quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Contec foi o ponto alto da Infoilhéus 2011

Um dos eventos mais movimentados na sexta edição da Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (InfoIlhéus), foi o 4º Congresso de Tecnologia e Informática (Contec), que, pelo resultado, deve ganhar mais destaque nas próximas edições do evento. Foi sucesso de público e crítica ao abordar temas inovadores, palestras científicas, apresentar de novidades tecnológicas, discutir sobre leis de incentivo e legislação, oportunidades de investimentos e casos de sucesso. A agenda do Contec – que aconteceu simultaneamente à Feira de Informática - apresentou-se sempre muito concorrida e, além do alto nível dos debates, a marca deste evento foi o interesse dos profissionais e a qualidade técnica dos palestrantes.

Nomes expressivos da tecnologia mundial participaram dos painéis, a exemplo do especialista em segurança da informação Matteo Nava; do presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica Nilton Morimoto; do especialista em segurança e pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, Volnys Borges Bernal; do Gerente de Pós-Graduação da UESC, Paulo Eduardo Ambrósio; os MVP´s¹ Microsoft, o engenheiro Alex Kondera e o diretor executivo na 2PC Brasil, especialista em desenvolvimento de software, Ramon Durães; do CEO da IBTelecom André Costa; do Superintendente de Comercio e Serviços da Secretaria da Indústria Comercio e Mineração, Adhvan Furtado e Henrique de Oliveira Miguel, coordenador geral de Microeletrônica do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O objetivo do congresso foi justamente incentivar a geração de conhecimento, além de aproximar a sociedade de uma realidade tecnológica cada vez mais presente na vida das pessoas. “E isso nós conseguimos”, comemora o presidente do Sindicato das Indústrias de Eletro-Eletrônicos de Ilhéus (Sinec), Gentil Pires. Idealizados pelo Sindicato das Indústrias de Eletro Eletrônicos de Ilhéus e realizados pela MVU/M21, os dois eventos - a Feira de Informática e o Contec - contaram com o patrocínio da Federação das Indústrias do estado da Bahia FIEB, Secretarias estaduais da Industria Comercio e Mineração, e de Ciência, Tecnologia e Informação, Desenbahia, Sebrae, BNB e Positivo. As fotos do evento podem ser encontradas no face facebook.com/infoilheus. Lá você também pode publicar fotos no mural da fanpage.
Lápis na mão – O SINEC apoiou uma iniciativa de promoção à inclusão digital. Durante a premiação do Projeto “Lápis na mão”, equipamentos, a exemplo de Netbooks e computadores, foram doados pelas empresas Positivo Informática e Daten, instaladas no Pólo de Informática de Ilhéus. A 2ª edição do Concurso promovido pela TV Santa Cruz, com o apoio do Proler e da Uesc envolveu alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do sul e extremo sulbaiano.
Ilhéus, no sul da Bahia, é considerado um dos grandes centros de produção de tecnologia do país, e o Pólo de Informática local abriga cerca de 60 empresas em funcionamento, atuantes nos segmentos de informática, eletro eletrônico e telecomunicações, direcionadas para a produção, montagem e distribuição de equipamentos para todo Brasil. A sua participação no mercado nacional de computadores está próxima de 20%, com grandes perspectivas de crescimento. A região oferece ainda centros de pesquisa, cursos técnicos e graduações na área de tecnologia e informática, o que contribui para a formação de profissionais qualificados, aptos para atuar no desenvolvimento científico e tecnológico, propiciando a realização de projetos para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário