segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Diário da CNBB


REFLEXÃO
A presença de Jesus no meio dos homens significa a chegada dos tempos messiânicos e o pleno cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento. Os sinais que Jesus realiza atestam este fato. Mas para que as pessoas participem do Reino de Deus de modo a usufruir dos dons que lhes são oferecidos nestes tempos messiânicos, faz-se necessária a aceitação plena de Jesus e de sua palavra, assim como a adesão à causa do Reino de Deus. Não basta ser católico para participar das coisas do alto, é necessário assumir a fé e ter uma vida coerente com ela.
NOTÍCIAS
Presidente da CNBB prega sobre Advento e lembra Campanha da Evangelização
Apelo do Conselho Mundial de Igrejas pela proteção do meio ambiente
Congresso Pastoral-Teológico celebra os 50 anos da Adveniat
Igreja Católica: 34 mil novos membros a cada dia
Mulheres refletem sobre DNJ e o rosto feminino na Igreja
Seguem abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Liturgia
Pastoral Carcerária participa, em Brasília, de encontro para debater o Sistema Prisional Brasileiro
Nota do Regional Leste 1 fala de royalties e impactos ambientais
Diocese de Ipameri se prepara para a sua 9ª Assembleia
Arquidiocese de Teresina discute Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora em Assembleia
Fórum das Pastorais Sociais prepara V Semana Social Brasileira no Piauí
Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano promove o 1º Encontro de Comunicação
Presidente da CNBB prega sobre Advento e lembra Campanha da Evangelização
O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu a Celebração Eucarística das 8h, no Altar Central, do Santuário Nacional neste 1º domingo do Advento (27). Em sua homilia, Dom Damasceno afirmou que o advento marca para nós cristãos, o início de um novo ano litúrgico e durante este novo ano, o evangelho em destaque será o de São Marcos.
"O tempo do advento, convida-nos a preparar-nos para celebrar o Natal numa dupla prospectiva: na primeira parte do tempo do advento a liturgia convida-nos a nos prepararmos para acolher o Cristo que virá no fim dos tempos e levará à plenitude o seu reino, como Ele nos prometeu. Ele virá julgar os vivos e os mortos, como rezamos no Credo", afirmou o Cardeal. Dom Raymundo acrescentou que na última semana, antes do Natal, a liturgia nos convida a contemplar e a meditar sobre o mistério da encarnação, o nascimento de Jesus, a primeira vinda do Filho de Deus, ocorrida há mais de dois mil anos. "Neste tempo do advento, a liturgia apresenta-nos alguns personagens que devem nos ajudar a iluminar a nossa realidade e a vivê-la segundo o projeto de Deus: Isaias, João Batista, José e a Virgem Maria. O texto de hoje é uma das mais belas e comoventes orações do Antigo Testamento", completou.
O Cardeal disse que no evangelho, São Marcos narra a parábola do homem que partiu para o exterior e confiou a sua casa à responsabilidade de seus empregados, deu a cada um uma tarefa e mandou o porteiro ficar vigiando até a sua volta. "A parábola alerta-nos para a responsabilidade que temos de, a qualquer momento, sermos chamados a prestar contas a Deus, de nossa vida. 'Ficai atentos, cuidado! disse Jesus, porque não sabeis quando chegará o momento'", afirmou. No Brasil, a Igreja realiza a Campanha para Evangelização, com o lema: 'Ele veio curar nossos males'.
Segundo Dom Damasceno, a campanha deste ano convida cada cristão a abrir o coração para acolher Aquele que veio habitar entre nós para nos salvar e dar sentido a nossa vida. "É por isso que a festa do Natal é um momento de singular importância no trabalho evangelizador. É o momento de aprendizado sobre o significado da nossa existência, de descobrirmos em Jesus, quem verdadeiramente somos.", acrescentou. A Campanha para a Evangelização tem também a finalidade de angariar recursos que garantam a continuidade do trabalho evangelizador da Igreja no Brasil. A coleta para a Evangelização será feita no 3º domingo do Advento. "O Cristo que se fez pobre ao nascer em Belém, assumindo nossa condição frágil e mortal nos ensine a ser generosos e a saber partilhar entre nós não só os bens espirituais, mas também os bens materiais", finalizou o Cardeal.

Apelo do Conselho Mundial de Igrejas pela proteção do meio ambiente
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) fez um apelo aos Governos do mundo para que enfrentem de maneira decisiva e com medidas eficazes a questão das mudanças climáticas.
A Conferência Sobre o Clima, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Durban, na África do Sul, teve início hoje, 28, e prossegue até 9 de dezembro. Segundo o secretário geral do CMI, pastor Olav Fykse Tveit, "só com responsabilidade que se pode considerar justa a forma de agir com o meio ambiente", destacou.
"Um tema urgente que não pode ser adiado, sintoma de uma crise moral e espiritual. Desde os anos 1970, o Conselho Mundial de Igrejas apoiou a construção de comunidades ecologicamente sustentáveis. Isso é ainda mais atual, pois se tornou indispensável construir um futuro constituído de baixas emissões de gases poluentes", frisou o pastor Olav.
As últimas conferências internacionais sobre o clima, realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, e em Cancún, no México, em 2010, não obtiveram bons resultados.
Segundo o jornal L'Osservatore Romano, a conferência que terá início, hoje, em Durban, corre o risco de se tornar a última oportunidade para a comunidade internacional enfrentar de maneira responsável o problema das mudanças climáticas, através da aplicação de um segundo período de compromissos do Protocolo de Kyoto e a adoção de medidas previstas pelo Green Climate Fund em defesa das áreas mais vulneráveis.
Palavras do Papa
"Espero que todos os membros da comunidade internacional encontrem uma solução responsável, crível e solidária a este preocupante e complexo fenômeno, considerando as exigências das populações mais pobres e das futuras gerações", disse o Santo Padre, ontem, 27, na Oração do Ângelus.

Congresso Pastoral-Teológico celebra os 50 anos da Adveniat
No fim de semana, dias 24 a 26, foi realizado um Congresso Pastoral-Teológico em Aparecida (SP) com o tema "Aparecida e a Igreja Missionária na América Latina hoje: Venha o Teu Reino - Desafios Pastorais 5 anos depois de Aparecida”. O evento, que aconteceu em conjunto com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), teve por objetivo celebrar os 50 anos da entidade alemã, Adveniat, que presta ajuda à Igreja na América Latina.
Cerca de 100 pessoas participaram, entre elas o segundo vice-presidente do Celam, dom Dimas Lara Barbosa e o presidente da Conferência Episcopal Alemã, dom Robert Zollitsch. Do Brasil participaram ainda o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis e a assessora do Setor Universidades da mesma Conferência, irmã Eugênia Lloris, além do teólogo padre Agenor Brighenti.
A abertura solene do Congresso, na quinta-feira, 24, foi feita por dom Robert Zollitsch, que agradeceu pela celebração dos 50 anos da criação de Adveniat no contexto deste Congresso, à luz de Aparecida. “Quando a Conferência Episcopal Alemã implantou esta ação em 1961, ninguém podia ainda prever como a Igreja iria se desenvolver na América Latina e no Caribe. A Igreja no mundo todo pode aprender muito, através da Igreja na América Latina, sobretudo na coragem para enfrentar mudanças e inovação que caracteriza a Igreja daqui. Também a opção pelos jovens e pelos pobres ganharam para nós, na Europa, uma enorme importância”, frisou dom Robert.
O Presidente do Celam não pode estar presente e dom Dimas leu as palavras dele, salientando que,“ao celebrar com este Congresso pastoral-teológico os 50 anos da existência da Adveniat, colocamos no centro das atenções o que foi fundamental no seu caminhar: a promoção da reflexão teológica,  em  resposta aos desafios que a sociedade  apresenta à Igreja  em cada época da história e o impulso à evangelização no subcontinente latino americano”. E afirmou o porquê deste Congresso e o lugar escolhido:
“Este Congresso realiza-se em Aparecida, lugar onde faz apenas cinco anos se celebrou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino- americano, convocada e presidida pelo papa Bento XVI, cuja presença acolhedora centrada em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida foi uma iluminação constante”, destacou em sua leitura, dom Dimas.
O segundo dia foi marcado pela reflexão e os trabalhos de grupo. Pela manhã o tema foi: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para uma Igreja em estado permanente de missão”. Ajudaram nesta reflexão o professor Guillermo León Escobar, de Bogotá, que apresentou os desafios sociais e políticos; o bispo de Reconquista, Andrés Stavnovik, que falou dos desafios teológicos e pastorais; e o professor padre Agenor Brighenti que ficou com o tema “ A Missão continental e a conversão pastoral e pessoal”.
A tarde contou com duas conferências, “A questão de Deus”, reflexão feita por dom Franz-Josef Overbeck, presidente da Subcomissão Episcopal para contatos com a América Latina e bispos de Essen; e a irmã e doutora em teologia, Vera Bombonatto, que apresentou a sua reflexão em três conceitos: “Paixão, Reino e Compaixão”, “Paixão pelo Reino de Deus: Paixão, compaixão” e “círculo de compaixão”.
Após as Conferências houve reunião de grupo para refletir e concretizar três grandes desafios que vivemos nos nossos países e pastorais, nos distintos âmbitos apresentados (político, social, pastoral) e três compromissos a ser vividos por todos os presentes. Entre algumas das conclusões apresentadas, apareceram em mais de um grupo, dois assuntos relevantes: A necessidade de incorporar os leigos na sociedade e na política para que a Igreja possa exercer a sua missão na sociedade, oferecendo uma reflexão e presença adequada, sem sermos fator dominante; em um ou mais desses espaços, visibilizando a credibilidade que ainda goza a Instituição Católica.
Falou-se também da urgência de criar espaços de diálogo com a juventude, por ser a América Latina um continente ainda jovem, é preciso dedicar-se mais a essa parcela da sociedade, escutá-los e conhecer melhor as suas buscas.
O último dia foi coroado com a celebração eucarística presidida por dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, que aproveitou mais uma vez para agradecer a Adveniat ao apoio oferecido ao longo de tantos anos.

Igreja Católica: 34 mil novos membros a cada dia
Todos os dias, 34 mil pessoas passam a fazer parte da Igreja Católica no mundo. Os dados são de um estudo revelado pelo relatório anual da ‘Situação da missão global’, realizado este ano. De acordo com o estudo, atualmente o catolicismo reúne um bilhão e 160 milhões de fiéis.
A notícia foi divulgada pela Agência Analisis Digital, depois retomada pela Agência Zenit, que destacaram,  com base nos dados, que no mundo há dois bilhões de pessoas, de um total de 7 bilhões, aos quais nunca chegou a mensagem do Evangelho.
Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes falar de Cristo, ou o conhecem vagamente, porém não são cristãos. “Apesar do fato de Jesus Cristo ter fundado uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que “todos fossem um”, hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1.600 no início do século XX, e são já 42 mil em 2011”, afirma o estudo.
Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes "clássicos" são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia. As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia.
Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia.
Aqueles que o estudo define "cristãos marginais" (Testemunhas de Jeová, Mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.
“A forma mais comum de crescimento é ter muitos filhos e fazê-los aderir à sua tradição religiosa. A conversão é mais rara, no entanto, acontece para milhões de pessoas todos os anos, e o mais comum é a de um cônjuge para a fé do outro”.
Em 2011, os cristãos de todas as denominações terão feito circular 71 milhões de Bíblias a mais no mundo (há hoje 1 bilhão e 741 milhões, algumas de forma clandestina).
A cada ano 409 mil cristãos partem para evangelizar um país que não é o seu de origem, distribuídos em 4.800 organizações missionárias diversas.

Mulheres refletem sobre DNJ e o rosto feminino na Igreja
Durante as últimas semanas, jovens de diferentes dioceses do Brasil comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que este ano teve como tema “Juventude e Protagonismo Feminino” e como lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”. A comemoração e os encontros de preparação em milhares de grupos jovens serviu para refletir sobre o papel da mulher na Igreja e na sociedade de hoje e como essa questão é vivida em cada realidade.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil passou a ter quase 4 milhões de mulheres a mais do que homens em dez anos. São 96 homens para cada 100 mulheres.
Apesar de vários avanços nos últimos anos, como a Lei Maria da Penha, ainda há desigualdades entre homens e mulheres, por exemplo, com relação à questão salarial. O salário mensal médio recebido pelas mulheres foi 20% menor que o dos homens ao longo de 2009. Enquanto os homens receberam R$ 1.682,07 (3,6 salários mínimos da época), as mulheres ganharam R$ 1.346,16 (2,9). São milhares de Marias que carregam com os seus filhos as cruzes da injustiça social, do consumismo exacerbado, do desemprego e da violência.
João Paulo II, em uma carta de preparação para a IV Conferência Mundial sobre a Mulher de 1995, afirmou que resta ainda muito a fazer para que o ser mulher e mãe não comporte discriminação. “Urge conseguir onde quer que seja a igualdade efectiva dos direitos da pessoa e, portanto, idêntica retribuição salarial por categoria de trabalho, tutela da mãe-trabalhadora, justa promoção na carreira, igualdade entre cônjuges no direito de família, o reconhecimento de tudo quanto está ligado aos direitos e aos deveres do cidadão num regime democrático".
Mulheres na Igreja
O Jovens Conectados conversou com algumas mulheres de destaque, em especial jovens, para ver como elas veem o papel atual da mulher na vivência da fé. Para a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoer, a mulher tem um papel importante na Igreja, pois ela que carrega quase todas as pastorais e movimentos, trabalhos “talvez, aos olhares do mundo, de segunda categoria”.
Nos trabalhos da Pastoral da Criança, 90% dos voluntários são mulheres. A pastoral foi uma das principais iniciativas para a redução da mortalidade infantil no Brasil e foi iniciada também por uma mulher, a pediatra e sanitarista Zilda Arns, morta no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. “Se os jovens, como a da Dra. Zilda, tiverem iniciativas em favor da humanidade, ou se envolverem em causa sociais que defendam a vida, estarão prestando um enorme serviço ao mundo, à sociedade e a própria Igreja”, disse irmã Vera Lúcia.
A ex-secretária nacional da Pastoral da Juventude de 2008 a 2010, Hildete Emanuelle de Souza, acredita que a participação da mulher tem crescido tanto na Igreja quanto na sociedade. “O espaço feminino na Igreja e também na sociedade sempre foi conquistado a partir de um processo de conquista e de luta, mesmo antes do tempo em que Jesus viveu entre nós”, disse.
Para a jovem Giselle Azevedo, consagrada da comunidade Shalom e voluntária na Jornada Mundial da Juventude de Madri, a mulher tem a missão de evangelizar, acolher, consolar, rezar, cuidar e embelezar com seus dons a Igreja e a sociedade. “Me sinto co-responsável por todas as ações da Igreja”, ressaltou a jovem, escolhida para fazer a saudação final dos voluntários ao papa.
Espaço
Na opinião da irmã Vera Lúcia, a mulher ainda está muito ausente das instâncias de decisão da Igreja. “Já tivemos muitas conquistas, mas tenho plena consciência, de que as mudanças vem a partir do momento em que houver mais conscientização e organização,  mais abertura e diálogo”, afirmou. Hildete Emanuelle acredita que ainda é necessário proporcionar caminhos que gerem a participação da mulher e, mais que isso, “autonomia, relações igualitárias e respeito à diversidade feminina”.
Segundo ela, ainda há muitos espaços para as mulheres conquistarem na coordenação e em espaços de poder na Igreja. “Não devemos e nem queremos ocupar o lugar dos homens, mas queremos contribuir e ajudar a fazermos propostas mais completas e mais articuladas e sabemos que é sublime a união e a colaboração entre homens e mulheres”, argumentou Hildete.
Perfil Mariano
Um reflexo dessa presença da mulher na Igreja são as novas realidades surgidas com o concílio Vaticano II. Uma delas, o movimento dos Focolare, tem em seus estatutos a previsão de que sempre uma mulher deve estar à frente da instituição. Segundo a fundadora dos Focolare, Chiara Lubich, o perfil mariano da Igreja é que deveria ser salientado dentro do movimento, por isso foi feita a escolha em sempre ter uma mulher na coordenação das atividades desse movimento.
O perfil mariano foi um termo criado pelo teólogo suíço Hans Urs von Balthasar para falar das características constitutivas da comunidade eclesial. Ele seria um perfil para fortalecer a unidade entre outros diferentes papeis da Igreja como o dos perfis petrino, mais ligado à hierarquia; e paulino, perfil missionário. “De uma coisa estou certa: o perfil mariano vai emergir cada vez melhor na Igreja”, afirmou Chiara, em uma entrevista em que explicou o porquê dessa peculiaridade nas normas dos Focolare.
Na opinião da consagrada Inês Aparecida Peretti, reponsável dos Focolares em São Paulo, a fundadora do movimento não quis garantir o papel da mulher à frente como uma “reivindicação”, mas como fruto da “maternidade espiritual que Maria doou a Chiara, fazendo, dessa forma, com que ela contribuísse a fazer emergir na Igreja o seu perfil Mariano.”

Seguem abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Liturgia
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) fazem novo apelo para que se inscrevam e participem do Seminário Nacional de Liturgia que será realizado em Itaici, interior de São Paulo, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. São particularmente convidados: os bispos, principalmente os referenciais de liturgia nos Regionais, os membros da Associação dos Liturgistas do Brasil, os coordenadores regionais da Pastoral Litúrgica, os professores de Liturgia e Teologia Sacramentária nos institutos e faculdades de teologia, e os coordenadores e professores das escolas de formação litúrgica no Brasil.
O Seminário pretende fazer uma releitura da Sacrosanctum Concilium, Constituição sobre a Sagrada Liturgia, no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos e tem como objetivo retomar as intuições e a Teologia Litúrgica na SC, nas demais constituições e decretos do Vaticano II e documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, em busca do rosto e do lugar da liturgia na vida e na missão da Igreja como serviço à vida plena em Cristo e ao acontecimento do Reino de Deus.
O principal conferencista do encontro será o professor Andrea Grillo. Formado em Direito em 1985 na Universidade de Gênova, defendeu tese sobre a teoria da lei de Direito e da hermenêutica. Para uma crítica do direito positivo como uma ciência. Completou seus estudos teológicos em Savona, depois em Pádua, na Abadia de St. Giustina, tendo feito o mestrado em Liturgia Pastoral em 1990, com uma tese sobre Ludwig Wittgenstein e a abertura para o horizonte mística da relação entre o imediatismo e a mediação: o silêncio, os jogos de linguagem no ritual. Uma hipótese de leitura em uma perspectiva litúrgica. Formou-se em filosofia em 1993 pela Universidade de Gênova, Filosofia Teórica com uma tese sobre "A Ética de W. Herrmann: entre filosofia e teologia”. Ele recebeu seu doutorado em Liturgia Pastoral em 1994 no ILP de Pádua, com tese sobre a teologia fundamental e a liturgia: A relação entre imediação e mediação na reflexão.
Faça sua inscrição diretamente no site da CNBB. Basta clicar aqui.

Pastoral Carcerária participa, em Brasília, de encontro para debater o Sistema Prisional Brasileiro
A Pastoral Carcerária foi convidada a participar hoje, 28, em Brasília (DF), do 17º Encontro Nacional de Procuradoras e Procuradores dos Direitos do Cidadão. O evento é promovido pela Procuradoria Geral da República, e tem como tema “Os desafios para efetivação dos direitos fundamentais. Graves violações dos Direitos Humanos”.
O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, fará uma apresentação e abordará quatro temas: O Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional; Ouvidorias internas do Sistema Prisional, Ministério Público e Judiciário; Resolução de Assistência Religiosa e Penitenciárias Federais.
O 17º Encontro acontece na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF) e vai até a próxima quarta-feira, 30.

Nota do Regional Leste 1 fala de royalties e impactos ambientais
O Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) emitiu uma nota, na última sexta-feira, 25, na qual fala da 10ª Assembleia das Dioceses do estado do Rio de Janeiro. A nota fala sobre os royalties provenientes da bacia de petróleo do pré-sal e os impactos ambientais provenientes da perfuração do solo.
“Somos favoráveis à luta do povo do estado do Rio de Janeiro, que reivindica o aproveitamento dos royalties para o melhoramento das suas condições de vida, isto é, trabalho, educação, saúde e atendimento aos mais marginalizados”, diz um trecho da nota.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Nota Pastoral da 10ª Assembleia do Regional Leste 1
Nós, participantes da 10ª Assembleia das Dioceses do estado do Rio de Janeiro, Bispos, Presbíteros, representantes das pastorais e do povo de Deus, diante do vazamento de petróleo na Bacia de Campos, no Poço do Frade, ficamos sensibilizados e apreensivos com os reflexos desse desastre ambiental sobre a vida do nosso povo. Ao mesmo tempo, queremos ajudar na formação do juízo critico na questão dos royalties. Somos favoráveis à luta do povo do estado do Rio de Janeiro, que reivindica o aproveitamento dos royalties para o melhoramento das suas condições de vida, isto é, trabalho, educação, saúde e atendimento aos mais marginalizados.
Diante do impacto ambiental ligado à exploração do petróleo, como o já ocorrido no Poço do Frade, o povo de nosso estado, e não de outros estados da União, é que será prejudicado. Por isso, defendemos o investimento desses royalties em medidas compensatórias para o melhoramento das condições de vida no estado do Rio de Janeiro. A verdadeira questão é: como serão utilizados os recursos provenientes dos royalties, que não podem ser aplicados em beneficio próprio dos políticos ou de grupos econômicos privilegiados.
Interessa-nos também, como Igreja, o desenvolvimento integral, solidário e sustentável dos recursos naturais para o bem comum de nossa região. Esperamos que os royalties não sejam utilizados para aumentar o clientelismo e para fins eleitoreiros, em vista das próximas eleições. Desejamos ver bem resolvida esta causa que toca todo o nosso estado, e confiamos aos nossos governantes, legisladores e a todo o nosso povo a responsabilidade de uma solução justa e digna, criando-se talvez um conselho para administração dos royalties com a participação da sociedade civil.
Rumo à preparação da Conferência Rio+20, que acontecerá em 2012, confiamos na proteção do Senhor e da sua mãe Aparecida para o crescimento integral de nosso povo, sustentado por uma esperança firme.
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2011.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.Presidente
Dom Luciano BergaminVice-Presidente
Dom José Francisco Rezende DiasSecretário

Diocese de Ipameri se prepara para a sua 9ª Assembleia
A diocese de Ipameri (GO) realizou, de 26 a 27 de novembro, a Mini Assembleia Anual, no Centro de Pastoral, em Ipameri.  Estiveram presentes 130 pessoas, entre padres, religiosos, religiosas, leigos e o bispo diocesano, dom Guilherme Werlang. A Mini Assembleia iniciou com a chegada e apresentação dos participantes, a oração e em seguida a parte formativa.
Dom Guilherme Werlang ressaltou que todos foram convocados para estarem presentes no encontro e disse que a Mini Assembleia é um dos caminhos para o sucesso da 9ª Assembleia, que acontecerá em 2012.
A Mini Assembleia teve vários momentos de trabalhos em grupos e por paróquias. Ainda no dia 26, houve uma missa pelos 50 anos de sacerdócio do padre Lino Dalla Pozza, missionário italiano que trabalha a muitos anos no Brasil.
Já no dia 27, os participantes apresentaram propostas para o novo Plano Operacional da Diocese. Além disso, foram comunicados os passos da Jornada Mundial da Juventude de 2013, com suas datas da passagem dos Símbolos pela diocese e apresentado o Regimento da Catequese que vem sendo aprovado. Também houve a posse da nova Coordenação da Catequese Diocesana.

Arquidiocese de Teresina discute Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora em Assembleia
A arquidiocese de Teresina (PI) promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, a 12ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Com o tema “Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil”, o encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI e teve como assessor o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch.
O objetivo da assembleia foi fazer um estudo aprofundando das Diretrizes Gerais para os próximos quatro anos (2011-2015). Estas Diretrizes foram definidas durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, em maio deste ano, e indicam as linhas por onde o trabalho evangelizador da Igreja deverá ser orientado e expressam a vontade comum e a responsabilidade compartilhada dos bispos pelos rumos da Igreja no Brasil.
De acordo com o padre Francisco, as Diretrizes indicam as direções para que a Igreja seja testemunha da caridade e da esperança e, a exemplo de Jesus, se coloque a serviço da vida plena para todos. “Volto para Brasília mais contente do que vim de lá, pois os leigos, os agentes de pastorais e párocos participaram de uma forma muito envolvente, com alegria e a arquidiocese de Teresina é uma Igreja vibrante que têm sonhos, desejos e que está sempre entusiasmada para falar da palavra de Deus evangelizando”.
Para Sara Pereira, da Paróquia de São Raimundo Nonato, a Assembleia foi um momento de compartilhar os conceitos, os caminhos da evangelização. “Nós levaremos todo o apanhado que aprendemos aqui na Assembleia disseminando o objetivo da DGAE para diversos grupos da Igreja”, disse.
A Assembleia reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença do administrador diocesano, padre Tony Batista; do arcebispo emérito de Teresina, dom Celso José Pinto; do padre Deodato Felipe; seminaristas, representantes das paróquias, de pastorais, de movimentos e organismos eclesiais da arquidiocese de Teresina.

Fórum das Pastorais Sociais prepara V Semana Social Brasileira no Piauí
A Coordenação do Fórum das Pastorais já começa a caminhada rumo a 5ª Semana Social Brasileira no Piauí. Com o tema “Participação da sociedade no processo de democratização do Estado” e lema “Estado para que e para quem”.
A Abertura da 5ª Semana no Piauí acontecerá no dia 12 de dezembro Auditório Paulo VI, no Centro Pastoral Paulo VI, a partir das 08h30. Os assessores do debate serão: padre Ari Antônio dos Reis (Pastorais Sociais CNBB Nacional), Lucineide Barros ( UESPI) e Fonseca Neto ( UFPI).
A Semana Social brasileira tem o objetivo de mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e a participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção do país justo, democrático, solidário e sustentável.
O desafio da Semana Social é potencializar o protagonismo dos diferentes autores sociais com especial atenção aos novos sujeitos que estão emergindo na sociedade como atesta o documento de Aparecida.
Desta forma, a Coordenação do fórum de Pastorais está articulando uma Mesa redonda para discutir o tema: “Estado Democrático” e a partir desse debate serão enviados encaminhamentos para a realização da Semana Social nas dioceses, comunidades e grupos diversos.

Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano promove o 1º Encontro de Comunicação
A diocese de Itabira - Coronel Fabriciano realizou nesse fim de semana, 26 e 27, em João Monlevade (MG), o 1º Encontro Diocesano de Comunicação (EDICOM).
O Encontro teve como objetivo a articulação da Pastoral da Comunicação (Pascom) nas 48 paróquias que compõem a área geográfica da diocese. O encontro foi assessorado pelo padre Geraldo Martins, assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Padre Geraldo falou sobre a comunicação e dos meios de comunicação, explicou a importância da Pascom em cada paróquia e atentou para os caminhos de formá-la, articulá-la e implantá-la. O assessor político também ressaltou o planejamento e o plano de ação para a criação de um plano de comunicação.
Valquiria Machado, assessora de imprensa da diocese, apresentou em gráficos, o marco da realidade e o que anda acontecendo na diocese de Itabira - Coronel Fabriciano. Já o padre Ricardo Caricati apresentou o Manual de Comunicação.
Participaram cerca de 60 pessoas. Os agentes participaram de palestras sobre os métodos de trabalho e objetivos da Pascom para o ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário