quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, é o Mestre de todo o nosso agir.
NOTÍCIAS
Nos próximos dias 9 a 12, Brasília vai sediar a etapa nacional da 2ª Conferência de Juventude. O encontro deve reunir milhares de jovens de todo o país para o debate e formulação sobre os direitos e as políticas públicas de juventude. Cerca de 2.500 jovens dos mais diversos movimentos e organizações juvenis participarão do encontro que tem como tema 'Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos', e irá discutir temas como democracia, participação e desenvolvimento nacional, marcos legais e a articulação e integração das políticas públicas de juventude.
A Pastoral da Juventude (PJ), única representante da Igreja Católica no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e na Comissão Organizadora da Conferência, estará presente na etapa nacional, com uma das maiores delegações, e se comprometeu desde o início com o processo da conferência, ajudando na realização das etapas livres, virtual e eletivas em diversos estados e municípios.Em Santa Catarina, a jovem Joseanair Hermes, integrante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual (COE) pela PJ, destaca o papel importante que a organização teve no processo: “Em Santa Catarina, compomos, PJ, a COE e fomos decisivos nos debates em todas as etapas: municipais, regionais e na estadual, onde estávamos com a maior delegação. Éramos 70 jovens nos propondo a construir uma política de qualidade, para o desenvolvimento pessoal, social e produtivo da juventude”. A PJ no estado elegeu 12 delegados para a etapa nacional.
A PJ, em conjunto com a Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude do Meio Popular há anos reflete e debate em seus grupos de jovens e atividades, como o Dia Nacional da Juventude (DNJ), a temática das Políticas Públicas de Juventude no Brasil (PPJ’s). Uma caminhada consolidada por muita discussão das PPJ’s e defesa da vida da juventude, como a luta contra a redução da maioridade penal. Em 2008, as PJs lançaram a “Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens” para ecoar mais uma vez o direito da juventude viver. A Campanha, que se estende até os dias de hoje, denuncia as milhares de vida perdidas em decorrência da violência.
O padre Wander Torres da Costa, da diocese de Mariana (MG), e integrante da Comissão Nacional de Assessores da PJ, aponta a política como um caminho privilegiado para o serviço da justiça, uma forma sublime da caridade. Além disso, assinala a efetiva participação de várias lideranças da PJ no processo de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, “na PJ se aprende que a construção do bem comum e a luta por uma sociedade justa e respeitosa das diferenças são valores fundamentais do Evangelho e da vida humana”, declara.
Alex Piero, conselheiro nacional de juventude e membro da Comissão Organizadora Nacional da Conferência Nacional, afirma que “a participação e mobilização da PJ no processo da conferência fez diferença para o debate das PPJs em todas as etapas da conferência. O ganho da contribuição da PJ nesse processo não é somente para o conjunto das PPJs, mas também para PJ e principalmente para a juventude”.
Os membros da Pastoral da Juventude concluem afirmando por que é importante participar do trabalho de efetivação de políticas para a vida da juventude.  “Destacamos ainda que a defesa e a construção de políticas públicas para a juventude que defendam e consolidem os direitos da juventude é uma ação concreta da PJ no seguimento a Jesus e na construção do Reino de Deus e está em sintonia com a Igreja do Brasil e seus documentos. A grande motivação da PJ na colaboração com o processo da Conferência de Juventude e das PPJs é a vida da juventude. E é essa bandeira que a PJ levantará na etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Juventude e nos desdobramentos posteriores a este processo”.
Para saber a respeito da participação da PJ na Conferência Nacional de Juventude, acesse: conjuve.pj.org.br.

Inscrições abertas para os Prêmios de Comunicação da CNBB
Estão abertas até o dia 17 de março de 2012 as inscrições para os “Prêmios de Comunicação da CNBB”. Serão escolhidos os melhores trabalhos publicados entre 2011 e 2012, cujos os objetivos coincidam com valores humanos cristãos e éticos. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá durante a 50a. assembléia anual dos bispos, no dia 20 de abril, em Aparecida (SP) e será transmitida pela TV Aparecida, TV Canção Nova, Rede Vida de Televisão, TV Terceiro Milênio, TV Nazaré, TV Horizonte, TV século XXI, como também pelas 230 emissoras de rádio associadas da Rede Católica de Rádio.
Professor Miguel Pereira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, profundo conhecedor do significado dessa premiação ressalta que, ao criar os prêmios Margarida de Prata para o cinema, Microfone de Prata para o rádio, Clara de Assis para a televisão e Dom Hélder Câmara para a imprensa, a Conferência dos Bispos buscou estabelecer um diálogo com o mundo da comunicação, da cultura e da criação artística, e, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que se empenham no sentido de produzir obras de qualidade que dignifiquem o ser humano como protagonista e sujeito da história. Além disso, destaca também os valores impressos nessas obras como testemunhos de um olhar atento ao que acontece em nossa sociedade, através da denúncia de seus erros ou omissões, ou da afirmação de vivências que se tornam exemplos e modelos de atuação para a construção de um mundo melhor, mais solidário e fraterno. Os prêmios levam em conta também a valorização da dimensão espiritual do ser humano e sua capacidade de construir o bem, além da qualidade técnica e artística das obras. Por fim, incentiva e propaga a difusão dessa produção no sentido torná-la conhecida e amplamente consumida, através de suas estruturas de governo e comunicação.
“O mais antigo dos prêmios é o Margarida de Prata que foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. É reconhecido pelos cineastas e produtores nacionais como um prêmio de qualidade das obras em seus aspectos temáticos, artísticos e técnicos, além do prestígio que confere aos autores. Já receberam o Margarida de Prata, entre outros de uma longa lista, cineastas como Walter Salles por Central do Brasil, Terra estrangeira e Abril despedaçado; Silvio Tendler por Os anos JK, Jango, Castro Alves- Retrato do poeta e Utopia e barbárie, Josué de Castro, cidadão do mundo; Roberto Farias por Pra frente Brasi; Leon Hirszmann por São Bernardo, Eles não usam black-tie e Imagens do inconsciente; João Moreira Salles por Nelson Freire, Notícias de uma guerra particular e Santiago; Vladimir Carvalho por Pedra da riqueza, Evangelho segundo Teotônio, Conterrâneos velhos de guerra; Eduardo Coutinho por Boca de lixo, O fio da memória, Santo Forte, Edifíciio Master; Nelson Pereira dos Santos por A terceira margem do rio e Raízes do Brasil”, relata professor Miguel Pereira.
O professor ainda lembra que o prêmio Microfone de Prata foi instituído pela Rede Católica de Radio e é abribuído aos programas dessas emissoras que melhor anunciam os conteúdos em favor de uma evangelização e de uma consciência cidadã mais presente na vida social brasileira. É também uma forma de incentivo para os comunicadores católicos no sentido do aprimoramento de seu trabalho e no empenho de uma difusão cada vez mais ampla e abrangente da mensagem cristã pelas ondas e espaços virtuais.  O prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi criado para destacar as reportagens e matérias que ressaltam os valores humanos ou denunciam as suas violações. Reconhece também a informação construtiva e a boa notícia veiculada pela imprensa brasileira. O último prêmio criado pela CNBB foi o Clara de Assis que distingue obras jornalísticas, ficcionais ou de entretenimento que evidenciam valores humanos e cristãos em suas propostas.
Cada um dos prêmios tem regulamento próprio sobre os critérios de participação e esses documentos juntamente com as fichas de inscrição estão disponíveis no link:
http://www.cnbb.org.br/premioscomunicacao/index.html

Evangelização da Juventude é pauta de encontro nacional realizado em Mariápolis Ginetta
No fim de semana, dias 1º a 4 de dezembro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu em Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande do Sul (SP), o 2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude. Nos quatro dias de trabalhos, os padres, religiosos e leigos, se debruçaram sobre o Documento 85 da CNBB “Evangelização da juventude - Desafios e perspectivas pastorais”, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e as propostas para a Pré-jornada e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Em todos os momentos, os bispos e padres assessores, nos abriram reflexões e buscaram respostas para questões atuais que envolvem as juventudes nas mais diversas realidades: familiares, sociais e espirituais. “As discussões sempre aconteceram de modo descontraído com a cara da juventude e com a mesma responsabilidade destes jovens que trabalham, estudam e procuram assumir o compromisso real com a proposta de Jesus Cristo”, afirmou padre Anderson Xavier Lopes, assessor do Setor Juventude da arquidiocese de Ribeirão Preto.
Participaram do encontro os bispos da Comissão Episcopal para a Juventude no Regional Nordeste 2: dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); do Nordeste 5: dom Vilson Basso, de Caxias (MA); do Regional Sul 1: dom Antonio Carlos Altieri, de Caraguatatuba (SP); do Centro-Oeste: dom José Luiz Majella, de Jataí (GO); e dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão para a Juventude. Os padres assessores Sávio, Toninho, André Torres (salesiano) – o padre referencial do Regional Sul 1,e  Jefferson, do Rio de Janeiro, esclareceram os detalhes para JMJ de 2013.
Ainda segundo padre Anderson, durante o estudo do Documento “Evangelização da juventude” foram abordados vários aspectos da vida da juventude na Igreja. “A formação do Setor Juventude, o papel do assessor, as maneiras de fazer com que o setor se torne local de diálogo de todas as espiritualidades existentes em nossa Igreja”.  Foi recordado também que a juventude está no coração da Igreja e com este trabalho é preciso responder aos questionamentos dos jovens, da sociedade e da própria igreja. Ainda foi apresentada a estrutura da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e suas respectivas funções.
À luz das cinco urgências propostas pelas DGAE os participantes constataram que a juventude tem um espaço privilegiado de ação da igreja. Houve ainda espaço para trabalhar a Campanha da Fraternidade 2013 que terá como foco a Evangelização da Juventude e o lema: “Eis me aqui, envia-me” (Is. 6,8). As propostas foram apresentadas e discutidas em plenário para elaboração do material para a CF-2013.
Por fim, os participantes refletiram sobre a JMJ de 2013, de modo particular a pré-jornada que deverá acontecer no Brasil, culminando com a Semana Missionária Jovem, que preparará todo o Brasil para a Jornada que tem como tema: “Ide, fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).Jovens Conectados
A ocasião foi aproveitada para celebrar o primeiro ano do site Jovem Conectados, cujo objetivo é responder às exigências da evangelização através das redes sociais. A apresentação do balanço do primeiro ano foi feito pelos jovens voluntários. Encerrada a apresentação houve de um momento de confraternização.
“Foram dias intensos de estudos, troca de experiências e, principalmente, de esperança para a missão. Dom Eduardo lembrou que a missão é árdua, que existem renúncias, mas que as alegrias são incalculáveis, e juntos, podemos então cantar: ‘O rosto de Deus é jovem também. E o sonho mais lindo é ele quem tem. Deus não envelhece, tampouco morreu. Continua vivo no povo que é seu. Se a juventude viesse a faltar. O rosto de Deus iria mudar’”, completou padre Anderson.

Diocese participa de Encontro Nacional de Assessores da Juventude
No desejo de continuar respondendo ao apelo do Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, que aborda a questão da “Pedagogia da Formação e Ministério da Assessoria”, foi realizado o 2º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos e de Assessores da Juventude. A atividade foi realizada de 1 a 4 de dezembro, em São Paulo, com a participação de sete bispos, responsáveis dos Regionais, das dioceses e assessores de juventude de todo o Brasil.
O Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) esteve representado por 12 dioceses, entre elas a de Montenegro, que enviou o assessor responsável pela juventude, padre Blásio Henz. O encontrou proporcionou o estudo das últimas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE), com aprofundamento do Documento 85, partilha das realidades de Evangelização das Juventudes, explanações sobre os encaminhamentos da Jornada Mundial da Juventude 2013 e do projeto “Bote Fé”, entre outras atividades.
CLJ Diocesano
Representantes de diversos grupos do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da diocese se reuniram para avaliar a caminhada de 2011 e programar as atividades para o próximo ano. O encontro ocorreu na manhã do último sábado, 3, na Cúria Diocesana. Cada área fez um breve relato sobre as ações desenvolvidas neste ano e as expectativas para 2012, destacando a participação do movimento no projeto diocesano das Santas Missões Populares (SMP).

Dom Majella recebe o Núncio Apostólico em Jatai (GO)
Dom José Luiz Majella Delgado, bispo de Jataí (GO) receberá,  dia 12 de dezembro, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, que irá participar do Ano Jubilar em homenagem aos bispos Dom Germano Vega Campón e Dom Benedito Domingos Coscia.
O Núncio Apostólico vai acompanhar uma peregrinação à cripta da Catedral Divino Espírito Santo, onde estão os túmulos dos bispos jubilares. Após o momento de oração, haverá a inauguração do Acervo diocesano do patrimônio histórico Dom Germano Vega Campón, localizado na Cúria Diocesana. A celebração eucarística presidida por Dom Lorenzo Baldisseri será às 19h30, na Catedral. Após a missa, haverá a inauguração dos bustos de Dom Germano e Dom Benedito na esplanada da igreja, diante de sua porta principal. O retorno do Núncio Apostólico a Brasília será no dia 13, às 9h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário