quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura e Santa Casa assinam convênio para a manutenção do pronto-socorro

Em Ilhéus: caos também na Saúde
População sofre e é humilhada 
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, entidade mantenedora do Hospital São José e Maternidade Santa Helena, Eusínio Gesteira, assinam na próxima segunda-feira (5), às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, um convênio que visa garantir a manutenção do pronto-socorro daquela unidade hospitalar. De acordo com o convênio, o município repassará mensalmente à Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus verba na ordem de R$ 50 mil que será destinada para garantir o atendimento médico-hospitalar do pronto-socorro aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com dificuldades financeiras e dívidas com servidores e fornecedores, o pronto-socorro do Hospital São José chegou a paralisar as atividades na semana passada. Com a garantia do prefeito Newton Lima de repassar os recursos mensalmente, a unidade será reaberta nesta quinta-feira (1º), voltando a funcionar normalmente. Na avaliação do prefeito, um pronto-socorro desse porte, que oferece um reconhecido serviço na cidade, não poderia continuar com suas atividades paralisadas, daí o esforço do município para assegurar o repasse mensal dos recursos e garantir o funcionamento pleno dessa unidade de atendimento.
Além da reabertura do pronto-socorro, a direção da Santa Casa de Misericórdia também anunciou a reforma da unidade de atendimento do Hospital São José, que será custeada pela empresa Bahia Mineração, através de convênio firmado em outubro desse ano, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, numa solenidade que contou com a presença do prefeito Newton Lima e o presidente do grupo ENRC no Brasil – controlador da Bamin –, José Francisco Viveiros. As obras serão iniciadas em março de 2012 porque, segundo a direção do hospital, no período de alta estação a demanda do pronto-socorro é maior e uma reforma poderia prejudicar o atendimento aos pacientes.
A parceria da empresa com a Santa Casa tem o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento de uma das mais importantes instituições de saúde do município, responsável por mais de 2,3 mil atendimentos de urgências e emergências por mês. Além da reforma, a Bahia Mineração se comprometeu a custear a alimentação fornecida a pacientes e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário