Jesus olhou para um jovem e pediu para que O seguisse, porém ele teve medo. Mas hoje, eles não temem e se entregam a causa de Deus”, explica.
O projeto Jesus no Litoral que está na sua terceira edição no estado catarinense acaba neste próximo domingo, e é uma iniciativa que demonstra os caminhos da nova evangelização.

Dom Walmor presidirá Missa de Ano Novo
O Dia Mundial da Paz - 1º de janeiro - terá Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais.
Os romeiros que visitarem o Santuário da Padroeira de Minas, localizado num cenário de belezas naturais, com vistas para o mar de montanhas que simbolizam Minas, poderão celebrar a chegada do ano novo com a Missa presidida pelo Arcebispo. Também será uma oportunidade para visitar a exposição de mini presépios, que reúne a arte de vários povos e países.
A Missa será às 11 horas, na Igreja Nova das Romarias.
Restaurante do Santuário resgata tradição milenar
As famílias e grupos de amigos que forem ao Santuário no Dia Mundial da Paz poderão saborear o Bolo de Reis, uma tradição milenar muito comum em países da Europa. Conforme a tradição, o Bolo de Reis é feito com ingredientes que simbolizam os presentes que os três reis magos deram ao Menino Jesus. A côdea (casquinha) simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas representam a mirra e o aroma assinala o incenso.
Dentro do bolo, pequenos objetos, feitos com massa americana, são sinais de sorte para o ano novo. Os pombinhos representam a fraternidade, a lentilha, a prosperidade e o coração sinaliza o amor.
Pela tradição, o bolo de reis deve ser comido de uma só vez, dividido entre familiares e amigos. Existem várias lendas sobre a origem deste costume. Uma delas diz que os três reis magos, para decidir quem daria o primeiro presente ao Menino Jesus, encomendaram um bolo que, em seu interior, tinha uma fava. O rei mago que recebesse a fatia do bolo com o ingrediente seria o escolhido. A lenda não diz quem foi o contemplado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário