terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Nós temos muitas dificuldades para vermos os verdadeiros valores que devem marcar a existência humana e, por isso, não damos importância a eles e até mesmo fechamos o nosso coração à ação divina, dificultando a sua realização. É o caso do Evangelho de hoje, no qual a importância maior é dada para a cura do corpo, sem levar em consideração a cura espiritual e o julgamento de que esta é impossível. Os tempos messiânicos são a expressão da verdadeira hierarquia de valores, na qual os perenes estão acima dos temporais.
NOTÍCIAS
Bento XVI ressalta a figura de João Batista em discurso na Praça São Pedro
JMJ 2013 lança aplicativo "Siga a Cruz"
Conferência Nacional da Saúde teve ampla participação das pastorais
Dom Hélio celebra 50 anos de ordenação presbiteral
Pastoral Afro-Brasileira prepara 7º Congresso das Entidades Negras Católicas
Dom Damasceno concelebra com o Papa no dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Diocese de Guanhães lança Festival da Música Cristã
VII Assembléia Nacional da Pastoral do Menor
Termina Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Estrangeiros
COMIRE do Mato Grosso do Sul elege nova coordenação
Pastoral da Criança comemora 25 anos na Bahia
Diocese de Oeiras lança Ano Catequético 2012
Seminário recebe mais de 30 jovens para estágio vocacional
Diocese de Tocantinópolis realiza sua 14ª Assembléia Diocesana de Pastoral
Lançado novo website da Diocese de Paracatu
Comissão de Justiça e Paz promove Seminário sobre Direitos Humanos
Arcebispo de Goiânia lança Feira da Solidariedade Pastoral
Bento XVI ressalta a figura de João Batista em discurso na Praça São Pedro
“Este domingo marca a segunda etapa do Tempo do Advento. Este período do ano litúrgico destaca as duas figuras que tiveram um papel proeminente na preparação da vinda histórica do Senhor Jesus: a Virgem Maria e São João Batista”.
Foi com estas palavras que o papa Bento XVI começou, neste domingo, 4, seu discurso numa Praça São Pedro tomada por fiéis, mesmo sob um céu escuro de tempo chuvoso. Os peregrinos vieram de diversas partes do mundo para acompanhar a oração mariana do Angelus conduzida pelo pontífice.
Bento XVI discorreu justamente sobre São João Batista, figura na qual se concentrava o texto deste domingo do Evangelho de Marcos: “Começando pelo aspecto externo, João vem apresentado como uma figura muito ascética: vestido de pele de camelo, nutre-se gafanhoto e mel selvagem, que encontra no deserto da Judeia (cfr Mc 1,6). O próprio Jesus, uma vez, o contrapôs àqueles que “estão nos palácios do rei” e que “vestem trajes de luxo” (Mt 11,8). O estilo de João Batista deveria chamar-nos - a todos os cristãos - a escolher a sobriedade como estilo de vida, especialmente em preparação à festa de Natal, na qual o Senhor – como diria São Paulo – 'de rico que era, se fez pobre por vós, para que vós vos transformeis ricos por meio da pobreza' ”.
Em seguida, o papa destacou “o apelo extraordinário à conversão” que vem de João, e acrescentou que “o apelo de João vai, portanto, além e mais profundamente que a sobriedade do estilo de vida: chama a uma mudança interior, a partir do reconhecimento e da confissão do próprio pecado”.
Bento XVI lembrou-nos de que “enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmos e façamos um exame sincero sobre a nossa vida”. “Deixemo-nos iluminar por um raio da luz proveniente de Belém, disse o papa, - a luz Daquele que é ‘o Maior’ e se fez pequeno, ‘o mais Forte’ e se fez fraco”.
E concluiu: “à intercessão materna de Maria, Virgem da espera, confiemos nosso caminho em direção ao Senhor que vem, enquanto prosseguimos o nosso itinerário de Advento para preparar no nosso coração e na nossa vida a vinda do Emanuel, o Deus-conosco”.
Ao final da oração mariana do Angelus, Bento XVI fez um apelo por todas as pessoas que são obrigadas a deixarem seus países e aos que se tornam apátridas, pedindo a solidariedade de todos para com esses irmãos.

JMJ 2013 lança aplicativo "Siga a Cruz"
A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 comunicou que já está disponível o aplicativo 'Siga a Cruz', uma ferramenta oficial da JMJ que irá possibilitar, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos símbolos da JMJ , cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil.
A ferramenta é gratuita é já está disponível para download. Desenvolvido pelo departamento de Tecnologia da Informação da comunidade católica Canção Nova, a pedido do Instituto JMJ Rio2013, o aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em breve, será lançada também a versão para Tablets e smartphones com a plataforma Android. A ferramenta tem como objetivo exibir de forma dinâmica, por meio de um mapa com recurso de geolocalização, o trajeto percorrido pela Cruz da JMJ Rio2013.
Os usuários também poderão interagir com seus amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o local onde se encontra a Cruz e acessar galerias exclusivas de fotos. 'A ferramenta, que é gratuita, mostra em tempo real a localização da Cruz', ressalta João Paulo Ferraz Kruschewsky, gerente de TI/Mobile da Canção Nova. O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora, que desde o dia 18 de setembro estão no país. Os símbolos percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ Rio2013.
Como funciona
Com o aplicativo, o usuário irá visualizar, inicialmente, a posição atual dele dentro do mapa, por meio de um círculo azul, sendo atualizado automaticamente caso ele esteja em movimento. Através dos círculos de cores vermelho, verde e amarelo, serão apontados os locais onde a cruz esteve, onde ela está naquele momento e por onde ainda irá passar. Os círculos verdes irão mostrar no mapa todos os locais que já foram visitados pela cruz, além de apresentar algumas informações como nome do local, endereço, data da visita (chegada e partida). O recurso irá permitir o compartilhamento, através das redes sociais (Facebook e Twitter), e dará a opção 'Como chegar aqui', que traça a rota partindo do seu local de origem até chegar ao ponto marcado com a cruz. O círculo vermelho apontará o local atual onde a cruz se encontra, com informações da região e opções de como chegar lá. Já o círculo amarelo indicará todos os locais cadastrados que serão visitados pela cruz. Assim como nas outras opções, o usuário também poderá visualizar as informações da região que receberá os símbolos.

Conferência Nacional da Saúde teve ampla participação das pastorais
As pastorais da Igreja que atuam na área da saúde estiveram presentes, de forma significativa, em todos os estágios do processo que culminou com a 14ª. Conferência Nacional de Saúde realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília. As pastorais da Saúde, da Criança, da Pessoa Idosa, da AIDs e outras além de representantes da Campanha da Fraternidade 2012, que vai tratar da saúde pública, e da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB participaram do debate sobre centenas de proposições. Os delegados eram mais de 4 mil pessoas, representando os estados e os municípios. Durante cinco dias, eles discutiram e votaram propostas que se tornarão um marco de orientação para o Ministério da Saúde.
A Conferência foi promovida pelo Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde em parceria com os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, entidades e movimentos sociais. O tema do encontro foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. E trouxe como foco nos debates o “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.
A defesa da vida desde a concepção até a morte natural, como sustenta a doutrina da Igreja, foi a base das contribuições dos participantes das pastorais nas reuniões e assembléias quando se tratava de dar passos na elaboração de políticas públicas de saúde. A enorme participação das lideranças da Igreja nos conselhos de saúde, especialmente dos municípios, mostrou o nível de compromisso das pastorais com a saúde pública no país e já antecipa o quadro de ampla reflexão que poderá ser ocupado na quaresma de 2012 quando toda a Igreja no Brasil se dedicará à reflexão e ação a respeito do tema.
No último dia da Conferência, domingo, 4 de dezembro, antes do início dos trabalhos, a celebração da eucaristia, no local do encontro, contou com a participação de muitos delegados e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na homilia, compartilhada entre o presidente da celebração padre Rafael Fornasier e o padre Luiz Carlos Dias, assessores da CNBB, foi dado especial destaque para a importância da realização da Conferência no contexto do enfrentamento da quinta urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, que é “Igreja a serviço da vida plena para todos”. Durante o encontro, em entrevista concedida à uma TV católica, o ministro da Saúde declarou: “O apoio da Igreja mostra quais são os problemas e onde devemos avançar. As campanhas que a Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Pastoral da Saúde fazem são fundamentais para o SUS com maior qualidade. E nos ajudam na humanização do atendimento em cada canto do país”.
 

Dom Hélio celebra 50 anos de ordenação presbiteral
O bispo emérito da diocese de Caratinga, dom Hélio Gonçalves Heleno, celebrou neste sábado, 3, na catedral de São João Batista, seus 50 anos de ordenação presbiteral. Dom Hélio presidiu a eucaristia, concelebrada pelos bispos de Itabira – Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira; dom Werner Siebenbrock, bispo de Governador Valadares; dom Francisco Barroso, bispo emérito de Oliveira; além do seu sucessor, dom Emanuel Messias de Oliveira, e do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Outros 43 padres concelebraram, entre eles o padre Efraim Solano Rocha, que foi professor de dom Hélio no Seminário de Mariana.
A homilia foi proferida por dom Emanuel, que louvou e bendisse ao Senhor pela vida de dom Hélio, lembrando toda a sua trajetória pastoral nestes 50 anos. Entre as homenagens que dom Hélio recebeu, destaca-se a entrega da bênção apostólica do papa Bento XVI, da qual a tradução se apresenta abaixo.
O lema episcopal de dom Hélio é “Por Causa do Reino de Deus”, o qual levou a sério nos seus 32 anos de pastoreio à frente da diocese de Caratinga.

Pastoral Afro-Brasileira prepara 7º Congresso das Entidades Negras Católicas
No fim de semana aconteceu a Reunião da Pastoral Afro-Brasileira do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). O encontro reuniu na paróquia São Luis Gonzaga em Londrina (PR) os coordenadores das (arqui) dioceses de Curtiba, Apucarana, Maringá, Londrina, Paranaguá, e o assessor da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, padre Jurandyr Azevedo Araújo.
A reunião teve por objetivo articular o 7º Congresso das Entidades Negras Católicas (Conenc): reunir os bispos do Regional Sul 2, rever a programação do 7º Conenc, o texto-base, o material para os participantes e as Comissões, além de programar os passos até a realização do evento. Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes e pelo assessor da Pastoral Afro de Londrina e da equipe de coordenação.

Dom Damasceno concelebra com o Papa no dia de Nossa Senhora de Guadalupe
O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será um dos concelebrantes na missa solene presidida pelo Papa Bento XVI em Ação de Graças pelo bicentenário de independência de alguns países da América Latina. A celebração será no dia 12 de dezembro, às 17h30 (horário de Roma, 14h30 de Brasília), na Basílica de São Pedro. Dia 12 de dezembro é celebrada a festividade de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
A missa será transmitida ao vivo pelo CTV. Esta iniciativa, segundo matéria da Rádio Vaticano, é um gesto de atenção, de afeto e de solidaridade por parte do Papa para com os povos e as nações do “Continente da esperança”. É também uma expressão da solicitude pastoral com a qual Bento XVI abraça estes povos de Jesus Cristo, que representam 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro. É ainda sinal da contribuição original que a Igreja Católica está oferecendo para comemorar, à luz da verdade histórica, estes 200 anos de independência, para melhor iluminar a atual situação da América Latina e para nutrir a esperança em um futuro de paz e de justiça.
A notícia da celebração que ecoou pelos meios de comunicação da América Latina foi acompanhada de expressões de afeto, gratidão e de alegria dirigidas ao Papa. Sinal desse interesse e apreciação foi a pronta-resposta de 105 dioceses de 105 países latino-americanos para delegar representantes para a cerimônia religiosa e Bispos que, por opção, também decidiram participar. Entre eles, asseguraram presença o cardeal Nicolas de Jesús López Rodríguez (Santo Domingo), Norberto Rivera Carrera (México), Jaime Ortega y Alamino (Havana), Oscar Rodriguez Maradiaga (Tegucigalpa), Juan Luis Cipriani (Lima),  Francisco Javier Errázuriz (emérito de Santiago de Chile), além dos Arcebispos Nicolas Cotugno (Montevidéu), Pastor Cuquejo (Assunção), Victor Sanchez (Puebla) e Andrés Stanovnik (Corrientes, Argentina), Dom José Luis Lacunza (David, presidente da Conferência Episcopal do Panamá). A Conferência Episcopal Espanhola também nomeou Arcebispo de Sevilha para participar do evento em Roma. Um convite especial foi feito também para 105 latino-americanos que, de várias maneiras, trabalham em 105 diferentes congregações e organismos da Santa Sé. As orações e cânticos da Missa serão em espanhol e português. O coro convidado para esta ocasião especial é alternado com o coro da Capela Sistina em 105 músicas fornecidas, tais como EI Kyrie, o Gloria, o Sanctus e Agnus Dei.
A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia em seis línguas, inclusive em língua portuguesa.HistóriaAs comemorações do “Bicentenário da Independência” assumiram grande importância e repercussão nos países latino-americanos. As celebrações que já ocorreram, e que continuarão nos próximos anos, envolvem o trabalho dos Estados, das administrações públicas nacionais e regionais, das universidades e dos institutos acadêmicos, numerosas Ongs, além da sociedade civil.
Estão envolvidas também as Igrejas locais na América Latina e o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM). Existem numerosos documentos e declarações das Conferências Episcopais e dos Bispos. Também foram criados vários programas eclesiais de celebração em nível litúrgico, acadêmico e editorial.
Estas celebrações se concentram especialmente no período entre 2010 e 2014, apesar de o Brasil e o Peru comemorarem 200 anos de independência entre 2020 e 2022. Contudo, o processo de emancipação da América Latina ocorreu entre 1808 e 1824. O Haiti foi o primeiro país, em 1804, e Cuba, em 1898.

Diocese de Guanhães lança Festival da Música Cristã
A Pastoral da Comunicação, diocese de Guanhães (MG), realizará nos dias 30 de abril e 1º de maio o Festival da Música Cristã, em Guanhães. Organiza esse evento uma comissão formada por agentes da Pastoral da Comunicação, sob orientação do músico Robertinho Zier (Guanhães), do cantor e compositor padre José Adriano Barbosa dos Santos, residente em Ferros (MG), e do pároco da paróquia São Miguel, em Guanhães, padre Saint-Clair Ferreira Filho. Músicos cristãos poderão inscrever suas canções religiosas até o dia 31 de março.
Segundo o regulamento, os participantes poderão inscrever até duas músicas inéditas. Os interessados em participar do Festival da Música Cristã podem baixar o regulamento os sites da diocese de Guanhães (http://www.diocesedeguanhaes.com.br/) e da Rádio Vida Nova FM (http://www.vidanovafm.com.br/). Acessando os sites, encontrarão também a ficha de inscrição, que deve ser devidamente preenchida e entregue na secretaria da Mitra Diocesana de Guanhães ou da Rádio Vida Nova FM, ambas situadas à rua Amável Nunes, 55 - Centro - Guanhães (MG) - CEP 39740-000.
O Festival da Música Cristã é uma iniciativa cultural que visa valorizar e reconhecer os talentos musicais em nível regional e nacional. E também objetiva contemplar os mais diversos gêneros e estilos musicais, valorizando e potencializando os novos talentos e estimulando a criação e difusão da música cristã. O evento quer integrar as Igrejas cristãs na missão de evangelizar através da arte.
Informações: http://www.diocesedeguanhaes.com.br/ / http://www.vidanovafm.com.br/

VII Assembléia Nacional da Pastoral do Menor
A VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor se realiza de 6 a 10 de dezembro em Belo Horizonte (MG). Este é o momento em que a Pastoral do Menor reúne representantes de todo o Brasil para discutir e definir as diretrizes para o próximo triênio de 2012/2014. Neste ano a Assembléia conta com a presença de dom Leonardo Miranda de Miranda Pereira, bispo de Paracatu e referência nacional da Pastoral do Menor; dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte.
As Assembléias acontecem a cada três anos e são o momento mais importante da Pastoral do Menor. Nela é avaliada e celebrada a caminhada da Pastoral do Menor do triênio anterior, são definidas as diretrizes gerais e escolhidos os coordenadores para o próximo triênio 2012/2014. Da Assembléia participam agentes da pastoral vindos de todos regionais/estados onde a Pastoral se encontra articulada. São representantes de 16 estados, compreendendo vários municípios.
Este ano a Assembléia terá como tema “Pastoral do Menor: constantes desafios, novas fronteiras” e, como lema: “O clamor dos filhos de Israel chegou até mim. Por isso, vai. Eu te envio...” Êxodo 3 - 9, 10 . É o repensar da Pastoral para atuar dentro de questões que estão a merecer mais atenção, ouvindo o clamor das crianças e adolescentes e atendendo a missão a ela confiada.
A Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor é um Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e através do Setor de Pastoral Social integra a 8ª Comissão da CNBB - Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, fundamentando-se teologicamente em duas noções: a de ser “presença e serviço na sociedade”. É uma estrutura que está organizada em todo país, atendendo às diferentes necessidades das crianças e adolescentes, principalmente aquelas violadas em seus direitos fundamentais e vítimas de abandono, violência, exploração, bem como aqueles adolescentes que cometem atos infracionais. Todos os membros da Coordenação e do Conselho Nacional da Pastoral são escolhidos em Assembléias específicas, realizadas de 3 em 3 anos, constituindo um grupo referendado por todos agentes da Pastoral, demonstrando a importância de sua representação e da gestão democrática que permeia todas suas ações.

VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor
Dias: 6 a 10 de dezembro de 2011
Local: Casa de Retiro São José - Av. Itaú, 475 – Dom Cabral
Informações:
Marilene Cruz – Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor
Dilane Moreira – Assessora de Comunicação
(31) 3422-6732 – pamen.nacional@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO
Primeiro dia 06.12.2011 – Terça - Feira
19:30 h- Liturgia de Abertura e acolhida20:15h - Apresentação das Delegações, por Região20: 30h Composição da mesa de abertura •    Presidente da CNBB – Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis (representante)•   Presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz - Dom Guilherme Antônio Werlang (representante)•    Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 2 - Dom José Alberto Moura (representante) •    Arcebispo de Belo Horizonte - Dom Walmor Oliveira de Azevedo•    Bispo da Diocese de Paracatu – Referência Nacional da Pastoral do Menor•      Representante dos Redentoristas    •    Coordenadora Nacional – Marilene Cruz20:50h- Reflexão de  Dom Leonardo sobre o tema: “Pastoral do Menor: Constantes Desafios, Novas Fronteiras” – “Ouvi o clamor dos filhos de Israel, por isto vai. Eu te envio.21:20h - Palavra de Marilene e abertura oficial da VII Assembléia Nacional da Pastoral do Menor 21:30h – Benção de Abertura da AssembléiaSegundo dia – 07/12/2011- Quarta- Feira
10:30h - Painel: Análise da realidade da criança e do adolescente e papel da Pastoral do Menor *Sra. Carmen Silveira Oliveira, doutora em psicologia, secretária da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente/SDH/PR – Tema: Análise de Conjuntura Nacional e Internacional sobre a Criança e o Adolescente11:10h - Padre João Batista Libânio – jesuíta, teólogo, escritor – Tema: Reflexão sobre o Êxodo mas fazendo um paralelo com a exposição anterior11:45h - Padre Saverio Paolillo (Padre Xavier) missionário comboniano, Pastoral do Menor de Vitória – Tema: Pastoral do Menor seu lugar, sua missão/caminho diante da análise  apresentada e do que nos aponta o Êxodo.14:15 h – Debate sobre o painel 21:00h - Rodas de Conversa sobre os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral do MenorTerceiro dia - 08/12/2011 - Quinta-feira
08:40h – Mensagem de Dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretário Geral da CNBB09:10h –Retiro - Padre Bartolomeo. 11:30h - Celebração Eucarística encerrando o RetiroQuarto dia - 09/12/2011 - Sexta-feira
09:00h –Palestra: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).Irmã Delci Frazen - assessora da Comissão da Caridade, Justiça e Paz durante 08 anos. Atualmente faz parte do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais da Rede de Assessoria da Misereor no Brasil 10: 30 h – Reunião por Região (trabalhos em grupos) – Discussão, análise e síntese dos DESAFIOS ou novas fronteiras a serem enfrentados pela Pastoral do Menor.Tarde14:25- Trabalho de Grupo, por região, para definição de até 03 diretrizes para o triênio 2012/2014 e escolha dos coordenadores das regiões.18:00 h – CelebraçãoQuinto dia - 10/12/2011 - Sábado
Manhã08:45h - Plenária - Aprovação das Diretrizes e das Moções 11:40h – Agradecimentos aos coordenadores que deixam seus mandatosTarde14:00h - Apresentação e referendo das novas coordenações15:00h - Momento especial: a Construção da Tábua com as diretrizes da Pastoral do Menor para o triênio 2012/2014.16:30h: Celebração Eucarística de Encerramento e Envio

Termina Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Estrangeiros
Terminou no sábado, 3, o Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Estrangeiros realizado em Roma desde o dia 30 de novembro com a presença de 250 participantes, entre bispos, padres, religiosos, professores, coordenadores, assessores de pastoral universitária e jovens representantes dos cinco continentes.
Durante o evento, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravassi, falou sobre “Evangelho e Cultura”. Após pontuar estes dois conceitos ainda falou de diálogo e identidade, como conceitos base que entrelaçam a cultura e o Evangelho. A mesa redonda tratou o encontro das culturas e o impacto da fé nos valores da juventude de hoje, com a participação de dois estudantes um da América e o outro da Ásia.
Em sua participação, monsenhor Salvatore Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Evangelização falou de dois conceitos que podiam ajudar a iluminar a reflexão da mobilidade atual: as peregrinações e as Universidades, mesmo que “sem estupor diante da realidade não somos capazes de novos conhecimentos nem de nos compreender plenamente a nós e ao mundo”.
No trabalho em grupo partiu-se da necessidade fundamental de facilitar o caminho de integração dos estudantes internacionais nas universidades, na Igreja e na sociedade, quais são experiências positivas que favorecem este caminho de integração? Desafios e perspectiva para o futuro. “Este foi o momento para falar e partilhar as nossas experiências e sentir a caminhada dos países de América Latina, presentes (Peru, Bolívia, Chile, Colômbia,Brasil)”, disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Eugênia Lloris.A abertura do segundo dia de atividades, 2, teve a participação do cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. Houve ainda a audiência com o papa Bento XVI. As mesas redondas da tarde e as partilhas de grupo prepararam a sessão conclusiva do último dia no qual foi apresentado o documento final.
O ultimo dia de atividades contou com a palestra proferida pela religiosa salesiana do Haiti, irmã Martha, que apresentou um modelo de liderança juvenil para o momento atual “proponho um modelo cooperativo, proativo, de cooperação para que os jovens sejam os autores. Criar um modelo de liderança com os jovens, apresentando os modelos existentes, e perguntando para a eles qual escolher”. Esta, segundo irmã Eugênia, foi uma das palestras de maior destaque do Congresso.
O documento final do evento será finalizado nesta semana via internet. Entre os acréscimos e modificações feitas pelos participantes, destacam-se:
Convidar os bispos para que deem prioridade aos programas e recursos da Pastoral Universitária na qual se insere esta atenção aos estudantes estrangeiros. Criar ambientes de escuta e diálogo à juventude para o favorecimento do protagonismo deles na Pastoral Universitária, e criar uma rede entre os jovens estrangeiros que favoreça o intercâmbio de experiências e culturas.
O bispo auxiliar de Fortaleza (CE) dom José Luiz Ferreira Salles, irmã Maria Eugenia Lloris e o jovem Vladimir, reuniram-se após o Congresso par traçar as linhas de ação da Pastoral com os estudantes estrangeiros para que seja um viés dentro da Pastoral Universitária. O Jovem Vladimir de Fortaleza que já trabalha na Pastoral da Mobilidade com os jovens africanos de Guiné Bissau ajudará para criar um grupo e realizar este trabalho de divulgação e acompanhamento destes jovens estrangeiros.
Em breve serão divulgadas as conclusões do Congresso e o texto final no site da Pastoral da Mobilidade e nesta página do Setor Universidades.

COMIRE do Mato Grosso do Sul elege nova coordenação
O Conselho Missionário Regional - COMIRE, Oeste 1 da CNBB, reunido em assembleia nos dias 2 e 3 de dezembro, na sede do Instituto de Teologia, em Campo Grande, MS, elegeu sua nova coordenação para os próximos  quatro anos, tendo à frente Rosângela de Souza Urt, da diocese de Corumbá, como nova coordenadora. Padre Ubajara Paz de Figueiredo continuará assessor do COMIRE que tem como presidente dom Vitório Pavanello, bispo emérito da arquidiocese de Campo Grande.
"Aceitei a coordenação com muito carinho e espero que a nossa equipe trabalhe sempre na unidade e comunhão para tocar em frente a nossa missão", disse Rosângela ao comentar sobre a sua nova tarefa.
Assessorada pelo padre Jaime Carlos Patias, da revista Missões, a assembleia estudou as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - DGAE (2011-2015), Documento 94 da CNBB, e traçou pistas de ação para ajudar o Regional a colocar a "Igreja em estado permanente de missão" mediante a setorização das paróquias. Essa meta, uma das urgências das Diretrizes, foi apontada como prioritária pelos bispos do Mato Grosso do Sul em sintonia com as determinações da Conferência de Aparecida.
Ao comentar sobre a concretização das Diretrizes, padre Patias observou que essas não são um programa de ações e lembrou que "cabe às Dioceses elaborar seus planos a partir delas. Sem isso, as DGAE correm o risco da inoperância ou irrelevância. A operacionalização exige planejamento das Dioceses e em especial dos Regionais da CNBB, e nisso o COMIRE tem um papel fundamental", assegurou.
Pistas de ação
No planejamento para o quadriênio, o COMIRE do Regional escolheu como prioridades de atuação: 1) implementar os Conselhos e Grupos de Animação Missionária nos diversos níveis tendo presente a missão Ad Gentes e além fronteiras; 2) promover o estudo das DGAE nas dioceses e Paróquias; 3) constituir uma Equipe de Formação para criar consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e organismos; e ainda, 4) promover a formação missionária para a juventude e assessores da Infância e Adolescência Missionárias - IAM.
Egon Heck, assessor do Conselho Indigenista Missionário - Cimi, MS, falou sobre a situação dos povos indígenas, em especial na região de Dourados. Em relação a essa causa, o COMIRE decidiu, como Igreja missionária, ser presença solidária e profética com os povos indígenas e afro-descendentes na luta pelos seus direitos.
Irmã Marta Genoveva, convidou para uma vigília em defesa dos Povos Indígenas, marcada para o dia 16 de dezembro, às 19h30, na Cúria diocesana, em Campo Grande. O evento foi programado por um grupo de aliados da causa indígena após uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, em novembro.
3º Congresso Missionário Nacional
A programação contemplou ainda os preparativos para o 3º Congresso Missionário Nacional - CMN, marcado para os dias 12 a 15 de julho de 2012, em Palmas, TO. Esse evento pretende reunir cerca  de 600 pessoas, sendo que o estado de Mato Grosso do Sul terá 20 vagas. Segundo padre Ubajara, o encontro servirá para animar a Igreja no Brasil em sua Missão além fronteiras e também como preparação para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-Americano - CAM 4 - Comla 9, a realizar-se em 2013, na Venezuela.
Participaram da assembleia do COMIRE coordenadores dos Conselhos missionários das dioceses de Dourados, Jardim, Três Lagoas, Corumbá e Coxim, além de representantes da Comunicação, Infância, Adolescência e Juventude Missionária, membros do Conselho Indigenista Missionário - Cimi. Faltaram representantes da arquidiocese de Campo Grande e da recém criada diocese de Naviraí.
Uma celebração eucarística encerrou os trabalhos neste sábado, 3, com o envio missionário no dia da festa de São Francisco Xavier que, com Santa Teresinha do Menino Jesus, é padroeiro das Missões.

Pastoral da Criança comemora 25 anos na Bahia
Líderes da pastoral da Criança de todo o estado da Bahia se reuniram no sábado, 3 de dezembro, em Salvador. O encontro marcou os 25 anos de atuação da pastoral no estado. A programação se realizou das 8h às 16h e incluiu palestras, testemunhos e atrações culturais. Uma celebração eucarística concluiu as atividades.
No estado, por mês, existem 223 mil crianças com menos de seis anos e 12 mil gestantes sendo acompanhadas, por 30 mil voluntários, o que confere à Bahia o segundo lugar em número de atendimentos no país da Pastoral da Criança.  Cerca de 93 % dos municípios baianos e 91% das paróquias da Bahia contam com o trabalho da pastoral.
Os agentes trabalham todos como voluntários, na maioria das vezes na própria comunidade em que moram e além do compromisso com Jesus, eles precisam dispor de tempo para reuniões de avaliação e para fazer as visitas de acompanhamento das crianças e orientação dos pais.
Criada em 1983 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a finalidade de diminuir os índices de mortalidade infantil causados pela desnutrição, a Pastoral da Criança foi, aos poucos, se espalhando pelo país. De acordo com informações divulgadas no site da Pastoral, atualmente 4.066 municípios e 42.314 comunidades brasileiras contam com os trabalhos dos agentes.

Diocese de Oeiras lança Ano Catequético 2012
Com o tema "Catequese: Caminho para o encontro com Cristo" e o lema "Mestre, tu és o Filho de Deus", dom Juarez Sousa da Silva lançou, juntamente com a Comissão Bíblico-Catequética, o Ano Catequético para a imprensa local na diocese de Oeiras (PI).
O evento aconteceu no último dia 30 de novembro, durante a Assembleia Diocesana de Pastoral que contou com a presença do bispo diocesano, dom Juarez, padres, religioso e agente de pastorais.
Mediado pelo radialista da Rádio FM Educativa Cristo Rei e membro da Pastoral de Comunicação da diocese, Claudioevândio, o lançamento contou com a cobertura das rádios FM Educativa Cristo Rei, Vale do Canindé e pelos portais diocesedeoeiras.org, meionorte e folhadeoeiras. Na abertura do lançamento, a assembleia cantou o hino oficial do Ano Catequético.
Na ocasião, dom Juarez colocou os motivos para a convocação do Ano Catequético na diocese. Dentre as várias razões, algumas foram destacadas pelo bispo: dar um novo impulso na catequese diocesana; a Catequese é um lugar privilegiado de formação dos discípulos de Jesus Cristo; o mundo de hoje exige novas maneiras de evangelizar  e novas respostas aos desafios atuais; proporcionar o encontro pessoal com Jesus e por ser ainda uma das prioridades da diocese.

Seminário recebe mais de 30 jovens para estágio vocacional
O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza (SC), promoveu nestes dias 3 e 4 de dezembro, a segunda e última etapa do Estágio Vocacional 2011.
De acordo com o orientador padre Antoninho Rossi, 32 jovens inscreveram-se para a fase que decidirá quem serão os próximos seminaristas a ingressarem nos seminários Menor e Propedêutico em 2012.
O primeiro estágio ocorreu em 11 e 12 de junho e reuniu 37 rapazes. Foram aprovados 23 para a segunda fase. A etapa teve momentos celebrativos e de reflexão, além do acompanhamento de uma profissional de psicologia, que conversou com os jovens, e com os formadores do seminário.
Conforme Pe. Antoninho, o primeiro estágio disponibilizou aos garotos conhecerem mais sobre a realidade do seminário. Esta segunda, de acordo com ele, tem o intuito de confirmar a vocação dos jovens e repassar orientações aos aprovados para o ano que vem.
Atualmente o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio conta com oito seminaristas na fase do Seminário Menor e mais 10 no Seminário Propedêutico, etapas que antecedem a Filosofia e a Teologia, cursadas em Brusque (SC) e Florianópolis (SC), respectivamente.

Diocese de Tocantinópolis realiza sua 14ª Assembléia Diocesana de Pastoral
Nos dias 25 e 26 de novembro foi realizada no Centro de Pastoral Padre Josimo Tavares em Tocantinópolis,(TO) ,a 14ª Assembléia de Pastoral da Diocese de Tocantinópolis. Participaram da assembléia cerca de 97 delegados entre padres, religiosas e leigos provenientes das 27 paróquias que compõem a diocese.
A 14ª Assembléia de pastoral teve como tema: “A Igreja em estado permanente de missão” e o lema: “dar a tudo que se faz um sentido missionário”. Os objetivos foram:
•    Celebrar a comunhão, a participação e a fraternidade diocesana;
•    Alegrar e Bendizer a Deus pela caminhada pastoral que fizemos no ano de 2011;
•    Conhecer as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015;
•    Refletir e votar o Diretório de Pastoral da Diocese;
•    Encaminhar a operacionalização dos projetos pastorais diocesanos aprovados no 3º Plano Diocesano de Pastoral dando destaque a urgência “Igreja em estado permanente de missão.

Lançado novo website da Diocese de Paracatu
O novo site da Diocese de Paracatu (MG) foi colocado no ar na última semana de novembro. Na primeira apresentação de conteúdo da home encontra-se uma nota que informa sobre encontro em preparação para o Natal realizados pelo bispo diocesano, Dom Leonardo de Miranda, formadores, diáconos e seminaristas.
A reunião foi realizada no dia 30 de Novembro aproveitando, a oportunidade da reunião de formadores no Seminário Arquidiocesano de Montes Claros (MG). Durante o encontro, Dom Leonardo falou sobre a missão do Natal em Família e animou os seminaristas para a seriedade no processo formativo. Pe. Wagner também destacou que no dia 27 de janeiro todos os seminaristas deverão passar por Paracatu para uma reunião antes de voltarem para Montes Claros. Ficou acordado que os diáconos vão também serão escalados para a missão de Natal. Os nossos 9 seminaristas e os 3 diáconos concluirão os estudos no dia 09 de Dezembro quando virão para as férias e para as missões de Natal.

Comissão de Justiça e Paz promove Seminário sobre Direitos Humanos
Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, em entrevista coletiva, a Comissão Justiça e Paz do Regional Norte 2 da CNBB vai dar início ao Seminário Direitos Humanos e a realidade no Pará – Reflexão e Ação, para celebrar os sessenta e três anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O evento será realizado na Sede do Regional Norte 2 (Pará e Amapá)  da CNBB. Serão debatidos as temáticas: o modelo econômico no Pará frente aos direitos humanos e o meio ambiente; Crimes  contra  os  direitos humanos – prática atentatória ao estado democrático de direito: violência contra crianças e adolescentes – o extermínio de jovens - ineficiência do poder público em combater esses crimes;  o Debate a realidade paraense: é possível reverter esse quadro?.
Participarão do debate o procurador Federal e Integrante da Comissão Justiça e Paz – Regional Norte2 – CNBB, Felício Pontes Júnior; a Promotora de Xinguara, Fábia Mussi de Oliveira Lima e Mary Cohen da OAB nacional e Integrante da Comissão Justiça e Paz N 2 – CNBB.
SERVIÇO:
ASSUNTO: Coletiva e Seminário Direitos Humanos e a realidade no Pará – Reflexão e Ação
DATA: 07 de dezembro (quarta-feira)
LOCAL: Sede da CNBB – Trav. Barão do Triunfo, 3151 – entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, bairro do Marco
HORA: a partir das 09h20.

Arcebispo de Goiânia lança Feira da Solidariedade Pastoral
Dom Washington Cruz, arcebispo metropolitano de Goiânia (GO) preside lançamento da Feira da Solidariedade que terá, este ano, uma edição pastoral. Ampliar a dimensão da solidariedade é o princípio básico da Feira da Solidariedade que é promovida, há 7 anos, pela Arquidiocese de Goiânia. A edição de 2011 se chamará: Feira da Solidariedade Pastoral. Durante a reunião, será feita a memória das edições anteriores e serão apresentadas as novas diretrizes para a Feira da Solidariedade 2012. O encontro acontecerá, nesta terça-feira, 6 de dezembro, às 8 horas da manhã, no Auditório da Cúria Metropolitana, em Goiânia.
Conceituada como a segunda maior feira católica do país e a maior do Centro-Oeste, a Feira da Solidariedade quer proporcionar aos expositores e visitantes mais qualidade nos serviços prestados. Por isso, não haverá Feira da Solidariedade neste ano. Visando a um atendimento diferenciado, a arquidiocese realizará a 8ª edição da Feira da Solidariedade no Centro de Convenções de Goiânia, que tem instalações apropriadas para exposições, localização central, estacionamento amplo, coberto e área de alimentação exclusiva.
A equipe executiva do evento ressalta que a Feira da Solidariedade Pastoral não substitui a Feira da Solidariedade que acontece anualmente no mês de dezembro. Este evento tem a finalidade de oferecer orientação para aqueles que participaram das últimas edições e uma oportunidade para pessoas, órgãos e o poder público conhecer o projeto e firmar parcerias para a realização da edição 2012.

SERVIÇO
Evento: Feira da Solidariedade Pastoral
Dia: 6 de dezembro
Horário: 8 horas
Local: Auditório da Cúria Metropolitana
Endereço: Praça Dom Emanuel, s/n, St. Central
Contato: Talita Salgado (assessora de comunicação)
Informações: (62) 3229-2683 / 8424-9727

Nenhum comentário:

Postar um comentário