terça-feira, 29 de novembro de 2011

Saúde realizará faxinaços pra combate a dengue em Ilhéus

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias, vem realizando um planejamento estratégico para o combate da dengue em Ilhéus. Segundo a diretora do departamento de Vigilância a Saúde, Cássia Virgínia, a cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti e, com a chegada do verão, há iminência de epidemia. “Dessa forma, estamos nos antecipando e reforçando os trabalhos de combate”, afirma a diretora.

Entre as ações articuladas, está a programação de “faxinaços” nos bairros que possuem maior índice de infestação. Serão realizados mutirões até o final de mês de dezembro no Alto do Coqueiro, Alto do Carvalho, Nelson Costa, Basílio, Princesa Isabel, Novo Vilela e Ilhéus II. Atualmente, o bairro com maior índice de infestação predial é o Salobrinho, com 19,9%, e que irá realizar o grande mutirão de limpeza no próximo dia 10 de dezembro.
Além disso, a coordenação de endemias prossegue realizando o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que entre as suas ações está a implantação de trabalho por zonas da cidade, tendo um grupo de agentes responsável por cada área. Semanalmente são realizadas reuniões com os supervisores no intuito de avaliar os resultados alcançados, além de programar ações e estratégias para o combate ao vetor.
Outra ação que está sendo realizada para o bloqueio ao vetor da doença é o uso da Maquina Costal (fumacê transportado por agentes). Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas, que são acompanhadas semanalmente pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Até o dia 19 e novembro foram registradas no município um total de 1.742 notificações de casos da doença.
Ações específicas - A equipe da educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. Entre os trabalhos realizados estão a visitação das casas, palestras em escolas, reuniões com comunidade, associação de moradores e conselhos locais de saúde, sonorização nas localidades, blitz educativa (distribuição de panfletos informativos em sinais de trânsito e barracas de praia), feiras de saúde e organização de mutirões de limpeza em diversos bairros.
As ações do município poderão contar, ainda, um aporte financeiro para auxilio e implantação de novas ações. Segundo a portaria de nº 2.557 do Ministério da Saúde, será realizada uma assistência financeira aos municípios prioritários e capitais para vigilância e controle vetorial da dengue. Ilhéus é um desses municípios prioritários e aptos a receber o repasse.
Para que isto aconteça, todos esses municípios deverão elaborar um plano de contingência para enfretamento das formas graves e óbitos por dengue. Técnicos da Secretaria da Saúde do município se reuniram na tarde nesta terça-feira (29), para planejar as ações, que serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para posterior liberação da verba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário