quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Crise afeta demanda por chocolate e reduz preço do cacau

O ESTADO DE S. PAULO ( SAFRAS) - Preocupações com a queda da demanda por chocolate num contexto de economia em crise derrubaram os preços do cacau ontem na Bolsa de Nova York. A avaliação é de que uma eventual recessão nas economias da Europa e dos Estados Unidos aumentará o desemprego e, como o chocolate não é um produto de primeira necessidade, tende a ser um dos primeiros cortados pelos consumidores.
Os contratos da amêndoa para entrega em dezembro fecharam em baixa de 1,81%, cotados a US$2.444 por tonelada.Durante a sessão, os preços atingiram o menor nível desde 26 de fevereiro de 2009, a US$ 2.405/t. Além da expectativa de queda na demanda, o aumento da oferta também pressionou as cotações do cacau. A safra do oeste africano, principal região produtora da commodity, está no ápice e espera-se uma elevação no volume colhido neste ano.
Isso ocorre depois da produção recorde do ano anterior e observadores do mercado prevêem excesso de oferta.Os preços do cacaujá recuaram 35% desde que registraram máximas em 32 anos, em março, quando mais de 400 mil toneladas de cacau estavam presas na Costa do Marfim por conta de uma grave crise política. Assim como o cacau, a maioria das commodities registrou perdas ontem.
No caso do café, também negociado em Nova York, a expectativa de forte safra no Brasil e no Vietnã fez os preços caírem 1,28%. Entre os GRÃOS da Bolsa de Chicago, apenas a soja subiu, com certo otimismo sobre a demanda da China, maior importador mundial da oleaginosa. Mas a alta foi modesta, de 0,23%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário