quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bote Fé! A Cruz da Jornada Mundial da Juventude chega a Ilhéus nesta sexta-feira

Em clima de festa, a diocese de Ilhéus recebe nesta sexta-feira (16) os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. O evento, chamado “Bote Fé”, acontece em todas as dioceses brasileiras por iniciativa da CNBB, com o objetivo de preparar o país para a celebração da próxima JMJ que vai ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 2013, com a presença do Papa Bento XVI.
Em Ilhéus a programação da visita da Cruz e do Ícone da JMJ começa às 9h30min com a recepção dos símbolos, segundo o bispo diocesano dom Mauro Montagnoli, no bairro Salobrinho, em frente à Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, na BR 415, vindos da diocese de Itabuna. Dalí uma carreata levará os símbolos até a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Malhado, onde ficam à veneração pública.

As 16h30m a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude serão levados, em carreata, para uma concentração em frente ao Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, de onde, em caminhada pela Avenida, serão levados até a Catedral São Sebastião. A programação continua com a celebração de Missa, presidida pelo bispo dom Mauro, e vigília até a 01 hora de sábado (17), quando serão transportados até a cidade de Salinas da Margarida, na arquidiocese de Salvador.
Estudantes da Piedade participaram JMJ em Madri
Em agosto deste ano o Instituto Nossa Senhora da Piedade (Ilhéus-BA) enviou as estudantes adolescentes Marina Lima Pinheiro e Nathália Souza dos Nascimento Sitta, acompanhadas pela professora Luiza Maria Menezes para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri (Espanha), com a presença do Papa Bento XVI.
Elas representaram os jovens da diocese e vão contribuir para a divulgação da Igreja e mostrar, concretamente, a eficácia da evangelização nos quatro cantos do planeta.
‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’
O lema da Jornada Mundial da Juventude 2013, escolhido pelo Papa, Bento XVI, será ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus. A jornada de 2013, em cada diocese católica, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
A Cruz
Um dos símbolos destas jornadas, a “cruz dos jovens”, está a passar pelas 274 dioceses do Brasil, ao longo dos dois anos de preparação para a JMJ. A cruz de madeira, com 3,8 metros de altura e 31 kg, foi oferecida por João Paulo II aos jovens católicos em 1984 e, desde então, tem passado por dezenas de países, em peregrinação.
É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina” e é entregue no final de cada JMJ pelos jovens do país anfitrião aos organizadores da jornada seguinte. Também por decisão de João Paulo II, essa cruz é acompanhada por um ícone de Maria, que mede 118 cm de altura e pesa 15 Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário