sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ilhéus sedia VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, promoveram, quinta-feira (10), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento abordou o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de Direitos Humanos de Criança e do Adolescente em Ilhéus e na Bahia” e o público presente contou com a presença de estudantes da rede pública do município, além de adolescentes do ProJovem, jovens que frequentam o Creas Medidas e membros da sociedade civil.
De acordo com o secretário da pasta, Ary Silva Santos, as dificuldades para os jovens e adolescentes são enormes, principalmente no tocante as oportunidades de emprego, daí o interesse em realizar uma conferência em que se possa debater assuntos que envolvam o futuro desses jovens. “O objetivo principal da conferência foi mobilizar e garantir os direitos dessa categoria, que de acordo com a legislação, tem prioridade na efetivação dos seus direitos”.
A palestrante Maria Aparecida Souza fez uma breve revisão histórica de como era o tratamento dado à criança e ao adolescente até os dias atuais. Segundo ela, as crianças e adolescentes são pessoas passíveis de direitos e estes devem ser garantidos pelas redes protetoras.
Para a coordenadora do Projovem em Ilhéus e uma das organizadoras do evento, Aleide Amorim, a conferência é um espaço democrático onde podem ser debatidas e criadas ações que valorizem esses jovens, para que eles se sintam parte integrante da sociedade. A conferência foi realizada até o final da tarde, com apresentações culturais e criações de grupos para debates para a plenária final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário